A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Distúrbios Musculoesqueléticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Distúrbios Musculoesqueléticos"— Transcrição da apresentação:

1 Distúrbios Musculoesqueléticos
Prof. Adrean

2 Definição Incluem uma variedade de condições inflamatórias e degenerativas afetando os músculos, tendões, ligamentos, articulações, nervos periféricos, etc; bem como outras condições como mialgias, lombalgias, etc.

3 Dor/desconforto; Lesão/doença.

4 Fatores de Risco Utilização excessiva de força muscular;
Movimentos repetitivos; Postura inadequada; Ritmo sem pausa.

5 Em dimensões: Intensidade; Velocidade; Exposição temporal.

6 Multifatoriais Outros fatores (OMS): Organizacionais; Psicossociais;
Socioculturais; Individuais. Multifatoriais

7 Trabalho Poder estruturador: sendo via de identidade, via de satisfação/ prazer; Capaz de gerar um significado ao trabalhador.

8 “Por Organização do Trabalho entende-se a divisão do trabalho, o conteúdo da tarefa, sistema hierárquico, modalidades de comando, relações de poder, de responsabilidade, etc.”

9 Tarefa versus Atividade

10 DORT Uma “síndrome clínica” caracterizada por dor crônica, acompanhada ou não por alterações objetivas e que se manifesta principalmente no pescoço, cintura escapular e /ou membros superiores em decorrência do trabalho. INSS/1998

11 Uso repetitivo Trauma agudo lesão atividade resposta inflamatória
fraqueza, rigidez dor repouso Gross, Fetto & Rosen; 2000

12 Modificações bioquímicas do músculo hipersolicitado
Acúmulo de lactatos; Insuficiência de glicogênio; Modificações das concentrações iônicas intra e extracelulares.

13 Efeitos da hipersolicitação do músculo
A hipersolicitação dos movimentos e da força: Aumento da concentração de potássio; Uma diminuição da concentração de sódio no meio extracelular. As modificações das concentrações iônicas intra e extracelulares provocariam uma diminuição da força muscular. Surge a fadiga muscular como a expressão do recrutamento de um número maior de unidades motoras.

14 Musculares Fadiga; Cãimbras; Lesões musculares.

15 Tendinosas Tendinite do ombro; Tendinite do cotovelo;
Tenossinovite e tendinite do punho; Tendinites da mão.

16 Associação Internacional para o Estudo da Dor
“Dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a dano tecidual presente ou potencial, ou descrita em termos de tal dano.”

17 ? pelo corpo metades esquerda e direita acima e baixo da cintura
Fadiga muscular Inflamatório localizado Dores difusas pelo corpo metades esquerda e direita acima e baixo da cintura ? Inflamatório sistêmico Degenerativo ou mecânico

18 Cuidados com a postura podem evitar as seguintes deformações da coluna:
Lordose; Cifose; Escoliose.

19 Lordose É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco. 

20 Cifose  É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.

21 Escoliose É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural.  A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior.

22


Carregar ppt "Distúrbios Musculoesqueléticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google