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SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO

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Apresentação em tema: "SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO"— Transcrição da apresentação:

1 SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
CAPÍTULO 14 SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO

2 O IMPRESSIONISMO FOI UM MOVIMENTO QUE REVOLUCIONOU A PINTURA E DEU INÍCIO ÀS GRANDES TENDÊNCIAS DA ARTE DO SÉCULO XX.

3 Daguerreótipo

4 PRIMEIRA FOTOGRAFIA 1826 NIEPCE

5 OS IMPRESSIONISTAS BUSCAVAM OBSERVAR OS DIVERSOS EFEITOS DA LUZ SOLAR SOBRE OS OBJETOS AO LONGO DO DIA PARA REGISTRAR NA TELA AS VARIAÇÕES PROVOCADAS NAS CORES DA NATUREZA.

6 ELES NÃO CHEGARAM A FORMAR UMA ESCOLA OU SISTEMA; APENAS COMPARTILHARAM ALGUMAS TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS GERAIS.

7 ? OS GRANDES PINTORES IMPRESSIONISTAS
O PRIMEIRO CONTATO DO PÚBLICO COM OS IMPRESSIONISTAS FOI EM UMA EXPOSIÇÃO COLETIVA REALIZADA EM PARIS EM O PÚBLICO E OS CRÍTICOS, PORÉM, REAGIRAM MAL AO MOVIMENTO, POIS AINDA SE MANTINHAM FIÉIS À PINTURA TRADICIONAL.

8 SÓ NA DÉCADA SEGUINTE OS IMPRESSIONISTAS COMEÇARAM A SER COMPREENDIDOS.

9 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

10 A PINTURA DEVE REGISTRAR AS TONALIDADES QUE OS OBJETOS ADQUIREM AO REFLETIR A LUZ SOLAR NUM DETERMINADO MOMENTO, POIS AS CORES DA NATUREZA SE MODIFICAM CONSTANTEMENTE, DEPENDENDO DA INCIDÊNCIA DA LUZ DO SOL,

11 AS FIGURAS NÃO DEVEM TER CONTORNOS NÍTIDOS, POIS A LINHA E UMA ABSTRAÇÃO DO SER HUMANO PARA REPRESENTAR IMAGENS.

12 AS SOMBRAS DEVEM SER LUMINOSAS E COLORIDAS TAL COMO É A IMPRESSÃO VISUAL QUE NOS CAUSAM E NÃO ESCURAS OU PRETAS COMO OS PINTORES COSTUMAVAM REPRESENTÁ-LAS NO PASSADO.

13   OS CONTRASTES DE LUZ E SOMBRA DEVEM SER OBTIDOS DE ACORDO COM A LEI DAS CORES COMPLEMENTARES. ASSIM, UM AMARELO PRÓXIMO A UM VIOLETA PRODUZ UMA IMPRESSÃO DE LUZ E DE SOMBRA MUITO MAIS REAL DO QUE O CLARO-ESCURO TÃO VALORIZADO PELOS PINTORES BARROCOS.

14 AS CORES E TONALIDADES NÃO DEVEM SER OBTIDAS PELA MISTURA DAS TINTAS NA PALETA DO PINTOR. PELO CONTRARIO, DEVEM SER PURAS E DISSOCIADAS NOS QUADROS, EM PEQUENAS PINCELADAS. É O OBSERVADOR QUE, AO ADMIRAR A PINTURA, COMBINA AS VÁRIAS CORES, OBTENDO O RESULTADO FINAL. “A MISTURA DEIXA, PORTANDO, DE SER TÉCNICA PARA SER ÓPTICA.” 

15 UTILIZAÇÃO DE TINTA A ÓLEO EM BISNAGA

16 MONET: AS CORES MUTÁVEIS DA NATUREZA
O FRANCÊS CLAUDE MONET ( ) APRECIAVA A PINTURA AO AR LIVRE, QUE LHE PERMITIA REPRODUZIR OS EFEITOS DA LUZ SOLAR DIRETAMENTE DA NATUREZA.

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23 O MAIOR EXEMPLO DESSE INTERESSE ESTÁ NA SÉRIE QUE TEVE COMO TEMA A FACHADA DA CATEDRAL DE ROUEN.

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27 ELE A PINTOU EM VÁRIOS MOMENTOS DO DIA, REGISTRANDO AS DIFERENTES IMPRESSÕES QUE ELA LHE CAUSAVA.

28 Claude Monet perto do lago de ninféias, fotografado por Jacques Émile Bulloz no verão de 1905.

29 Ele escolheu morar na cidade de Giverny para pintar suas grandes obras
Ele escolheu morar na cidade de Giverny para pintar suas grandes obras. A cidade de Giverny está situada a noroeste de Paris à 1h30 min de carro.

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35 A ponte japonesa

36 Nenúfares , 1904 Foi vendido em 2007 por 26 milhões de Euros

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38 Ninfeias

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40 A Estação Saint Lazare – Claude Monet – 1877

41 Argenteuil – Claude Monet – 1872

42 Regatas em Argenteuil – Claude Monet – 1873


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