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Aula 12: Cultura e Culturas
Formação de personalidade e de ideologias: educação e indústria cultural.
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Recapitulando... Cultura: Conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral, costumes, direito, além de hábitos e costumes adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade. A partir desta definição, as diferenças entre os indivíduos estão relacionadas aos aspectos culturais e não biológicos.
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Se é a cultura que influencia nosso modo de pensar e de se comportar, quem é que a determina? Quem dita nossas ideias, nossos comportamentos e nossas ações?
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Cultura e personalidade
Para Margareth Mead a maneira como os indivíduos se comportam e pensam está relacionada com os elementos culturais que prevalecem em determinado contexto. Ou seja, ela investigou o modo como os indivíduos recebiam os elementos de sua cultura e a maneira como isso formava sua personalidade. Como ela comprovou?
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Suas pesquisas tinham como objeto as condições de socialização da personalidade feminina e da masculina (questão de gênero). Ao analisar os Arapesh, os Mundugumor e os Chambuli, três povos da Nova Guiné, na Oceania, Mead percebeu diferenças significativas.
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Entre os Arapesh não havia diferenciação entre homens e mulheres, pois ambos eram educados para ser dóceis e sensíveis e para servir aos outros. Também entre os Mundugumor não havia diferenciação: indivíduos de ambos os sexos eram treinados para a agressividade, caracterizando-se por relações de rivalidade, não de afeição.
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Entre os Chambuli havia diferença entre homens e mulheres
Entre os Chambuli havia diferença entre homens e mulheres. Que diferença será esta??
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Existia a diferença, mas de um modo distinto do padrão que conhecemos: a mulher era educada para ser extrovertida, empreendedora, dinâmica e solidária com os membros de seu sexo. Já os homens eram educados para ser sensíveis, preocupados com a aparência e invejesos, o que os tornava inseguros. Isso resultava em um sociedade em que as mulheres detinham o poder econômico e garantiam o necessário para a sustentação do grupo, ao passo que os homens se dedicavam às atividades cerimoniais e estéticas.
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Com base em seus estudos Mead afirmou que as diferenças de personalidade não estão vinculadas a características biológicas, como o sexo, mas à maneira como em cada sociedade a cultura define a educação das crianças. Temos a educação – todo processo de ensino- aprendizagem que circunda a vida do indivíduo – como um dos meios que determina o comportamento e o pensamento.
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Cultura e Educação... O governo do estado da Vírginia, nos Estados Unidos, sugeriu a uma tribo de índios que enviasse alguns de seus jovens para estudar nas escolas dos brancos. Na resposta, o cacique indígena recusa. Eis um trecho da carta:
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(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações tem concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a vossa.
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(...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida na floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar um veado, matar o inimigo ou construir uma cabana, e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.
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(Citado por Carlos Rodrigues Brandão, O que é Educação, p. 8-9)
Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceita-lá, para mostrar nossa gratidão concordamos que os nobres senhores da Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos deles homens. (Citado por Carlos Rodrigues Brandão, O que é Educação, p. 8-9)
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Qual o significado desta carta?
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Essa carta mostra que não há um modelo único, uma forma única de educação. Mostra também que a cultura de uma sociedade é transmitida das gerações adultas às gerações mais jovens pela educação. Educar não é somente transmitir conhecimentos científicos, mas é também a transmissão de valores, de conhecimentos, de técnicas, do modo de viver, da moral, enfim, de toda a cultura de um povo.
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Indústria Cultural A Indústria Cultural também determina/influencia na formação cultural. Mas ela abrange proporções bem maiores do que a educação relacionada a certos grupos. Enquanto a educação, no sentido de transmissão de valores e costumes de geração para geração limita-se a grupos específicos, a indústria cultural, principalmente nos dias de hoje, “engoliu” a cultura local.
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Com a indústria cultural: Cultura local Cultural global
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Theodor Adorno ( ) e Max Horkheimer ( ), definiram o conceito de Indústria Cultural: Exploração comercial; Vulgarização da cultura; Ideologia da dominação.
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A Indústria cultura mescla elementos tanto da cultura quanto da ideologia. O que é ideologia?
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Para Antônio Gramsci e para Pierre Bourdieu, a ideologia são formas de pensar da classe dominante.
Antônio Gramsci: Se estabelece nas relações de hegemonia. Pierre Bourdieu: Se estabelece nas relações de violência simbólica.
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A Indústria cultural possibilita a homogeneização da ideologia, ou seja, a grande maioria dos indivíduos, compartilham as mesmas opiniões, possuem as mesmas formas de pensar: cultura de massa. A questão é que a ideologia veiculada pela indústria cultural é a das classes dominantes.
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A preocupação com a emergência de empresas interessadas na produção em massa de bens culturais, como qualquer mercadoria, visando exclusivamente o consumo, tem como fundamento a lucratividade e a adesão incondicional ao sistemas dominante.
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A Industria Cultural se manifesta como um momento de lazer
A Industria Cultural se manifesta como um momento de lazer. A diversão, nesse sentido,é sempre alienante, conduz à resignação e em nenhum momento nos instiga a refletir sobre a sociedade e que vivemos. A indústria cultural transforma as atividades de lazer em um prolongamento do trabalho, promete ao trabalhador uma fuga do cotidiano e lhe oferece, de maneira ilusória, esse mesmo cotidiano como paraíso. Por meio do convencimento , a indústria cultural vende produtos que deve agradar ao público.
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