Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Clara Pedroso Ventura Alterado mais de 8 anos atrás
2
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Relaciona e articula vivências cotidianas aos aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos; promove o desenvolvimento das identidades; contribui para a valorização da diversidade humana e cultural;
3
promove a participação em diferentes grupos sociais ;
problematiza as vivências dos sujeitos; proporciona o estudo e a investigação por meio de diferentes linguagens para expressar saberes, sentimentos, crenças e dúvidas na descoberta de si mesmo e nas relações sociais.
4
Área de Ciências Humanas
no Ensino Fundamental Componentes curriculares: Geografia História Ensino Religioso
5
COMPONENTE CURRICULAR GEOGRAFIA
6
CIÊNCIA GEOGRÁFICA É o campo de saber interessado nas inter-relações dinâmicas entre elementos humanos e não humanos, materiais e imateriais, em sua distribuição pelo mundo, o que constitui o espaço geográfico em construção constante.
7
“Analisar o espaço geográfico, categoria central da ciência geográfica, proporciona a compreensão de como diferentes grupos de pessoas relacionam-se entre si e com o meio, constituindo espacialidades, aos mesmo tempo em que são constituídas por elas.” (BNC – 2015)
8
A construção dos objetivos de aprendizagem de Geografia consideram simultaneamente:
Os Direitos de Aprendizagem da Base Nacional Curricular; As Dimensões Formativas dos direitos geográficos; - Os Recortes Espaciais de Referência.
9
Dimensões formativas dos saberes geográficos de acordo com BNC:
O sujeito e o mundo O lugar e o mundo As linguagens e o mundo As responsabilidades e o mundo
10
O sujeito e o mundo Trata da localização dos sujeitos de aprendizagem, dos grupos sociais aos quais pertence e dos seus lugares de vivência, criando referenciais de espacialidade a partir do cotidiano.
11
O lugar e o mundo Trata do entendimento que cada lugar se constitui por trajetórias múltiplas. Como resultado provisório de processos dinâmicos em diferentes escalas geográficas ( processos sociais, econômicos, técnicos, políticos e históricos pelo mundo).
12
As linguagens e o mundo Trata da apropriação de conceitos geográficos e o uso das múltiplas linguagens.
13
As responsabilidades e o mundo
Trata da abordagem sobre o protagonismo, a responsabilidade e a participação do/a estudante em processos espaciais dinâmicos, a partir de ações éticas e políticas.
14
DIRETRIZ CURRICULAR MUNICIPAL GEOGRAFIA
15
Eixos do 1º ao 3º ano Lugar e paisagem Transformando a natureza
Espaço e representação
16
Eixos do 4º ao 5º ano A dinâmica dos elementos naturais
As paisagens urbanas e rurais, suas características e relações Espaço e representação
17
Análise dos Objetivos de Aprendizagem do Componente Currricular Geografia no Ensino Fundamental
18
O SUJEITO E O MUNDO CHGE1FOA001 Reconhecer-se como sujeito e como parte integrante dos lugares de vivências e dos diversos grupos sociais aos quais pertence. CHGE1FOA002 Identificar elementos geográficos para compreensão e significação de suas funções em lugares de vivências.
19
A linguagem utilizada é clara, permitindo que o mesmo seja compreendido pelos participantes da discussão pública. ( ) Concordo fortemente ( ) Concordo ( ) Sem opinião ( ) Discordo ( ) Discordo fortemente O objetivo de aprendizagem é relevante e pertinente para esta etapa da Educação Básica. ( ) Concordo fortemente ( ) Concordo ( ) Sem opinião ( ) Discordo ( ) Discordo fortemente RESPONDA A QUESTÃO A SEGUIR CASO TENHA DISCORDADO DE ALGUMA AFIRMAÇÃO ANTERIOR: De acordo com a sua avaliação que ação relativa a este objetivo seria desejável no documento da Base Nacional Comum Curricular? Reescreva a sugestão do objetivo nas linhas abaixo.
20
Dayane Anicer Francisco Costa Apoio Pedagógico de Geografia/SME
(43)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.