A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O homem e a cultura - Leontiev

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O homem e a cultura - Leontiev"— Transcrição da apresentação:

1 O homem e a cultura - Leontiev
O homem é um ser qualitativamente diferente dos animais. O homem (homo sapiens) possui todas as propriedades necessárias ao seu desenvolvimento sócio-histórico ilimitado. A passagem do homem a uma vida em que sua cultura é cada vez mais elevada não exige mudanças biológicas hereditárias.

2 O processo de hominização, enquanto mudanças essenciais na organização física do homem, termina com o surgimento da história social da humanidade. A teoria da luta pela existência detêm-se no limiar da história cultural. Toda atividade racional do homem não é senão uma luta contra a luta pela existência. É um combate para que todas as pessoas na Terra possam satisfazer as suas necessidades, para que não haja fome; para que todos possam desenvolver-se plenamente e superar a luta cotidiana pela existência.

3 A experiência sócio-histórica da humanidade se acumula sob a forma de fenômeno do mundo exterior objetivo. O mundo da tecnologia, das ciências e das artes é a expressão e resultado da transformação histórica do homem.

4 O processo de apropriação deste mundo cultural é ao mesmo tempo o processo de formação das faculdades específicas do homem. Para tal apropriação, um processo ativo, é necessário se desenvolver em relação aos produtos do desenvolvimento histórico, uma atividade que reproduza, pela sua forma, os traços essenciais da atividade encarnada, acumulada no objeto.

5 A apropriação dos instrumentos implica uma reorganização dos movimentos naturais instintivos do homem e a formação das faculdades motoras superiores: um processo de formação ativa de “aptidões” novas, funções psíquicas novas. Tal processo também aplica-se aos fenômenos da cultura intelectual. A aquisição da linguagem é o processo de apropriação das operações com palavras fixadas historicamente nas suas significações.

6 Formar no homem novas características psicofisiológicas, novas funções psíquicas, por meio do processo de apropriação dos fenômenos externos da cultura material e intelectual, constitui o processo de humanização do homem. E é nisto que se diferencia a aprendizagem humana da aprendizagem dos animais. Enquanto nos animais é uma adaptação individual às condições de existência, no homem é um processo de reprodução, nas propriedades do indivíduo, das propriedades e aptidões historicamente formadas na espécie humana. O animal “se contenta” com o desenvolvimento da natureza, o homem constrói sua “natureza”.

7 As aptidões e funções que se desenvolvem no decurso da história social da humanidade não se fixam no cérebro do homem e não se transmitem conforme as leis da hereditariedade. No decurso do desenvolvimento individual (ontogênico) surgem neoformações cerebrais, que constituem o substrato das aptidões e funções específicas que se formam no decurso da apropriação pelo homem do mundo dos objetos e fenômenos criados pela humanidade – a cultura. O córtex do cérebro humano é um órgão capaz de formar órgãos funcionais.

8 Para formar em si os órgãos de sua individualidade a criança humana deve entrar em relação com a cultura – instrumentos, conceitos, signos, valores, etc. – por meio de outros homens em comunicação com eles (adultos/professor ou outras crianças que já aprenderam determinada atividade), assim a criança aprende a atividade adequada. Tal processo é um processo de educação.

9 A educação tem formas diversas: nas primeiras etapas do desenvolvimento da sociedade humana, como nas crianças pequenas, é uma simples imitação dos atos do meio, que se opera sob o seu controle e com sua intervenção; depois complica-se e especializa-se, tomando formas tais como o ensino e a educação escolar, diferentes formas de educação superior e até formação autodidata.

10 O movimento da história só é possível com a transmissão às novas gerações das aquisições históricas da cultura humana, com educação. O homem individual possui ao nascer uma única aptidão que o distingue de seus antepassados animais: a aptidão para formar aptidões humanas. Mas todos têm acesso aos bens culturais historicamente acumulados pela humanidade? (escola)

11 A unidade da espécie humana parece ser praticamente inexistente, não em virtude das diferenças de cor da pele ... ou quaisquer outros traços exteriores, mas sim das enormes diferenças e condições no modo de vida, da riqueza da atividade material e intelectual, do nível de desenvolvimento das formas e aptidões intelectuais.

12 Mas esta desigualdade entre os homens não provém das duas diferenças biológicas naturais. Ela é produto da desigualdade econômica, da desigualdade de classes e da diversidade consecutiva das suas relações com as aquisições que encarnam todas as aptidões e faculdades humanas, formadas no decurso de um processo sócio-histórico.

13 A divisão social do trabalho (no capitalismo) tem como conseqüência que a atividade material (trabalho braçal) e intelectual (trabalho intelectual), o prazer e o trabalho, a produção e o consumo se separem e pertençam a homens diferentes. Assim enquanto globalmente a atividade do homem (gênero humano) se enriquece e se diversifica, a de cada indivíduo tomado à parte estreita-se e empobrece.

14 Se bem que as criações humanas pareçam existir pata todos, só uma minoria tem o vagar e as possibilidades materiais de receber a formação requerida, de encarnar em si o que há de verdadeiramente humano no homem (riquezas intelectuais, ideais morais, éticos e estéticos). Para a grande maioria das pessoas, nas sociedades de classes, a apropriação dessas aquisições só é possível dentro de limites miseráveis.

15 [...] que cada homem, cada povo, tenha a possibilidade prática de tomar o caminho de um desenvolvimento omnilateral e ilimitado. Para tanto é necessário libertar o homem do fardo da necessidade material, de suprimir a divisão mutiladora entre trabalho intelectual e trabalho físico, criar um sistema de educação que assegure tal desenvolvimento a cada novo representante da espécie, que possibilite a cada um a possibilidade de participar enquanto criador de todas as manifestações da vida humana.


Carregar ppt "O homem e a cultura - Leontiev"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google