A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É a "menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É a "menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte”"— Transcrição da apresentação:

1 É a "menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte”
CITAÇÕES O quê é citação? É a "menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte” (NBR-10520, 2002, p.1)

2 Por quê usar citação? Fornecer informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área de pesquisa. Dar credibilidade ao trabalho.

3 Quando atribuir crédito à fonte consultada ?
 •  Quando usamos palavras ou ideias extraídas de: Livros, revistas, relatórios, programas de  TV, Filmes, cartas, páginas web, , listas de discussão etc; Informações extraídas de entrevistas, palestras; Cópia exata de um parágrafo ou frases,

4 Quando não precisamos atribuir crédito?
Suas próprias palavras ou ideias; exceto para tabelas e ilustrações (figuras, quadros, etc) cuja indicação da fonte, de acordo com a NBR 14724, (2011, p. 11) é obrigatório mesmo que seja produção do próprio autor; Conhecimento Comum - observações do senso comum; Informações históricas de conhecimento público  Ex: Getúlio Vargas suicidou-se em 1954.

5 CITAÇÕES Elas podem ser de dois tipos: Textuais ou literais (diretas); Conceituais ou livres (indiretas).

6 CITAÇÕES TEXTUAIS OU LITERAIS (DIRETAS)
É a transcrição ou cópia de um parágrafo, uma frase ou uma expressão, utilizando exatamente as mesmas palavras usadas pelo autor do trabalho consultado. Reprodução exata do original, respeitando até os eventuais erros de ortografia ou concordância. Quando o erro é evidente, anota-se diante dele a expressão entre parênteses (sic), que significa: segundo informações colhidas - está assim mesmo no original.

7 CITAÇÃO BREVE Considera-se citação breve aquela 3 com até linhas; As citações breves devem permanecer no corpo do texto e sua transcrição deve vir entre aspas (“duplas”); As citações breves incluídas em outra citação (quer breves, quer longas) levam apóstrofo (‘aspas simples’). Formatação - 3 linhas no seu trabalho, não no texto original!!

8 DUAS FORMAS SIMPLES: 1ª. Trazemos o autor para o corpo do trabalho, empregando termos como: segundo, de acordo com, afirma, relata, conceitua, descreve etc., seguido do autor, e, entre parênteses a data da obra consultada, vírgula, e o número da página consultada: Segundo Carmo (1989, p.215), " a saúde é determinada por aspectos sócio-históricos-culturais".

9 DUAS FORMAS SIMPLES: 2ª. Trazemos a citação para o corpo do trabalho, e informamos ao final da citação (entre parênteses) o autor, a data e a página, estes virgulados: " A saúde é determinada por aspectos sócio-históricos-culturais” (CARMO, 1989, p.215).

10 CITAÇÃO LONGA Quando a citação tiver mais de três linhas, deve-se constituir novo parágrafo a 4 cm da margem esquerda, terminando a 1 cm da margem direita, Obedecendo a dois espaços duplos entre os parágrafos anterior e posterior e digitando em espaço simples; fonte 10 ou 11, não usa-se “aspas”.

11 Neste sentido, vale destacar que:
EXEMPLOS: Neste sentido, vale destacar que: Para sujeitos que pertencem a categorias que têm um acumulo de desafiliações sociais (habitação, educação, etc.), muitas vezes o nível ‘trabalho legalizado’ é o único que lhes possibilita manter atuante um vínculo operatório como a cidadania (CARRETEIRO, 1999, p. 94). Margem 4cm

12 EXEMPLOS: ------OU USAR A REFERÊNCIA NO FINAL DA CITAÇÃO (FUJITA; RUBI, 2006, p.1)

13 CITAÇÕES A citação direta é apresentada entre “aspas”. A citação direta apresentada o autor, ano e página. Exemplos:....

14 "Qualidade e quantidade são, pois, pólos contrários - como quer a dialética -, não extremos contrários, que apenas se excluem" (DEMO, 1999, p. 36). “O agente além de ser sobrecarregado com tarefas de sua atribuição, passa a ser um tapa buraco da carência de outros profissionais nos serviços de saúde” (VASCONCELOS, 1997 p.57). “O agente comunitário possui um conhecimento que nenhum outro profissional pode competir: o entendimento profundo da cultura" (QUIÑONES, 1999, p. 39). Autor Ano e página

15 Ano e página Autor Escorel (1999, p.67) pontua que o termo de exclusão social é “ao mesmo tempo um processo e um estado”. Processo porque se trata do movimento social que exclui, e, estado, devido ao resultado final deste movimento, que é a própria exclusão. A autora destaca também em sua obra, que a exclusão social é uma expressão que “pode designar toda situação ou condução social de carência, dificuldade de acesso, segregação, discriminação, vulnerabilidade e precariedade em qualquer âmbito” (p. 23) e que a exclusão não é somente de bens materiais, mas que esta “privação desqualifica seu portador” (p. 81).

16 Quando um trecho da citação for omitido, indica-se por reticências para início e final de frase; usam-se reticências entre colchetes [...] quando se suprimirem partes intermediárias da citação.

17 EXEMPLOS: Os autores Werner e Bower (1995, p. 52) destacam que "em todas as comunidades, existem elementos de conflitos [...] que precisam ser enfrentados pelo agente de saúde que quer ajudar os fracos a se tornarem mais fortes". “A solução mais realista para chegar a atender totalmente a população com serviços essenciais de saúde consiste em utilizar agentes de saúde da comunidade[...]” (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 1979, p. 50).

18 Quando há necessidade de acrescentar palavras para melhor compreensão da citação, estas também devem aparecer entre [colchetes]: Ex.: A atividade [catador] pode ser entendida como busca de sobrevivência dos que não conseguem se inserir no mercado de trabalho, devido a ausência de vagas, bem como, baixa escolaridade e falta de qualificação profissional (GONÇALVES, 2004, p.14).

19 Síntese de uma obra ou parte dela.
CITAÇÃO CONCEITUAIS OU LIVRES (INDIRETAS) Consiste na reprodução das ideias de outro autor, sem transcrição literal. Síntese de uma obra ou parte dela. Quando as citações não forem textuais (citações indiretas) deve-se apresentar sobrenome do autor, seguido do ano de edição da obra.

20 CITAÇÃO INDIRETA Ao contrário da citação direta, a citação indireta deve ser encorajada, pois é a maneira que o pesquisador tem de ler, compreender e gerar conhecimento a partir do conhecimento de outros autores. NO INICIO DA FRASE: Conforme Barreto (2009)‏ De acordo com Santos (2010)‏ NO FINAL DA FRASE: (BARRETO, 2009)‏. ( SANTOS, 2010)‏.

21 Pressupõe sempre que o texto foi alterado
EXEMPLO: Cabe aqui lembrar que o agente comunitário de saúde tem como função identificar problemas, orientar, encaminhar e acompanhar a realização dos procedimentos necessários à proteção, à promoção, à recuperação e à reabilitação da saúde dos moradores de cada casa sob sua responsabilidade (BRASIL, 2001). Pressupõe sempre que o texto foi alterado

22 EXEMPLO: Bardin (2000) refere que na abordagem quantitativa o que serve de informação é a freqüência com que surgem certas características do conteúdo, enquanto que na análise qualitativa é a presença ou a ausência de uma dada característica de conteúdo ou de um conjunto de características num determinado fragmento de mensagem que é tomada em consideração.

23 A citação de trechos em língua estrangeira obriga o registro da tradução em nota de rodapé (SARLO, 1994, p. 7, tradução nossa) Quando se quer destacar palavras ou frases que não estão grifadas no trecho original, usa-se a expressão “grifo meu” ou “grifo nosso” (AYRES, 2014, p.25, grifo meu). Pode ser destacado em negrito, itálico, “aspas”.

24 EXEMPLO: Demo (1999) ressalta que não faz sentido desprezar a quantidade na avaliação qualitativa: desde que se utilize adequadamente a base empírica, essa avaliação só traz benefícios. E salienta que a “qualidade” não é a contradição lógica da quantidade, mas a face contrária da mesma moeda (Grifo nosso).

25 EXEMPLO: O Ministério da Saúde (2013)...
Deve-se iniciar com letras maiúsculas quando a autoria estiver inclusa na frase redigida EXEMPLO: O Ministério da Saúde (2013)... Ayres et al (2014). Letras maiúsculas também devem ser usadas entre parênteses (AYRES, 2014).

26 EXEMPLO: Segundo Minayo (2001, 2013, 2014)...
Mais de uma obra do mesmo autor - EXEMPLO: Segundo Minayo (2001, 2013, 2014)... Mesmo autor, obras diferentes e mesma data - EXEMPLO: Segundo Minayo (2012a) .... Discutindo as vivências pessoais e coletivas, propondo, através de metodologias ativas e dialética, estratégias e caminhos para a promoção de saúde (MINAYO, 2012b).

27 Para o Ministério da Saúde, o programa deve ser reconhecido como uma prática que requer alta complexidade tecnológica nos campos do conhecimento e de habilidades, assumindo o desafio do princípio da eqüidade e de mudanças de atitudes diante do modelo centrado na livre demanda e hospitalocêntrico (BRASIL, 2001 a). Segundo o Ministério da Saúde o agente comunitário desenvolve suas ações junto à equipe de saúde, com a qual faz a programação do seu trabalho (BRASIL, 2001 b).

28 Sistemas de Chamada das Citações
Sistema numérico – quando é utilizado o número em vez da data. Essa numeração deve ser única e consecutiva para todo o documento. Exemplos: A escolha do método a ser utilizado em um estudo deve levar em consideração as questões a serem investigadas. 1 “A solução mais realista para chegar a atender totalmente a população com serviços essenciais de saúde consiste em utilizar agentes de saúde da comunidade”. 2:50

29 No final do texto, nas fontes bibliográficas, as referências deverão aparecer em ordem numérica como consta no texto onde a referência número 1 será a da obra de Demo e 2 da OMS. Exemplos: 1-DEMO, P. Avaliação Qualitativa. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. 2-OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Cuidados primários de saúde. Brasília: UNICEF, Relatório da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, Alma-Ata, URSS, 6-12 de setembro de 1978.

30 Refere-se a um autor citado por outro autor, de determinada obra.
Citação de citação Refere-se a um autor citado por outro autor, de determinada obra. No texto deve-se citar o sobrenome do autor não consultado seguido das expressões citado por, conforme, segundo ou apud e sobrenome do autor e ano da obra consultada. Evitar ao máximo...

31 Ex.: Ander-Egg citado por Lakatos (2006), afirma que a pesquisa é um procedimento reflexivo... Numa outra forma de redação: Ander-Egg (apud LAKATOS, 2006), afirma que a pesquisa é um procedimento reflexivo... Ex.: Gardner apud Nortege ( 1998, p. 21). (GARDNER apud NORTEGE, 1998, p. 21).

32 Vários autores concordando com uma informação –
EXEMPLO: (MINAYO, 2012; DEMO, 2008; BRASIL, 2014). As citações de diversos documentos e o mesmo autor, publicados no mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espacejamento. EXEMPLOS:

33 COMO CITAR MAIS DE UM AUTOR???
Até três autores, todos devem ser citados: Segundo os autores Juca, Lins e Queiroz (1998), as famílias carentes esperam alguma assistência material do agente, o que representa a falta de compreensão por parte da comunidade sobre o real papel desse profissional. A análise dos dados mostrou fortes evidências de que o trabalho desenvolvido pelo agente se fazia à margem e, às vezes, à revelia do sistema oficial que organiza as ações de saúde no município (SOLLA; MEDINA; DANTAS, 1996).

34 Mais de três autores, citar somente o primeiro:
Um estudo realizado no estado da Bahia sobre o agente observou que, enquanto a comunidade o inscreve em um relacionamento pessoal, a equipe de saúde espera do mesmo uma prática mais técnica e pedagógica (NUNES et al., 2000). Minayo e colaboradores (2001), em um estudo sobre agentes comunitários de saúde no Ceará, referiram que seu trabalho deve ser considerado como uma extensão dos serviços de saúde dentro das comunidades.

35 Expressões Latinas: Apud = citado por Ibid. = na mesma obra Id =do mesmo autor op. cit. = obra citada Sic = assim et al = e colaboradores


Carregar ppt "É a "menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google