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SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
CAPÍTULO 14 SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
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O IMPRESSIONISMO FOI UM MOVIMENTO QUE REVOLUCIONOU A PINTURA E DEU INÍCIO ÀS GRANDES TENDÊNCIAS DA ARTE DO SÉCULO XX.
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Daguerreótipo
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PRIMEIRA FOTOGRAFIA 1826 NIEPCE
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OS IMPRESSIONISTAS BUSCAVAM OBSERVAR OS DIVERSOS EFEITOS DA LUZ SOLAR SOBRE OS OBJETOS AO LONGO DO DIA PARA REGISTRAR NA TELA AS VARIAÇÕES PROVOCADAS NAS CORES DA NATUREZA.
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ELES NÃO CHEGARAM A FORMAR UMA ESCOLA OU SISTEMA; APENAS COMPARTILHARAM ALGUMAS TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS GERAIS.
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? OS GRANDES PINTORES IMPRESSIONISTAS
O PRIMEIRO CONTATO DO PÚBLICO COM OS IMPRESSIONISTAS FOI EM UMA EXPOSIÇÃO COLETIVA REALIZADA EM PARIS EM O PÚBLICO E OS CRÍTICOS, PORÉM, REAGIRAM MAL AO MOVIMENTO, POIS AINDA SE MANTINHAM FIÉIS À PINTURA TRADICIONAL.
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SÓ NA DÉCADA SEGUINTE OS IMPRESSIONISTAS COMEÇARAM A SER COMPREENDIDOS.
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CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
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A PINTURA DEVE REGISTRAR AS TONALIDADES QUE OS OBJETOS ADQUIREM AO REFLETIR A LUZ SOLAR NUM DETERMINADO MOMENTO, POIS AS CORES DA NATUREZA SE MODIFICAM CONSTANTEMENTE, DEPENDENDO DA INCIDÊNCIA DA LUZ DO SOL,
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AS FIGURAS NÃO DEVEM TER CONTORNOS NÍTIDOS, POIS A LINHA E UMA ABSTRAÇÃO DO SER HUMANO PARA REPRESENTAR IMAGENS.
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AS SOMBRAS DEVEM SER LUMINOSAS E COLORIDAS TAL COMO É A IMPRESSÃO VISUAL QUE NOS CAUSAM E NÃO ESCURAS OU PRETAS COMO OS PINTORES COSTUMAVAM REPRESENTÁ-LAS NO PASSADO.
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OS CONTRASTES DE LUZ E SOMBRA DEVEM SER OBTIDOS DE ACORDO COM A LEI DAS CORES COMPLEMENTARES. ASSIM, UM AMARELO PRÓXIMO A UM VIOLETA PRODUZ UMA IMPRESSÃO DE LUZ E DE SOMBRA MUITO MAIS REAL DO QUE O CLARO-ESCURO TÃO VALORIZADO PELOS PINTORES BARROCOS.
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AS CORES E TONALIDADES NÃO DEVEM SER OBTIDAS PELA MISTURA DAS TINTAS NA PALETA DO PINTOR. PELO CONTRARIO, DEVEM SER PURAS E DISSOCIADAS NOS QUADROS, EM PEQUENAS PINCELADAS. É O OBSERVADOR QUE, AO ADMIRAR A PINTURA, COMBINA AS VÁRIAS CORES, OBTENDO O RESULTADO FINAL. “A MISTURA DEIXA, PORTANDO, DE SER TÉCNICA PARA SER ÓPTICA.”
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UTILIZAÇÃO DE TINTA A ÓLEO EM BISNAGA
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MONET: AS CORES MUTÁVEIS DA NATUREZA
O FRANCÊS CLAUDE MONET ( ) APRECIAVA A PINTURA AO AR LIVRE, QUE LHE PERMITIA REPRODUZIR OS EFEITOS DA LUZ SOLAR DIRETAMENTE DA NATUREZA.
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O MAIOR EXEMPLO DESSE INTERESSE ESTÁ NA SÉRIE QUE TEVE COMO TEMA A FACHADA DA CATEDRAL DE ROUEN.
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ELE A PINTOU EM VÁRIOS MOMENTOS DO DIA, REGISTRANDO AS DIFERENTES IMPRESSÕES QUE ELA LHE CAUSAVA.
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Claude Monet perto do lago de ninféias, fotografado por Jacques Émile Bulloz no verão de 1905.
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Ele escolheu morar na cidade de Giverny para pintar suas grandes obras
Ele escolheu morar na cidade de Giverny para pintar suas grandes obras. A cidade de Giverny está situada a noroeste de Paris à 1h30 min de carro.
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A ponte japonesa
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Nenúfares , 1904 Foi vendido em 2007 por 26 milhões de Euros
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Ninfeias
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A Estação Saint Lazare – Claude Monet – 1877
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Argenteuil – Claude Monet – 1872
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Regatas em Argenteuil – Claude Monet – 1873
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