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Disciplina de Jornalismo e redes Digitais MBA Jornalismo Empresarial.

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Apresentação em tema: "Disciplina de Jornalismo e redes Digitais MBA Jornalismo Empresarial."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina de Jornalismo e redes Digitais MBA Jornalismo Empresarial

2  Projeto idealizado na disciplina de Jornalismo e redes Digitais, no curso de MBA em Jornalismo Empresarial, da Esade e Coletiva EAC, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, em setembro de 2010.  O objetivo é fomentar, via redes sociais, o debate acerca do tema Jornalismo Empresarial, divulgando, por consequência, o MBA que teve sua primeira turma formada em julho de 2010.

3  Benefícios do produto  Diretamente o projeto vai beneficiar a disseminação dos conceitos de Jornalismo Empresarial. Vamos debater sobre o perfil e a atuação dos profissionais desta área, além promover, indiretamente, a iniciativa, inédita no Estado, da ColetivaEAC e da Esade em criar um MBA nesta área.  Público-alvo  O objetivo geral do projeto é chamar a atenção dos profissionais do mercado de comunicação e marketing (Jornalistas, Relações Públicas, Publicitários) para a discussão do tema Jornalismo Empresarial. Além disso, envolver alunos e professores da área.

4  Concorrentes  Blog de Relações Públicas - http://ocappuccino.blogspot.com/ http://ocappuccino.blogspot.com/  Blog de Relações Públicas do Rodrigo Cogo - www.mundorp.com.br www.mundorp.com.br  Blog de jornalismo Digital - http://webjornalismo.blogspot.com/ http://webjornalismo.blogspot.com/  Blog da Unisinos - http://unisinos.br/blog/ensinopropulsor/ http://unisinos.br/blog/ensinopropulsor/  www.comunicacaoempresarial.com.br/ www.comunicacaoempresarial.com.br/  www.mercadodecomunicacao.com.br  http://www.aberje.com.br/ http://www.aberje.com.br/

5  Benchmarks  Site trilíngue da Universidade do Texas sobre jornalismo - http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/  Site Eu sou Famecos - http://eusoufamecos.pucrs.br/ http://eusoufamecos.pucrs.br/  www.grupodemidiars.com.br www.grupodeplanejamento.com.br

6  Pontos fortes:  - Páginas são bem estruturadas e possuem um bom número de seguidores  - Tópicos bem definidos e trabalhados  - Boa interatividade com internautas  - Atualização permanente  Pontos Fracos:  - Alguns sites são baseados no cenário nacional ou especificamente voltado à São Paulo  - As páginas encontradas apresentam conteúdo sobre comunicação empresarial como um todo, não são voltadas especificamente ao conteúdo de nosso foco

7  Pontos Fracos  - Alguns sites são baseados no cenário nacional ou especificamente voltado à São Paulo  - As páginas encontradas apresentam conteúdo sobre comunicação empresarial como um todo, não são voltadas especificamente ao conteúdo de nosso foco  Pontos Fracos  - Alguns sites são baseados no cenário nacional ou especificamente voltado à São Paulo  - As páginas encontradas apresentam conteúdo sobre comunicação empresarial como um todo, não são voltadas especificamente ao conteúdo de nosso foco

8  Econômica: cada vez mais as empresas percebem a importância de ter um profissional de comunicação em seu quadro para acompanhamento das ações estratégicas junto a seus públicos. O fato tem gerado aumento no numero de contratações na área.   Sociocultural: Jornalistas, Relações Públicas e Publicitários passam por uma transformação de foco profissional. O cenário muda em ritmo acelerado e há uma busca constante por aperfeiçoamento em conteúdos cada vez mais específicos.   Tecnológicas: O domínio e acompanhamento das inovações tecnológicas é hoje competência fundamental para o profissional de comunicação.

9  Nome do produto/Blog: ◦ Grupo de Jornalismo Empresarial  Estratégia de conteúdo: ◦ A proposta é produzir informações para difundir a marca Jornalismo Empresarial e fixar sua importância como uma nova tendência de mercado. ◦ A produção de conteúdo vai abranger as áreas que compõem o Jornalismo Empresarial, como Jornalismo e Redes Digitais, Jornalismo Econômico e Comunicação Empresarial, por exemplo.

10  Estratégia de conteúdo X produto:  A estratégia de conteúdo adotada para promover o produto ‘Blog – Grupo de Jornalismo Empresarial’ será cruzar os conceitos elaborados por estudiosos da área com as práticas adotadas no mercado de trabalho. Assim, atingiremos o objetivo principal do blog: ampliar as discussões em torno do tema Jornalismo Empresarial.  Discurso:  O discurso de uma forma geral será de caráter informativo. Opiniões ficarão restritas aos artigos, que poderão ser de autoria dos professores, profissionais do mercado ou dos próprios integrantes do grupo.

11  Perfil autoral  Inicialmente, para fins experimentais, assinaremos como Grupo de Jornalismo Empresarial. O propósito é aumentar a força da marca e também preservar o grupo de possíveis retaliações. 

12  Plataforma principal  Blog  A escolha do blog foi baseada na capacidade desta ferramenta de difundir conteúdos em diversos formatos: texto, vídeo, imagem e áudio  Além de ser uma plataforma que suporta grande quantidade de conteúdo, o blog tem ainda uma vantagem: agrega links de outras redes sociais em uma mesma página, possibilitando maior integração do usuário.

13  Ferramentas de apoio:  Inicialmente usaremos o Twitter, como forma de chamar seguidores para o blog. Na sequência, pretendemos migrar também para o Facebook e o LinkedIn.  As ferramentas vão aparecer na página do blog como links e terão a função de divulgar a página e os conteúdos gerados pela equipe.

14  Início:  Apresentação (quem somos)  Conceito Jornalismo Empresarial ( o que é, origem, história e bibliografia básica)  Editorias:  Entrevista (semanal)  Artigo (semanal)  Resenhas (semanal)  Agenda (cursos e eventos)  Notícias – divididas em sub-editorias  Interatividade  Enquetes  Links úteis  Espaço para envio de perguntas aos especialistas e sugestão de pautas  Newsletter

15  Periodicidade:   Entrevista, artigo e resenha – semanal   Notícias – diárias  Curso e eventos - De acordo com a demanda   Seção de perguntas: Semanal   Formato:   Conteúdo multimídia.   Textos, fotos, vídeos e podcasts 

16  Temas gerais previstos:  1. Jornalismo e redes digitais  2. Comunicação e Opinião Pública  3. Jornalismo Econômico  4. Marketing  5. Sustentabilidade ambiental e comunicação  6. História da Comunicação  7. Comunicação Integrada  8. Comunicação Empresarial (Estratégias Empresariais + Ambiente de Negócios)

17  Coordenação do projeto ◦ Vanessa Bueno  Gestores de conteúdo ◦ Poti Campos e Flávio Dutra  Funções ◦ Vídeo: Valéria Machado, Giana Hahn, Stéphanie Perrone, Clarissa da Silva  Áudio: Lísia Mundstock e Tatiana Danieli Layout: Lísia Mundstock, Tafael  Texto e fotos: Patrícia Castro, Estefânia Martins, Alvaro Bueno, Grazieli Gotardo, Bruna Karpinski, Bruna Schaffer  Gestão de redes sociais: Jaime, Tafael  Gestão de interatividade: Stéphanie Perrone, Vanessa Bueno

18  Existirá um ou mais gestores responsáveis por receber o conteúdo gerado pelo usuário (perguntas, sugestões de pauta, textos) e dar o devido encaminhamento  As perguntas serão reunidas e levadas a especialistas para serem respondidas.  Sugestões e comentários serão respondidos e encaminhados ao setor mais adequado.  Textos e outros tipos de conteúdo passarão pela avaliação dos editores  Tempo de resposta: Semanal

19  Indicadores de monitoramento ◦ Número de acessos ao blog e número de contribuições e interações estabelecidas pelo usuário (sugestões, comentários, envio de materiais...) ◦ Ferramentas de monitoramento: será escolhido um software gratuito de monitoramento de visitas. http://www.google.com/analytics/ ◦ O monitoramento será diário, com análises mensais para identificação de melhorias

20  Divulgação para sites e veículos do trade  Por exemplo: Portais Coletiva.net, Adonline, Comunique-se, Aberje, Esade, ColetivaEAC  E-mail marketing para os profissionais de comunicação das empresas do Estado

21  Evento de lançamento: Palestra com um profissional do mercado, apresentação do blog e momento para networking.  O objetivo é realizar um encontro mensal para criar a prática de discussão do tema Jornalismo Empresarial e formar um mailing para divulgação e propagação do blog.


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