A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INOVAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SAÚDE PARA INSCRIÇÃO DE PACIENTE EM LISTA DE RECEPTORES DE RIM DE DOADOR FALECIDO PROJETO GIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INOVAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SAÚDE PARA INSCRIÇÃO DE PACIENTE EM LISTA DE RECEPTORES DE RIM DE DOADOR FALECIDO PROJETO GIOS."— Transcrição da apresentação:

1 INOVAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SAÚDE PARA INSCRIÇÃO DE PACIENTE EM LISTA DE RECEPTORES DE RIM DE DOADOR FALECIDO PROJETO GIOS

2 Introdução O transplante renal é um dos tratamentos oferecidos a pessoas com doenças renais severas. Para que uma pessoa possa receber o rim de um doador falecido ela deve estar inscrita na lista única nacional, conforme legislação específica. Antes da inscrição o paciente deve passar por uma avaliação minuciosa de saúde.

3 Objetivos Otimizar esse processo é um dos maiores desafios para que o paciente possa receber o transplante no menor tempo possível. Por isso, será realizado o mapeamento dos processos envolvidos na avaliação de um paciente que pretenda realizar um transplante renal.

4 Metodologia O plano de ação do projeto baseia-se na estimativa de otimização do tempo percorrido pelo paciente desde a chegada ao Hospital Universitário de Brasília (HUB) até a inserção do nome na lista de pacientes receptores de rim de doadores falecidos. O pequeno estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, pois têm um caráter subjetivo na investigação, além de ser uma abordagem indutiva partindo das contingências locais e contexto social com suas especificidades.

5 As Is Em Brasília, os transplantes renais são realizados em três hospitais, Hospital de Base, Hospital Universitário de Brasília (HUB) e Instituto de Cardiologia do DF. O presente trabalho observou o funcionamento do Centro de Transplantes do HUB. Para dar início a um transplante renal é fundamental que a pessoa que irá receber o novo órgão (o receptor) tenha paciência na espera do processo de transplante, pois o tempo médio de espera para realizar o transplante é primordial, afinal de contas o transplante é um tratamento que pode prolongar a vida do paciente que está necessitando.

6 As Is O paciente que precisa fazer o transplante de rins passa primeiramente por uma avaliação médica onde o médico irá conversar com ele e solicitar diversos exames durante o pré- transplante. Em seguida, o paciente precisa realizar todos os exames solicitados pelo médico. Os resultados de alguns desses exames podem ser rápidos, porém existem aqueles que demoram a serem marcados, muitas vezes por falta de vagas disponíveis ou até mesmo por não serem realizados em determinado local.

7 As Is Essa etapa dos exames é um fator essencial para o evento final, que é o momento em que o paciente é inserido na lista nacional de pessoas que podem receber o rim de doador falecido. Após os exames realizados, o paciente que vai receber os rins é inscrito em uma lista de espera única nacional. Essa lista não é uma fila, aonde quem chega primeiro tem preferência. Pelo contrário, nela o que determina a preferência é a compatibilidade entre o doador e o receptor.

8 As Is Caso o rim do doador falecido seja compatível com o do paciente que necessita do transplante existe outro fator determinante para a escolha do receptor, que é a urgência do transplante. No transplante renal a situação de urgência é a impossibilidade total de acesso para realizar a diálise. Se acontecer empate na lista de espera, ou seja, caso tenha dois pacientes com a mesma compatibilidade, o tempo de espera e outras características são critérios de desempate.

9 To Be Primeiramente a criação de um banco de dados com informações por escrito ou virtual para que o paciente ou a família do receptor tenha acesso às informações essenciais para a realização do transplante. Outra inovação seria uma lista com todos os exames necessários que o paciente precisará realizar e os valores médios de cada um. Além disso, pode ter também sugestões de lugares onde os exames podem ser realizados (Hospital Público ou Privado).

10 To Be A presença de um coordenador de transplantes pode ser fundamental nesse momento, pois ele pode informar aos pacientes que irão realizar o transplante quais são os exames a serem marcados e o melhor local para realizá-los.

11 To Be Por fim, o HUB poderia implantar uma inovação que facilitaria bastante a situação do receptor do transplante. Esta inovação seria a de realizar todos os exames necessários em um dia. Ou seja, após o recebimento da lista de exames a serem realizados o paciente poderia fazer todos os seus exames em um local. Assim, o paciente não perderia seu tempo indo atrás de marcação de consultas em diversos lugares e ele já sairia do hospital com todos os exames já feitos.

12 Processo no Bizagi

13 Conclusão Inovar num processo que já está presente há muito tempo num órgão público, como é o caso do processo de avaliação de saúde para inscrição de paciente e lista de receptores de rim de doador falecido no HUB é certamente um passo necessário, porém desafiador.

14 Conclusão As barreiras que se deparam os pacientes, muitas vezes exemplificadas por marasmo administrativo e falta de organização no sistema de atendimento contribuem de forma significativa para o atraso e perda de qualidade de vida do consumidor do serviço, que no caso é o paciente. Uma oferta mais rápida, indicada pela mudança na forma como se dá a bateria de exames, à medida que estes seriam realizados em um único dia, garante maior efetividade no resultado final que se constitui pela inscrição em lista.

15 Obrigado!


Carregar ppt "INOVAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SAÚDE PARA INSCRIÇÃO DE PACIENTE EM LISTA DE RECEPTORES DE RIM DE DOADOR FALECIDO PROJETO GIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google