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CONTABILIDADE DE CUSTOS

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Apresentação em tema: "CONTABILIDADE DE CUSTOS"— Transcrição da apresentação:

1 CONTABILIDADE DE CUSTOS
Capítulo 12 Problemas Especiais da Produção por Ordem: Custeio de Ordens e de Encomendas

2 Problemas Especiais da Produção por Ordem

3 EXEMPLOS DE PRODUÇÃO CONTÍNUA
Indústrias de Cimento; Química e Petroquímica; Produtos Alimentícios; Petróleo, Álcool, etc. Algumas Indústrias de Serviços, como Companhias de Água, Esgoto, Energia, etc.

4 DIFERENÇAS NO TRATAMENTO CONTÁBIL
Produção por Ordem: Custos são acumulados numa conta específica para cada ordem ou encomenda; A conta só para de receber custos quando a ordem estiver encerrada; Quando a ordem for encerrada será transferido para o Estoque de Produto Acabado ou Custo do Produto Vendido;

5 Produção Contínua: As contas são encerradas no fim de cada período;
Custos são acumulados em contas representativas; As contas são encerradas no fim de cada período; Não se apura custos unidade por unidade, mas à base do custo médio do período;

6 Nas duas formas os custo indiretos são acumulados para depois ser rateado entre os produtos;

7 QUANTO AOS PROBLEMAS DE DANIFICAÇÃO, PODEMOS ANALISAR:
Danificação de Materiais: Quando há danificação de materiais diretos ou indiretos, quando da elaboração de determinadas ordens, dois procedimentos podem ser utilizados: apropriação à ordem que está sendo elaborada ou concentração dentro dos custos indiretos para rateio à produção toda do período.

8 Danificação de Ordens Inteiras: Quando há a danificação de uma ordem inteira ou em estado adiantado de produção, o procedimento mais correto, do ponto de vista contábil, é a baixa direta para perdas do período. Do ponto de vista administrativo, interessa um relatório onde seja reduzido esse montante perdido no resultado obtido na encomenda.

9 ENCOMENDAS DE LONGO PRAZO DE EXECUÇÃO
A regra geral diz que a receita deve ser reconhecida no momento da entrega No entanto, se uma empresa trabalha pouquíssimas ordens ou encomendas por vez, ou apenas uma, e elas são de longa duração, pode ser necessária uma alteração

10 ENCOMENDAS DE LONGO PRAZO DE EXECUÇÃO
Quando ocorrer esses contratos de longo prazo, deve-se fazer a apropriação do resultado de forma parcelada, durante a produção; No Brasil, o fisco admitia a apuração do resultado somente no final, atualmente está obrigando o uso da forma parcelada;

11 CRITÉRIO DE PROPORCIONALIDADE DO CUSTO TOTAL
A empresa verifica quanto foi incorrido em cada período como parte do custo total previsto para o contrato, apropriando também a mesma porcentagem da receita total.

12 Exemplo: Estimativa de Custo Total 10.000,00
Valor do Serviço Contratado (150% custo) 15.000,00 Custo Total Incorrido no 1º Ano 4.000,00 Receita que Deverá Ser Apropriada 6.000,00

13 Exemplo: Estimativa de Custo Total 10.000,00
Valor do Serviço Contratado (150% custo) 15.000,00 Custo Total Incorrido no 1º Ano 4.000,00 Receita que Deverá Ser Apropriada 6.000,00

14 RECEBIMENTO A MAIOR OU A MENOR DO QUE A RECEITA, O QUE FAZER???
Se for recebido a maior, o excedente é contabilizado como passivo circulante; Se for recebido a menor, a diferença deverá ser contabilizada no ativo circulante;

15 E QUANDO O CUSTO REAL FOR DIFERENTE DO PREVISTO?
Na maioria das vezes ocorrerá divergência do custo real ocorrido em relação ao custo previsto no início; Nesse caso os ajustes deverão ser feitos à medida que se tomar conhecimento do custo real;

16 EXEMPLO: CUSTO REAL DIFERENTE DO CUSTO PREVISTO
Exemplo: a empresa tem uma estimativa de custo total de $ para uma encomenda, e a contrata por $ ; no primeiro ano, incorre num custo total de $ , o que a faz apropriar $ de receita. Se tiver recebido mais do que os $ de seu cliente, terá o excedente contabilizado como Passivo Circulante (Adiantamentos, Serviços a Executar ou outra conta — nunca em Resultados de Exercícios Futuros); se tiver recebido menos, a diferença aparecerá no Ativo Circulante (na forma de Contas a Receber, Serviços Executados a Faturar etc.). Recebimentos Contratados: Na assinatura, $ , Em 30/6/ano seguinte, $ , Na entrega, $ No segundo período, procede da mesma forma, apropriando sempre 50% a mais de receita do que tiver sido o custo incorrido.

17 EXEMPLO: CUSTO REAL DIFERENTE DO CUSTO PREVISTO
Custo Total Previsto ,00 Receita Total Contratada (150% do custo) ,00 Previsão de Períodos de Execução 3

18 No primeiro Período Ocorre: Apuração do Resultado:
Custos Reais Incorridos ,00 Mudança na Previsão do Custo Total Nenhuma ainda Apuração do Resultado: Apropriação da Receita (150% do custo) ,00 Apropriação da Despesa Resultado ,00

19 No Segundo Período Ocorre: Apropriação da Receita do 2º Período
Custos Reais Incorridos ,00 Novo Custo Real Previsto ,00 Receita sem alteração Apropriação da Receita do 2º Período Receita Total x Custo Total ( / ) 140,00% Apropriação da Receita ,00

20 Apuração do Resultado do Segundo Período:
Mas há um ajuste a ser feito, pois, nessa base, no primeiro ano deveria ter sido de $ ( * 140%) o valor da receita. Logo, a do segundo ano será de: Apropriação da Receita ,00 Ajuste do Primeiro Ano (6.000 – 5.600) ,00 Apropriação da Receita Após Ajustes ,00 Apuração do Resultado do Segundo Período: Apropriação da Despesa ,00 Resultado ,00

21 No Terceiro Período Ocorre: Apuração do Resultado:
Custos Reais Incorridos ,00 Novo Custo Real Previsto ,00 Apuração do Resultado: Apropriação da Receita ,00 Apropriação da Despesa Resultado ,00

22 QUADRO RESUMO DOS PERÍODOS
Total Receitas ,00 ,00 ,00 ,00 Despesas ,00 ,00 ,00 ,00 Resultado ,00 ,00 ,00

23 1º PERÍODO (igual anterior):
Também é normal alteração na receita global, como no exemplo: Entradas iniciais previstas: $4.000 entrada, $5.000 no ano seguinte e $6.000 na entrega No contrato se prevê 5% de correção no primeiro ano e 8% no segundo 1º PERÍODO (igual anterior): Receita R$ ,00 (-) Despesa R$ ,00 (=) Resultado R$ ,00

24 Contrato prevê a correção de 5% do valor a receber da 2ª e 3ª parcela no segundo ano ($ $6.000) x 1,05 = $11.550 Nova receita prevista = $4.000 (primeira parcela) + $ = $15.550 Novo custo previsto do projeto (já visto anteriormente) = $10.700 Nova porcentagem de receita sobre o custo = $ / $ = 145,3%

25 Receita do 2º ano, descontando o ajuste do 1º ano
145,3% x $ (custos do período) = $ ( - ) (150% - 145,3%) x $ (custo 1º ano) = $ ( = ) $ $ = $ Receita R$ ,00 (-) Despesa R$ ,00 (=) Resultado R$ ,00

26 Contrato prevê a correção de 8% do valor a receber da 3ª parcela no último ano assim a nova receita total será = $ $ x 5% (correção 2º ano) + $6.000 x 8% (correção 3º ano) = $ Receita = $ $ (apropriado no 1º ano) - $ (apropriado no 2º ano) = $ Receita R$ ,00 (-) Despesa R$ ,00 (=) Resultado R$ ,00

27 QUADRO RESUMO DOS PERÍODOS
Total Receitas ,00 ,00 ,00 ,00 Despesas ,00 ,00 ,00 ,00 Resultado ,00 ,00 ,00 ,00

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36 Uma empresa produz e vende ventiladores de vários modelos e tamanhos, cujos designs são atualizados de três em três meses. Em determinado mês foi iniciada e concluída a Ordem de Produção na 22, para um lote de 500 ventiladores do tipo “M”, totalmente vendido, cuja estrutura normal de custos era a seguinte: No mesmo mês, foi processada a Ordem de Produção ng 23, com um lote adicional de 60 unidades do mesmo produto, pois o pessoal da área de marketing verificou que a demanda seria superior às 500 inicialmente estimadas. O tempo de mão-de-obra direta aplicado àquele novo lote foi superior ao normal em 10% e o respectivo custo teve um acréscimo de 50%, em função de horas extras. No fim do processo de produção da OP nº23, antes do embalamento, ocorreu um acidente que fez com que o produto ficasse parcialmente danificado; entendendo que não deveria colocar no mercado produtos com defeito, a empresa vendeu como sucata o lote defeituoso, pelo valor de $ Outros dados: 1) sobre toda a receita bruta incidem 25% de tributos; 2) o no preço da matéria-prima e da embalagem estão inclusos 20% de tributos recuperáveis; 3) o o ônus de encargos sociais sobre a MOD é de 100%; 4) o o custo de depreciação ($ 5.000) é fixo, por mês. Sabendo que o preço normal de venda daquele modelo é de $ 250 por unidade, pede-se calcular o resultado bruto (lucro ou prejuízo) de cada OP e o total.

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