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Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.

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1 Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (SEMSA) Apresentação na CIES Estadual em 19/11/2015 PET /GraduaSUS – Edital 2015

2 Disposições Mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para todos os cursos de graduação na área da saúde; Qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde e as Instituições de Ensino; Articulação com projetos do Ministério da Saúde e Ministério da Educação e/ou outros projetos de âmbito local ou regional relacionados à integração ensino-serviço-comunidade; Os projetos deverão atuar como pontos de fomento e organização das ações de integração ensino-serviço-comunidade no território, de modo a articular suas ações com a de outros projetos que contribuem para fortalecer o movimento de mudança da formação de graduação em saúde, aproximando- a do Sistema Único de Saúde (SUS).

3 Disposições As ações desenvolvidas pelos projetos deverão envolver atores do SUS e da comunidade acadêmica, professores e estudantes, bem como profissionais de saúde e gestores, com foco na interdisciplinaridade; na humanização do cuidado; na integralidade da assistência; no desenvolvimento das atividades que considerem a diversificação de cenários de práticas e redes colaborativas na formação para o SUS. Os projetos deverão observar as diretrizes de contratualização sobre a integração ensino-serviço-comunidade, institucionalizadas por meio da Portaria Interministerial nº 1.127/MS/MEC, de 04 de agosto de 2015, que estabelece as diretrizes para elaboração dos Contratos Organizativos de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) contemplando o desenvolvimento de atividades que articulem o ensino, a pesquisa e a extensão para o cuidado em saúde, com base nas necessidades sociais em saúde e considerando a capacidade de promover o desenvolvimento regional no enfrentamento de problemas de saúde prevalentes

4 Disposições Duração de 24 meses (Março de 2016 a Jan de 2018) Mínimo 02 e máximo 06 grupos PET, sendo 01 grupo necessariamente do curso de Medicina.

5 Eixos: Adequação dos cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais, o projeto deve especificar quais mudanças precisam ser realizadas e que ações serão empreendidas com tal fim, demonstrando o compromisso com a mudança por parte das respectivas instâncias responsáveis nas IES; Promoção da integração ensino-serviço-comunidade com foco no desenvolvimento do SUS, visando a implementação e dos princípios previstos nos projetos político-pedagógicos dos cursos a partir das DCN. Desenvolvimento da docência e da preceptoria na saúde articulada às necessidades do SUS, com vistas a promover a formação de docentes e preceptores para a conformação do ensino às necessidades do SUS e a mudança das metodologias de ensino aprendizagem.

6 As ações desenvolvidas pelos projetos devem implicar: a) na mobilização da comunidade acadêmica e atores sociais para mudança da graduação, prevendo participação nos espaços colegiados de discussão sobre a educação na saúde e incluindo a apresentação e troca de experiências; b) na ampliação do SUS enquanto espaço de aprendizagem para estudantes e professores; c) na corresponsabilização das IES pela saúde no território, qualificando o cuidado aos usuários; d) no desenvolvimento do papel dos trabalhadores do SUS como protagonistas da integração ensino-serviço-comunidade, em parceria com as IES; e) na educação permanente em saúde de gestores, trabalhadores, professores, estudantes e usuários.

7 Proposta Possibilitar a organização do Contrato Organizativo de Ação Publica Ensino Saúde da Região Vila Velha Público envolvido: USF Barra do Jucu (01 grupo) – Enfermagem USF Ulisses Guimarães (01 grupo) - Odontologia HEIMABA (02 grupos) – Farmácia/Fisioterapia HABF (01 grupo) - Medicina CIES Metropolitana (01 grupo) - Psicologia

8 Ações Eixo 1: Ampliação dos campos de prática dos cursos da saúde; Integração dos pontos de ensino- serviço na região Vila Velha; Mudança nas matrizes curriculares; Ano 1 – Diagnóstico Diagnóstico da integração ensino e serviço (quantos somos, o que fazemos, onde estamos, como aprendemos no SUS, dificultadores e facilitadores – pesquisa com egressos, veteranos, ingressantes e docentes); Fortalecimento do Núcleo de Excelência Clinica aplicada à Atenção Primária sobre a prática no SUS. Ano 2 – Implementação de mudanças curriculares Construção de Seminário Interdisciplinar Integrado

9 Ações Eixo 2: Construção de um diagnóstico sobre fluxos e processos da integração ensino e serviço; Construção das diretrizes para o COAPES; Ano 1 – Estratégias de EP Rodas de educação permanente para diagnóstico e intervenção– discussão da integração ensino e serviço (visão do serviço sobre a integração ensino serviço, visão do preceptor e de seu papel como educador; Construção de um plano integrado de ação unidade de trabalho da saúde e escola. Ano 2- Estratégias de Integração Construção de fluxos de integração ensino e serviço; Construção de projeto do COAPES - Vila Velha; Construção de fluxo de integração COAPES e CIES Metropolitana e CIES Estadual.

10 Ações Eixo 3 - DNC Formação de preceptores e docentes Ano 1 – Gestão da Educação X Gestão do Trabalho Identificação de estratégias de fortalecimento da preceptoria no SUS Ano 2 - Estratégias Curso de Preceptoria (envolvendo profissionais e docentes) Rodas de educação permanente (ampliação dos atores) Narrativas sobre a experiência de integração ensino e serviço: Registrando a nossa história. OBS: Ressaltamos que estamos apresentando um Pré Projeto, pois o mesmo ainda passará pela avaliação do MS, podendo depois disto sofrer alterações, o que poderá implicar na revisão e reenvio do Projeto inicial.

11 Apresentação conjunta do Projeto em Vila Velha


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