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08/05/2015 (Arquivo editado pelos alunos).  Teoria da tábula rasa.

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Apresentação em tema: "08/05/2015 (Arquivo editado pelos alunos).  Teoria da tábula rasa."— Transcrição da apresentação:

1 08/05/2015 (Arquivo editado pelos alunos)

2  Teoria da tábula rasa

3  Não há ideias inatas  Todas as ideias são formadas a partir das experiências dos sentidos

4  Impressões e reflexões  Ideias simples e complexas

5  Impressões e reflexões (externas) (internas)  Ideias simples e complexas (Impressão direta) (junção mental)

6  Qualidades secundárias (subjetivas)  Qualidades primárias (objetivas)  Fundamentação das ciências

7  Qualidades secundárias (subjetivas) Ex: cor, sabor, cheiro...  Qualidades primárias (objetivas)  Fundamentação das ciências Ex: Extensão, movimento, quantidade, peso...

8  ANOTAÇÕES DA TURMA:

9  Impressões  Ideias

10  Impressões  Mais fortes  Ideias  Mais fracas

11  Impressões  Mais fortes  Ideias  Mais fracas CÓPIAS!

12  Crítica à noção de causalidade:

13  Observamos os eventos em sucessão, mas não o seu nexo causal  Semelhança e diferença; contiguidade; causalidade => Apenas processos mentais

14  Conhecimento humano:  Expectativa psicológica  Hábito

15  Conhecimento humano:  Expectativa psicológica  Hábito  Conhecimento possível em qualquer área:  Convenção, probabilidade, aproximação

16  Conhecimento humano:  Expectativa psicológica  Hábito  Conhecimento possível em qualquer área:  Convenção, probabilidade, aproximação Crise para a metafísica e também para as ciências!

17  Falar em essências metafísicas e verdades absolutas está além da possibilidade humana de fundamentação de ideias. Passa a mera especulação

18  No entanto, podemos falar das impressões que temos. As impressões são como um lastro para o conhecimento que se quer afirmar

19  Ideias vazias:

20  1) Mundo:

21  Ideias vazias:  1) Mundo: Não há percepção direta do universo inteiro como um único objeto. Só percebemos partes e inferimos o todo

22  Ideias vazias:  1) Mundo: Não há percepção direta do universo inteiro como um único objeto. Só percebemos partes e inferimos o todo  2) Eu:

23  Ideias vazias:  1) Mundo: Não há percepção direta do universo inteiro como um único objeto. Só percebemos partes e inferimos o todo  2) Eu: Não percebemos diretamente nenhuma unidade, essência ou permanência em nós mesmos. Apenas diferentes percepções de um corpo, de sentimentos e de ideias em constante transformação (Eu=feixe de experiências/autoimagem mental)

24  Ideias vazias:  1) Mundo: Não há percepção direta do universo inteiro como um único objeto. Só percebemos partes e inferimos o todo  2) Eu: Não percebemos diretamente nenhuma unidade, essência ou permanência em nós mesmos. Apenas diferentes percepções de um corpo, de sentimentos e de ideias em constante transformação (Eu=feixe de experiências/autoimagem mental)  3) Deus:

25  Ideias vazias:  1) Mundo: Não há percepção direta do universo inteiro como um único objeto. Só percebemos partes e inferimos o todo  2) Eu: Não percebemos diretamente nenhuma unidade, essência ou permanência em nós mesmos. Apenas diferentes percepções de um corpo, de sentimentos e de ideias em constante transformação (Eu=feixe de experiências/autoimagem mental)  3) Deus: Não é um ente perceptível pelos sentidos (Não se pode afirmar e nem negar)

26  O que se pode concluir?

27  Valor da ciência na utilidade

28  O que se pode concluir?  Valor da ciência na utilidade  Perspectiva mais pragmática

29  O que se pode concluir?  Valor da ciência na utilidade  Perspectiva mais pragmática  Ceticismo teórico e dogmatismo para continuar lidando com o cotidiano

30  O que se pode concluir?  Valor da ciência na utilidade  Perspectiva mais pragmática  Ceticismo teórico e dogmatismo para continuar lidando com o cotidiano  Agnosticismo

31  O que se pode concluir?  Valor da ciência na utilidade  Perspectiva mais pragmática  Ceticismo teórico e dogmatismo para continuar lidando com o cotidiano  Agnosticismo  Se a filosofia quiser manter a sua tradicional proposta de alcançar a verdade, terá de enfrentar as críticas de Hume...

32  ANOTAÇÕES DA TURMA:

33  Para acessar o arquivo da aula e conteúdos relacionados: https://abordagemfilosofica.wordpress.com


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