A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Comunitária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Comunitária"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Comunitária
Disciplina de Comunicação Comunitária – 2°/2014 Profª MSc. Mariângela Torrescasana

2 O que é Comunicação?

3 Comunicar é uma atitude de todos nós.
Das conversas de vizinhança até o uso de programas de bate-papo pela internet, telefones celulares, estamos trocando ideias e formando opiniões a respeito de um assunto.

4 O que é Comunicação COMUNITÁRIA?

5 Comunicação Comunitária
É um processo educativo e promove o exercício da cidadania Tem o compromisso com o desenvolvimento da Comunidade Tem o poder de mobilização, de unir, de criar e fortalecê-la por meios dos seus diversos interlocutores, ou seja, porta-vozes

6 A Comunicação Comunitária tem um compromisso com o DESENVOLVIMENTO de uma comunidade

7 Comunicação Comunitária
Por meio dela é possível conhecer as necessidades reais do grupo, sua opinião sobre a mídia e, principalmente, qual a importância dos meios de comunicação para suas vidas e para a comunidade

8 Comunicação Comunitária
A ideia de Comunicação Comunitária se refere justamente ao uso dos meios de comunicação pela Comunidade

9 Comunicação Comunitária = Comunicação Participativa

10 A Comunicação comunitária deve ser realizada pela comunidade, a partir de processos como a escolha, a construção e a distribuição de veículos que melhor se identificam com a realidade local. Portanto, mais do que informar, é preciso criar uma interação entre os veículos (jornal, rádio, site etc.) e seus públicos, de forma que eles façam sentido na comunidade. 

11 Exemplos de comunicação comunitária

12 Exemplos de comunicação comunitária

13 Exemplos de comunicação comunitária

14 Exemplos de comunicação comunitária

15 Interesse público/comunitário X Interesses particulares
A mensagem Interesse público/comunitário X Interesses particulares

16 A mensagem Prestação de um serviço: - Informes - Avisos - Campanhas Ex.: Anúncio de campanhas de saúde, matrícula nas escolas, vagas de emprego, etc.

17 A mensagem Problemas da comunidade
Incentivar a participação dos moradores na solução dos problemas  MOBILIZAÇÃO SOCIAL

18 A mensagem Valorização da cultura local:
-História - Artistas - Tradições - Religiões - Festas, - Esportes, -Eventos culturais, gastronômicos, - Etc...

19 A mensagem Assuntos de interesse local - Serviços oferecidos:
Exemplos: aviso de campanhas de saúde, matrícula nas escolas, ofertas de emprego, etc - Problemas locais: Exemplos: lixo acumulado, falta de saneamento, proliferação de mosquitos, etc. Nestes casos, a mensagem visa incentivar a participação dos moradores na busca de solução dos problemas por meio da mobilização social.

20 O comunicador comunitário
- Um morador - TODOS os moradores

21 O público-alvo - A própria comunidade - TODOS os moradores
- Meus vizinhos, minhas amigas, meus amigos, meus inimigos

22 A linguagem - A mais adequada para que a comunidade compreenda da melhor forma os conteúdos - Gírias locais

23 O suporte de comunicação
- O mais adequado para que a comunidade compreenda da melhor forma os conteúdos - Rádio, rádio-poste, jornal, jornal-mural, fanzine, TV, etc.

24 Canais de comunicação comunitária
- JORNAL MURAL Jornal em forma de cartaz que se prega em quadros/painéis afixados em locais de grande circulação (pontos de acesso à Comunidade) Canal de comunicação com informaçõesde maneira próxima à realidade do público onde está instalado

25 Canais de comunicação comunitária
- JORNAL MURAL Dicas de como fazer?  Usar atrativos visuais como layouts criativos, coloridos e divertidos Linguagem informal. Temas a trabalhar: como eventos, serviços, projetos comunitários, comunicados internos, oportunidades de emprego, entre outros. Sua principal função é INFORMAR.

26 Canais de comunicação comunitária
Jornal Comunitário (impresso) Divulgação de assuntos de interesse da comunidade; Deve valorizar a cultura local e despertar sentimento de pertencimento ao morador da Comunidade; Sua sustentabilidade pode estar ligada a veiculação de anúncios de comerciantes e prestadores de serviços locais

27 Canais de comunicação comunitária
Rádio Comunitária / Rádio Poste:   Deve transmite programação de interesse local não possua fins lucrativos; Envolva pessoas da comunidade e lideranças comunitárias na programação, nos processos de criação, no planejamento e na gestão da emissora. Crie mecanismos de interatividade com ouvintes

28 Canais de comunicação comunitária
Site:   Publique serviços oferecidos pelos moradores da Comunidade; Não fale sobre coisas que não têm relação com o objetivo principal do seu site; Publique vídeos com entrevistas/depoimentos; Escreva artigos com um conteúdo que eles possam sempre aprender alguma coisa nova e que aproveitem no seu dia a dia; Atualize os conteúdos com frequência. 

29 Canais de comunicação comunitária
Portais comunitários:  - Divulgar para fora da comunidade informações sobre o local, atualizadas; - Divulgar entre moradores da comunidade informações de relevância; - Cadastrar e divulgar serviços e profissionais das comunidades; - Informar vagas de empregos na comunidade  - Dar visibilidade a riquezas culturais, opções de turismo, eventos, passeios etc. - Realizar monitoramento, utilizando ferramentas da web, das ações do governo  

30 A sustentabilidade - Anúncios de comerciantes locais - Patrocínio de agências financiadoras de projetos sociais; - Festas, promoções, rifas, colaboração dos moradores, etc.


Carregar ppt "Comunicação Comunitária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google