A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESENHA CRÍTICA Profª Anny Barros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESENHA CRÍTICA Profª Anny Barros."— Transcrição da apresentação:

1 RESENHA CRÍTICA Profª Anny Barros

2 Resenha Conceito Tipos de Resenha Importância Elaboração
Movimentos Retóricos Conclusão Bibliografia Recomendada Bibliografia

3 Conceitos É uma síntese descritiva e crítica do conteúdo de uma obra.
Parece-se ao resumo crítico, contudo, é mais abrangente: permite comentários e opiniões, inclui julgamento de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra com relação às outras do mesmo gênero.

4 Tipos de Resenha Uma resenha pode ser puramente informativa, limitando-se a expor o conteúdo do texto resenhado com a maior objetividade possível. Nesse caso, confunde-se com o resumo. A resenha crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra (resumo), acompanhada de uma avaliação crítica.

5 Importância da Resenha
Na ótica da circulação dos textos, é uma forma de apresentar à sociedade uma nova produção acadêmica; Na perspectiva do receptor, representa aos pesquisadores e leitores em geral uma economia de tempo e dinheiro em possíveis leituras desnecessárias;

6 Importância da Resenha
Na ótica do produtor experiente, mostra o domínio que ele tem do conteúdo (autoridade do saber). Na perpesctiva do resenhista novato, é uma forma de apresentar-se como participante do debate acadêmico. Imprescindível para desenvolver a mentalidade científica, constituindo-se no primeiro passo para introduzir o iniciante na pesquisa e na elaboração de trabalhos monográficos.

7 Elaboração de Resenha A resenha requer de quem a elabora, exigências tais como: Competência de leitura; Capacidade de juízo crítico para distinguir claramente o essencial do supérfluo. Conhecimento completo da obra;

8 Elaboração da Resenha Independência de juízo para ler, expor e julgar com isenção de preconceitos, simpatias, ou antipatias (imparcialidade≠ objetiviade); Correção e urbanidade, respeitando sempre a pessoa do autor e suas intenções ( a crítica é ao conteúdo do texto); Fidelidade ao pensamento do autor.

9 Elaboração da Resenha Deve apresentar:
a referência completa do livro resenhado, sempre precedendo o texto em si; nome completo do resenhista, sua filiação institucional, complementada ou não por um minicurrículo; Os títulos são opcionais;

10 Elaboração da Resenha Deve apresentar:
a avaliação emitida procura contrabalancear aspectos positivos e negativos da publicação; o livro objeto da resenha acadêmica tende a ser de natureza não-ficcional parte do texto da resenha é composto por uma síntese descritiva da organização do livro ou do tema nele desenvolvido.

11 Movimentos Retóricos da Resenha Crítica
Movimento retórico 1: apresentação e avaliação inicial do livro. Movimento retórico 2: descrição e avaliação do livro (comparação com outras obras do autor ou de outros especialistas) Movimento retórico 3: recomendação final sobre o livro.

12 Movimentos Retóricos da Resenha Crítica
MR1: apresentação e avaliação inicial do livro. Define-se o assunto ou tema do livro e/ou Explicita-se a abordagem utilizada e/ou Registram-se seus objetivos e/ou Delimitando leitores potenciais da publicação e/ou Fornecem-se informações sobre o autor e/ou Apresenta-se uma avaliação inicial.

13 Movimentos Retóricos da Resenha Crítica
MR2: Descrição e avaliação de partes do livro. Descreve-se a organização geral do livro e/ou Especifica-se o assunto de cada parte e/ou Avaliam-se partes específicas do livro

14 Movimentos Retóricos da Resenha Crítica
MR3: recomendação final sobre o livro Recomenda-se o livro ou Recomenda-se o livro com restrições ou Desaconselha-se o livro

15 Elaboração da Resenha De que trata o livro?
De que modo o assunto é abordado? E com que objetivos? A quem se dirige? O leitor irá achá-lo útil? Quem o escreveu? Tem o livro alguma característica especial? Que conhecimentos prévios são exigidos para entendê-lo?

16 Elaboração da Resenha O tratamento dado ao tema é compreensivo?
O livro foi escrito de modo interessante e agradável? As ilustrações foram bem escolhidas? O livro foi bem organizado? Que resulta da comparação dessa obra com outras similares (caso existam) e com outros trabalhos do mesmo autor?

17 Conclusão A Resenha possui grande importância no meio científico, como contribuinte no desenvolvimento do conhecimento. Uma vez que compila informações sobre bibliografias publicadas emitindo um juízo de valor. O que vem a auxiliar na escolha da leitura. Um dos fatores mais importantes e indispensáveis na elaboração de uma resenha vem a ser a ética profissional do resenhista.

18 Bibliografia Recomendada
ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 3.ed. São Paulo: Atlas, p. JOHANN, Jorge Renato (coord.). Introdução ao método científico: conteúdo e forma do conhecimento. 2.ed. Canoas: Ed. ULBRA, p. REY, Luís. Como redigir trabalhos científicos. São Paulo, Edgard Blücher, Ed.da USP, 1972. SÁ, Elisabeth Schneider de (Coord.)...[et.al.]. Manual de normalização de trabalhos técnicos científicos e culturais. Petrópolis: Vozes, p. SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. 3 ed. Porto Alegre: Sulinas, 1973.

19 Bibliografia CARVALHO, Gisele de. Resenhas acadêmicas: um guia rápido para escritores de primeira viagem. Disponível em : dubitoergosum/arquivo65.htm . Acesso em: 07 nov LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985. LAMEIRA, Leocadio J. Resenha. Disponível em: < ~edklug/metodologiacientifica/art-ens-res.doc. Acesso em: 24 ago

20 A crítica recensória [resenha crítica], por sua função de recomendação, não pode eximir-se, senão em casos de excepcional vilania, de pronunciar um juízo sobre aquilo que o texto diz. Umberto Eco


Carregar ppt "RESENHA CRÍTICA Profª Anny Barros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google