A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Status e papel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Status e papel."— Transcrição da apresentação:

1 Status e papel

2 Status é a localização do indivíduo na hierarquia social, de acordo com a sua participação na distribuição desigual da riqueza, do prestígio e do poder. Onde quer que esteja o indivíduo na sociedade, ele estará ocupando alguma posição .

3 Todas as pessoas têm status e não apenas os indivíduos detentores de muito prestígio, riqueza e poder, porque todas a s pessoas, ocupam necessariamente um lugar na sociedade, seja por sua própria escolha ou não, na hierarquia social. Para a sociologia, tanto o grande empresário, quanto o vendedor ambulante ocupam status.

4 Todo indivíduo ocupa várias posições, que sejam sucessivas ou cumulativas.
Um determinado indivíduo ocupará na sua família o status de filho, na universidade, o de estudante, na nação de cidadão, na empresa, de engenheiro, etc. As pessoas mudam de status: hoje um indivíduo é solteiro, amanhã será casado, hoje é adolescente, amanhã adulto

5 O Status embora ocupados pelos indivíduos existem como uma realidade independente dos seus ocupantes. Compreendendo direitos e deveres, eles são coercitivos, isto é, exercem algum tipo de pressão sobre o comportamento das pessoas que os ocupam. Os indivíduos não são os status. Se um indivíduo deixa de ocupar uma posição , deixa de participar do prestígio, do poder e da riqueza socialmente conferido ao status.

6 Status atribuídos e status adquiridos
Status adquiridos: Posição ocupada por uma opção pessoal do indivíduo. Ex: casamento, determinada ocupação profissional. Status atribuídos: posição ocupada independentemente da vontade dos indivíduos.Ex: sexo, idade, cor, força física.

7 O prestígio e riqueza conferido a qualquer pessoa, dependendo do seu status atribuídos decorrem, antes de mais nada, da convenção cultural. Os status atribuídos podem ainda se basear em características estritamente sociais como riqueza e o parentesco.

8 Status específico, principal e geral
Status específico: é a denominação para cada uma das posições que o indivíduo ocupa simultaneamente. O número de status específicos ocupados por um indivíduo tende a aumentar com a complexidade social. Dentre os status específicos do indivíduo, tende a se destacar o status principal: é aquele status que lhe dá mais prestígio, poder e riqueza., em dado momento de sua existência. Um homem de 40 anos casado, engenheiro, tem como status principal o de engenheiro.

9 Status geral é a localização do indivíduo na hierarquia social, resultante das prerrogativas que os seus status específicos lhe conferem. 2 pessoas da mesma idade, mesma situação civil e mesma profissão, mas de diferentes sexos, terão status geral diferentes. Isso porque sua avaliação social serão diversas pelo peso relativo do status atribuído com base no sexo.

10 Papel: o homem como ator social
Cada status ocupado pelo indivíduo corresponde a um papel social. Papel é um conjunto de expectativas de comportamento padronizado em relação a cada uma das posições (status) existente em uma sociedade. Papel é então, o comportamento esperado dos indivíduos em determinados status. O Indivíduo é um ator social.

11 O homem através da socialização é treinado para se comportar de acordo com as exigências culturais das posições que ele ocupa, e que, em conseqüência disse, seu comportamento é tão variado quanto àquelas exigências sociais. De fato, a vida social, obriga o homem a representar em todos os momentos do seu dia a dia., e que ele chegar até a esconder sentimentos verdadeiros, e a realçar sentimentos, que não possui para respeitar conveniências sociais e a tender as expectativas alheias. Ex: sentimento de dor em um velório cuja morte não se sentiu, fingir alegria numa festa que não lhe agrada, simular seriedade em uma situação que lhe parece cômica.

12 Não é uma questão de falsidade ou hipocrisia.
Mesmo o mais sincero e honesto dos homens , vez por outra é obrigado a afetar seus sentimentos e emoções para atender as expectativas sociais e obter reações favoráveis por ap será casado, hoje é adolescente, amanhã adulto parte do outro. Uma vez ou outra todo mundo viola as expectativas associadas com suas posições, mas a sociologia deve estar atenta as regularidades dos fatos sociais. Os papéis sociais podem ser atribuídos ou adquiridos, assim como o status.

13 Papel e self Georde Hebert Mead denominou self como a capacidade humana , somente desenvolvida pela socialização, de se ver a si próprio pelos olhos dos outros. Quando me relaciono com alguém, posso me orientar pela maneira como presumo que o outro me vê. Segundo Mead esta capacidade é aprendida através da socialização.

14 Processo de formação e de desenvolvimento do self compreende 3 fases:
Imitação: criança reproduz padrões que ela percebe nos adultos, sema associação de sentido simbólico preciso. Representação: a criança reproduz conjunto de padrões de comportamentos integrados em papéis associados, em geral a outros significativos: pai, mão, tio,etc. Fase do jogo: Já terá desenvolvido o self e será capaz de perceber a si mesma através dos outros com os quais e relaciona, de se colocar nos lugares dos outros nas situações que ela experimenta. Terá o senso do outro generalizado.ou seja, as expectativas que levamos em conta ao agirmos em sociedade.

15 Papéis, grupos e instituições
Nenhum papel social existe isoladamente: pai-filho, professor-aluno, etc. Nenhum papel está relacionado a qualquer outro papel, mas apenas a determinados papéis. Ex:O papel de pai está relacionado ao de filho, mas nada tem a ver com o de aluno, mesmo que sejam representados pela mesma pessoa. As expectativas de comportamento padronizado referentes a dada posição social, partem das pessoas que ocupam as demais posições de um mesmo grupo: família, escola, igreja. Mas as vezes pessoas fora do grupo também possuem expectativas em relação ao desempenho de determinado papel. Ex: professora primária – pais de alunos.

16 Conflitos de papel As expectativas de comportamento referentes a determinadas posições nem sempre se harmonizam entre si. Conflito dentro de um papel: resulta da contradição entre expectativas referentes à uma mesma posição..

17 Conflito entre papéis:
Podem ocorrer que as expectativas referentes a duas ou mais posições sociais fiquem incompatíveis: Ex: mãe, esposa/aluna Há ainda conflitos mais graves entre papéis de vida profissional (indivíduo mais competitivo) e cristão (indivíduo mais cooperativo). Quando há este tipo de conflito as considerações devem ser tomadas pelo ator social com base nas punições previstas para o não atendimento das expectativas.

18 Papéis, expectativas e normas
As expectativas de comportamento podem ser consideradas como normas a serem seguidas. Expectativas do aluno referente ao professor: deveres pro professor, direitos do aluno. Expectativas do professor frente a aluno: deveres do aluno, direitos do professor. Ocupando posições que o homem usufrui de direitos e contrai deveres, os quais se manifestam através de expectativas de comportamento padronizado.


Carregar ppt "Status e papel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google