A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formatos multimídia de informação: as “Histórias Fotográficas” Daniela Osvald Ramos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formatos multimídia de informação: as “Histórias Fotográficas” Daniela Osvald Ramos"— Transcrição da apresentação:

1 Formatos multimídia de informação: as “Histórias Fotográficas” Daniela Osvald Ramos http://danielaramos.net dosvald@gmail.com

2 O termo “formato” Formato na web Formato multimídia de informação Histórias fotográficas ou Audioslideshow Apontamentos Conclusivos Índice temático

3 Formato: TV e Rádio. Perspectiva da grade de programação, na qual os formatos se sucedem; serve de identificador do Jornalismo, dá credibilidade técnica aos produtos jornalísticos; Repetição de uma estrutura narrativa que produz discurso; Segundo ROSÁRIO (2007, p. 187), o formato “(...) atende à necessidade de uniformização de padrões, buscando constâncias de linguagem e de discurso (...)”. TV: define enquadramento, plano, cenário, recursos narrativos e de edição, presença ou não de um apresentador ou repórter, ao vivo ou gravado, assunto, tema e duração. O termo

4 Complexidade do termo; formato como definição de suporte físico: filme, 8mm, 50mm, fita magnética (Betamax, VHS), arquivo técnico de registro; SERRES (2006): “formato-pai”. Formato como condicionante das formas culturais, em oposição à narrativa; Diferenciações: o formato na TV é proprietário Antes do conceito, o que temos hoje mais presente e pesquisado é o significado do termo. O termo

5 http://commais.info BARBOSA, 2003, define o portal como um formato na web: “O formato portal pode ser adotado por empresas de perfis díspares para diferentes fins, oferecendo variadas aplicações, desde que adequado à estratégia particular de presença digital de cada uma”; MIELNICZUK (2003, p. 70): a) Suporte - o arranjo das informações em um suporte digital; b) Site jornalístico - divisão das informações em seções por assuntos ou de acordo com recursos oferecidos pela internet e que são utilizados no site; c) Narrativa jornalística - os recursos específicos do suporte que são empregados na narrativa jornalística, tais como texto escrito, sons (narração, música, depoimento, etc.) e imagens (fotografia, vídeo, infografia, etc); Formato na web

6 BARBOSA, 2003, define o portal como um formato na web: “O formato portal pode ser adotado por empresas de perfis díspares para diferentes fins, oferecendo variadas aplicações, desde que adequado à estratégia particular de presença digital de cada uma”; MIELNICZUK (2003, p. 70): a) Suporte - o arranjo das informações em um suporte digital; b) Site jornalístico - divisão das informações em seções por assuntos ou de acordo com recursos oferecidos pela internet e que são utilizados no site; c) Narrativa jornalística - os recursos específicos do suporte que são empregados na narrativa jornalística, tais como texto escrito, sons (narração, música, depoimento, etc.) e imagens (fotografia, vídeo, infografia, etc); Formato na web

7 Portal está no item b); formato multimídia no item c); Narração na web é interface para bancos de dados (Manovich); o formato na web é determinado pelo seu design informático, uma operação de linguagem mediada como gerador do formato. Formato na web

8 Formato como matriz; Variações estão previstas (princípio da variabilidade); O formato na web organiza o discurso multimídia e agencia seus elementos; BERTOCCHI (2006): duas formas narrativas se destacam atualmente nos cibermeios informativos, a reportagem multimídia e a infografia interativa (p. 171). Situamos o formato das “histórias fotográficas” na reportagem multimídia por integração (SALAVERRÍA 2005); Identificamos a seguir o formato das “Histórias Fotográficas”, cuja fórmula é repetida desde 2005, tendo surgido como formato jornalístico multimídia no portal MSNBC. Formato multimídia

9 Origens: Ädaweb - http://www.adaweb.com/project/aitken/http://www.adaweb.com/project/aitken/ Histórias fotográficas

10 Origens no Jornalismo: Picture Stories, 2005, MSNBC http://msnbc.com/modules/flash_mediateam/ps_050121_warAfter/ Histórias fotográficas

11

12

13 Desenvolvimento Picture Stories, 2009, portal MSNBC http://www.msnbc.msn.com/id/21134540/vp/28114595 Histórias fotográficas

14

15

16 Desenvolvimento Fotorreportajes, 2009, Clarín.com http://www.clarin.com/diario/especiales/index.html Histórias fotográficas

17 Desenvolvimento Histórias fotográficas, 2009, portal UOL http://noticias.uol.com.br/album/historias-fotograficas/ult7375u2.jhtm Histórias fotográficas

18 Ensino Soundslides, University of Florida College of Journalism and Communications, 2009 http://www.jou.ufl.edu/faculty/mmcadams/jou4930/soundslides/ Histórias fotográficas

19 Audioslide show + vídeo: http://www.mediastorm.org/0019.htm - Love in the first personhttp://www.mediastorm.org/0019.htm Histórias fotográficas/ Variações

20 Considemos que a repetição ocorreu com as “Histórias Fotográficas” nos elementos fundamentais que o caracterizam; Em todos há a articulação narrativa com fotografia e áudio, seja o áudio do personagem ou personagem e trilha sonora, ou apenas trilha sonora; O formato não é descaracterizado por suas variações, assim, encontramos várias entre os portais e entre os formatos em um mesmo portal, por exemplo, como no Clarín.com. Neste portal, na fotorreportaje Beagle, la guerra que no fue, identificamos uma narração em áudio, mais trilha sonora e legendas que não repetem o texto da narração, algo que não ocorre com o exemplo que utilizamos. Também a predominância de temas fortes não se concretizou; Apontamentos conclusivos

21 Elaboração de algum roteiro e a ausência da imagem do repórter; O formato “história fotográfica” não é slideshow; O termo Áudioslideshow tem uso mais genérico; As fotografias do slideshow não estão necessariamente em uma seqüência narrativa. Podem ter narração ou trilha sonora, porém o narrador nunca será o personagem, mas uma voz que conta a seqüência sem fazer parte dela, mais como um observador. Equipes com composições diversas geram diferentes tipos de formatos, se cruzarmos as informações dos créditos com o formato.


Carregar ppt "Formatos multimídia de informação: as “Histórias Fotográficas” Daniela Osvald Ramos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google