A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico."— Transcrição da apresentação:

1

2 [...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não transferir conhecimento. (FREIRE, p.47)

3

4 A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais que isso, implica a nossa habilidade de apreender a substantividade do objeto aprendido. A memorização mecânica do perfil do objeto não é aprendizado verdadeiro do objeto ou do conteúdo. Neste caso, o aprendiz funciona muito mais como paciente da transferência do objeto ou conteúdo do que como sujeito crítico, epistemologicamente curioso, que constrói o conhecimento do seu objeto ou participa da sua construção. FREIRE, p.67)

5 [...]Na educação, o paradigma enquadra fatores como a proporção de aluno-professor ou concessões entre aprendizagem baseada em projeto (engajamento) e aprendizagem baseada em palestra (absorção de conhecimento). (HORN, p.XV)

6 Como se preparar para a sala de aula invertida?
O professor deve conversar com seu coordenador ou coordenadora sobre suas metodologias e deixá-lo a par de seus projetos O professor tem de deixar claro aos alunos e às famílias o seu objetivo e pedir o apoio delas. A sala de aula deve ser modificada. Adaptada à metodologia que se vai usar. A disposição das carteiras já é um começo.

7 Aluno protagonista? Como?
O material: Investigar o tipo de material tecnológico de que o aluno dispõe (computador, tablet, smartphone). Investigar o tipo de material tecnológico de que a escola dispõe. Certificar a existência de biblioteca na escola e na comunidade. Investigar o próprio material didático do aluno.

8 Aluno protagonista? Como?
Explicar o que é “leitura prévia e estudo prévio” Escolher o conteúdo – este tem de fazer sentido para o aluno para que ele trabalhe com o real. Preparar a aula para que o aluno exponha o conteúdo, por meio de atividades individuais ou coletivas, escritas ou orais, de modo que todos interajam e compartilhem essas atividades.

9 Aluno protagonista? Como?
O professor observa a atitude dos alunos e intervém quando necessário Para toda atividade, deve haver um fechamento com retrospectiva dos pontos principais e expectativas para o próximo encontro. Isso é motivação. Pensar um projeto maior em que se possa aplicar as atividades desenvolvidas em sala, já que os alunos trabalharam com conceitos e prática nas atividades.

10

11

12 Ensino híbrido? O ensino on-line pode permitir:
Que os estudantes aprendam a qualquer momento; Em qualquer lugar; Em qualquer ritmo; Em larga escala; Em seu nível mais básico; Que os estudantes avancem rapidamente se já dominam um conceito; Retrocedam e retardem algum conteúdo que precisa ser revisado.

13 Relação entre estratégia e inovação
Na Educação (concessões estratégicas): O Modelo de ensino deve ser de mão única (palestra) ou mão dupla (discussão)? Nosso modelo deve ser baseado em aulas particulares ou no ensino em grupo? Devemos preferir escolas menores com menos alunos para o professor?

14 A tecnologia fornece aos estudantes uma forma simples de tomar diferentes caminhos para chegar a um destino comum. Ela pode liberar os professores para se tornarem planejadores, mentores, facilitadores, tutores, avaliadores e orientadores de ensino para chegar a cada estudante de maneiras antes impossíveis. (HORN, p.11)

15 [...] a integração do ensino on-line nas escolas assinala a oportunidade mais poderosa que o mundo conheceu para tornar a aprendizagem centrada no estudante uma realidade global. (HORN, p.11)

16

17 Além de os professores ensinarem os estudantes, os estudantes podem ensinar uns aos outros. Felizmente estamos aprendendo como aprender e ensinando a como ensinar. (HORN, p.XVIII)

18 Referências FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 51ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. HORN, Michael. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.


Carregar ppt "[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google