Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Revisão aulas anteriores
Neoclassicismo Romantismo Realismo
3
IMPRESSIONISMO FORMOU-SE EM PARIS
4
A Realidade e a consciência
Primeira exposição 1874 – artistas independentes -no estúdio do fotógrafo Nadar, causou protestos entre a crítica, Admiração mútua entre o fotografo e os pintores, Necessidade de redefinir a função da arte, Outras exposições do grupo: 1877,1878, 1880, s1882, 1886 Todas provocando reações escandalizadas entre a crítica oficial e o público,
5
Pontos em comum A versão a arte acadêmica dos salões oficiais,
Orientação realista, Total desinteresse pelo objeto, preferência pela paisagem e a natureza morta, Recusa dos hábitos de ateliê de dispor e iluminar os modelos, de começar desenhando os contornos para depois passar ao chiaroescuro e a cor,
6
Trabalho em plein-ar, o estudo das sombras coloridas e das relações entre cores complementares.
7
Manet – um precursor Éduard Manet, contemporâneo dos realistas, no entanto, não tinha afinidade revolucinária nem política, Filho de uma família burguesa, frequentava a alta sociedade, Como pintor se formou no estúdio de um acadêmico, e pesquisou no Louvre as obras de grandes mestres,
8
Seu propósito é ser do seu próprio tempo: “pintar o que vê”,
Nào se preocupa apenas com o objeto enquanto ação, mas elabora uma composição temática que pertence a sua época, Recompõe uma imagem histórica segundo os valores modernos,
9
Observemos a imagem a seguir
Le dèjeuner sur l`herbe – 1863 ( Almoço na relva)
10
Pesquisa de Manet para realizar a obra Almoço na relva (1863)
O julgamento de Páris – Marcantonio Raimondi (1520) O concerto Campestre de Giorgione e Ticiano o Jovem (1510)
11
Olympia
12
Um bar na Foli-Bergere Barco
13
Grande Canal A casa do pai Lathuille
14
Principais Representantes
Monet Renoir Degas Cézanne Pissarro Sisley Bazille
15
Apesar dos artistas pertencerem a um mesmo ao mesmo grupo os interesses e as motivações são diferentes, Monet, Renoir, Sisley e Pissarro: realizam estudo direto ao ar livre, principalmente as margens do Rio Sena, com técnica rápida e sem retoques Representam a luminosidade e transparência da atmosfera e d água com notas cromáticas puras, sem graduação de claro-escuro, Não utilizam preto para as sombras, Ocupam-se exclusivamente da sensação visual.
16
Já Cézanne e Degas, valorizam a pesquisa histórica,
Cézanne se dedica a estudar obras dos grandes mestres, porém investiga as possibilidades das técnicas atuais.
17
Claude Monet Paris Considerado um dos mais importantes pintores da escola impressionista. A exposição realizada em 1874 no estúdio parisiense do fotógrafo Nadar foi pejorativamente qualificada pela crítica como "impressionista" devido ao quadro de Monet ali exposto, "Impressão: o sol nascente". O nome impressionismo tornou-se corrente e Monet passou a ser considerado o chefe dessa escola, uma das mais importantes da história da pintura.
18
Impressão, nascer do sol (1872)
19
Monet, pintando em seu jardim
Terraço em Sainte
20
Mulheres no Jardim
21
Mulher com guarda-sol Mulher com um guarda-sol virada para a esquerda-1886
22
Catedral de Rouen
23
Os últimos dez anos de sua vida, com grave disturbio de visão, se dedica a pintar os jardins
Construídos por ele. Ponte Japonesa de pedestres Ninféias
24
Pierre-Auguste Renoir 1841-1919 - Limonges
As pinturas de Renoir são notáveis por sua luz vibrante e cor saturada, o que muitas vezes se concentrar em pessoas atirando situações insinuando. O nu feminino é um dos temas principais. Renoir sugeriu os detalhes de uma cena com toques livres e rápido de cor, de modo que seus números são baseados em tom baixao entre si e com o fundo.
25
Rosa e Azul- 1881 Foi uma encomenda do pai das meninas, Porém o mesmo não gostou e o quadro Ficou por muito tempo num lugar escu- Ro da casa.
26
O almoço da partido do barco
27
Meninas no piano Mulher com sombrinha
28
O balanço
29
Edgar Degas Paris- 1834-1917 Características de sua obra:
- suavidade. - Uso de cores em tom pastel e suaves na primeira fase de sua vida artística. Na década de 1860, passou a utilizar tons mais vibrantes. - Abordagem de cenas do cotidiano, paisagens e retratos individuais. - Pintura de bailarinas, mulheres, concertos e óperas. - Pintura histórica, sobretudo a partir da década de 1860.
30
Para além de atraído pelo corpo feminino, Degas trabalhava muito o quotidiano, sendo este trabalho um exemplo do seu gosto pelo quotidiano mais "doméstico", digamos assim. É necessário afirmar que este trabalho é o melhor de toda a célebre série Mulheres no seu toillete. A banheira
31
A Primeira Bailarina, cerca de 1878, Museu de Orsay
Dançarina
32
Série Bailarinas
33
As passadeiras
34
Jacob Abraham Camille Pissarro 1830-1903
Aldeia perto de Pontoise Paisagem de Pontoise
35
O boulevard des Italiens, manhã de sol” (1897
36
Video sobre Monet
37
Referências ARGAN, Giulio Carlo, Arte Moderna, São Paulo: companhia das letras, 1992.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.