Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMikaela Martins Carmona Alterado mais de 9 anos atrás
1
Formatos multimídia de informação: as “Histórias Fotográficas” Daniela Osvald Ramos http://danielaramos.net dosvald@gmail.com
2
O termo “formato” Formato na web Formato multimídia de informação Histórias fotográficas ou Audioslideshow Apontamentos Conclusivos Índice temático
3
Formato: TV e Rádio. Perspectiva da grade de programação, na qual os formatos se sucedem; serve de identificador do Jornalismo, dá credibilidade técnica aos produtos jornalísticos; Repetição de uma estrutura narrativa que produz discurso; Segundo ROSÁRIO (2007, p. 187), o formato “(...) atende à necessidade de uniformização de padrões, buscando constâncias de linguagem e de discurso (...)”. TV: define enquadramento, plano, cenário, recursos narrativos e de edição, presença ou não de um apresentador ou repórter, ao vivo ou gravado, assunto, tema e duração. O termo
4
Complexidade do termo; formato como definição de suporte físico: filme, 8mm, 50mm, fita magnética (Betamax, VHS), arquivo técnico de registro; SERRES (2006): “formato-pai”. Formato como condicionante das formas culturais, em oposição à narrativa; Diferenciações: o formato na TV é proprietário Antes do conceito, o que temos hoje mais presente e pesquisado é o significado do termo. O termo
5
http://commais.info BARBOSA, 2003, define o portal como um formato na web: “O formato portal pode ser adotado por empresas de perfis díspares para diferentes fins, oferecendo variadas aplicações, desde que adequado à estratégia particular de presença digital de cada uma”; MIELNICZUK (2003, p. 70): a) Suporte - o arranjo das informações em um suporte digital; b) Site jornalístico - divisão das informações em seções por assuntos ou de acordo com recursos oferecidos pela internet e que são utilizados no site; c) Narrativa jornalística - os recursos específicos do suporte que são empregados na narrativa jornalística, tais como texto escrito, sons (narração, música, depoimento, etc.) e imagens (fotografia, vídeo, infografia, etc); Formato na web
6
BARBOSA, 2003, define o portal como um formato na web: “O formato portal pode ser adotado por empresas de perfis díspares para diferentes fins, oferecendo variadas aplicações, desde que adequado à estratégia particular de presença digital de cada uma”; MIELNICZUK (2003, p. 70): a) Suporte - o arranjo das informações em um suporte digital; b) Site jornalístico - divisão das informações em seções por assuntos ou de acordo com recursos oferecidos pela internet e que são utilizados no site; c) Narrativa jornalística - os recursos específicos do suporte que são empregados na narrativa jornalística, tais como texto escrito, sons (narração, música, depoimento, etc.) e imagens (fotografia, vídeo, infografia, etc); Formato na web
7
Portal está no item b); formato multimídia no item c); Narração na web é interface para bancos de dados (Manovich); o formato na web é determinado pelo seu design informático, uma operação de linguagem mediada como gerador do formato. Formato na web
8
Formato como matriz; Variações estão previstas (princípio da variabilidade); O formato na web organiza o discurso multimídia e agencia seus elementos; BERTOCCHI (2006): duas formas narrativas se destacam atualmente nos cibermeios informativos, a reportagem multimídia e a infografia interativa (p. 171). Situamos o formato das “histórias fotográficas” na reportagem multimídia por integração (SALAVERRÍA 2005); Identificamos a seguir o formato das “Histórias Fotográficas”, cuja fórmula é repetida desde 2005, tendo surgido como formato jornalístico multimídia no portal MSNBC. Formato multimídia
9
Origens: Ädaweb - http://www.adaweb.com/project/aitken/http://www.adaweb.com/project/aitken/ Histórias fotográficas
10
Origens no Jornalismo: Picture Stories, 2005, MSNBC http://msnbc.com/modules/flash_mediateam/ps_050121_warAfter/ Histórias fotográficas
13
Desenvolvimento Picture Stories, 2009, portal MSNBC http://www.msnbc.msn.com/id/21134540/vp/28114595 Histórias fotográficas
16
Desenvolvimento Fotorreportajes, 2009, Clarín.com http://www.clarin.com/diario/especiales/index.html Histórias fotográficas
17
Desenvolvimento Histórias fotográficas, 2009, portal UOL http://noticias.uol.com.br/album/historias-fotograficas/ult7375u2.jhtm Histórias fotográficas
18
Ensino Soundslides, University of Florida College of Journalism and Communications, 2009 http://www.jou.ufl.edu/faculty/mmcadams/jou4930/soundslides/ Histórias fotográficas
19
Audioslide show + vídeo: http://www.mediastorm.org/0019.htm - Love in the first personhttp://www.mediastorm.org/0019.htm Histórias fotográficas/ Variações
20
Considemos que a repetição ocorreu com as “Histórias Fotográficas” nos elementos fundamentais que o caracterizam; Em todos há a articulação narrativa com fotografia e áudio, seja o áudio do personagem ou personagem e trilha sonora, ou apenas trilha sonora; O formato não é descaracterizado por suas variações, assim, encontramos várias entre os portais e entre os formatos em um mesmo portal, por exemplo, como no Clarín.com. Neste portal, na fotorreportaje Beagle, la guerra que no fue, identificamos uma narração em áudio, mais trilha sonora e legendas que não repetem o texto da narração, algo que não ocorre com o exemplo que utilizamos. Também a predominância de temas fortes não se concretizou; Apontamentos conclusivos
21
Elaboração de algum roteiro e a ausência da imagem do repórter; O formato “história fotográfica” não é slideshow; O termo Áudioslideshow tem uso mais genérico; As fotografias do slideshow não estão necessariamente em uma seqüência narrativa. Podem ter narração ou trilha sonora, porém o narrador nunca será o personagem, mas uma voz que conta a seqüência sem fazer parte dela, mais como um observador. Equipes com composições diversas geram diferentes tipos de formatos, se cruzarmos as informações dos créditos com o formato.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.