A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIOLÊNCIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIOLÊNCIA."— Transcrição da apresentação:

1 VIOLÊNCIA

2 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
Ë toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de um membro da família. Pode ser ser cometida dentro ou fora de casa. Inclui também as pessoas que estão exercendo a função de pai ou mãe.

3 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
AS VÍTIMAS MAIS FREQÜENTES: Portadores de deficiência física e/ou mental Crianças Jovens Idosos Mulheres Homossexuais

4 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
Existem quatro formas mais conhecidas de violência intrafamilar: física psicológica sexual negligência

5 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
VIOLÊNCIA FÍSICA Ocorre quando alguém causa ou tenta causar dano por meio físico (algum tipo de arma ou instrumento), que possa causar lesões internas, externas ou ambas. Recentemente, o castigo repetitivo, não severo, também passou a ser considerado violência física.

6 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA Ë toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano à auto-estima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa. Inclui: Ameaças Chantagens Humilhações Exploração Agressões Cobranças de compromisso Provocar o isolamento Crítica pelo desempenho sexual Impedir que utilize seu próprio dinheiro Discriminações

7 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
NEGLIÊNCIA Ë a omissão de responsabilidade de um ou mais membros da família em relação ao outro, sobretudo com aqueles que precisam de ajuda por questões de idade ou alguma condição específica, permanente ou temporária. É o caso das crianças, puérperas, pessoas portadoras de deficiência ou doenças graves, entre outros.

8 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
NEGLIÊNCIA Exemplos: Perder documentos Vacinas em atraso Deixar a criança ou adolescente fora da escola Não buscar atendimento médico ou não fazer o tratamento necessário por falta de interesse A negligência é abandono, falta de cuidado, de atenção, de proteção, desinteresse!

9 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
VIOLÊNCIA SEXUAL É toda ação na qual uma pessoa, em situação de poder, obriga uma outra à realização de práticas sexuais, contra a vontade, por meio da força física, da influência psicológica (intimação, aliciamento, sedução) ou uso de armas ou drogas.

10 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
VIOLÊNCIA SEXUAL Inclui diversas situações, tais como: Caricias não consentidas, olhar perturbador insistente, cantadas obscenas; Exposição de material pornográfico; Práticas sexuais entre adultos e crianças;

11 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
VIOLÊNCIA SEXUAL Práticas sexuais entre adultos e menores de 14 anos (mesmo que esses também tenham consentido; Impedir o uso de métodos anticoncepcionais; Negar-se a usar preservativo; Sexo forçado no casamento; Estupro: penetração oral, vaginal ou anal com pênis ou objetos; Assédio sexual: exigir favores sexuais como condição para dar benefícios.

12 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
VIOLÊNCIA SEXUAL Danos à saúde e ao desenvolvimento causados pela violência sexual: Corrimentos; dores no baixo ventre, DST’s, maior riscos de exposição a drogas, prostituição e comportamentos destrutivos. O artigo 128 do Código Penal brasileiro diz que: “Não se pude o aborto praticado por médico: II. Se a gravidez resulta de estrupo e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal”.

13 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
SINAIS DE ALERTA Manchas no corpo, marcas de cinto, fivela, escovas, fios elétricos; Marcas de queimaduras, de corda, de mordida; Fraturas ou feridas em diferentes momentos de cicatrização; Roupas rasgadas, dificuldade para caminhar, manchas de sangue;

14 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
SINAIS DE ALERTA Queixas de hemorragia vaginal ou retal, dor ao urinar, cólicas intestinais, corrimentos; DST’s; Vômitos, gravidez precoce e/ou indesejada; Crescimento deficiente, baixo peso; Usar roupa inadequada para o clima;

15 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
SINAIS DE ALERTA Ausência ou atrasos na escola, ou nos atendimentos de saúde; Vacinas atrasadas; Pouco cuidado com o corpo e as roupas; Fezes e urinas (não contenção); Perder a fala; Problemas de sono; Enurese (+7 anos);

16 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
SINAIS DE ALERTA Cansaço, sonolência, agitação noturna, pesadelos; Práticas de delitos; Comportamento agressivo, tímido, passivo, retraído Tristeza, choro; Medo de ficar só ou em companhia de determinada pessoa, fugas de casa;

17 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
SINAIS DE ALERTA Ë normal que as crianças toquem os órgãos genitais. Essa é uma maneira de ir descobrindo o corpo e o prazer ainda na infância. Porém, se a criança perde o interesse pelas brincadeiras e atividades comuns e fica o tempo todo se tocando, isso pode ser indicativo de que esteja sofrendo violência sexual.

18 VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
O que a enfermagem pode fazer? Identificar situações de violência (lembrando que é necessário considerar um conjunto de sinais e principalmente, proporcionar um espaço para as pessoas relatarem seus problemas). Trabalhar o tema “violência” em grupos de mulheres e homens, discutindo sobre os direitos das mulheres, do idoso e educação infantil. Desenvolver um trabalho interdisciplinar com sua equipe de saúde e se possível, um trabalho intersetorial com as escolas, secretárias de assistência social, etc.


Carregar ppt "VIOLÊNCIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google