A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A MUTUALIDADE EM UM MUNDO INDIVIDUALISTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A MUTUALIDADE EM UM MUNDO INDIVIDUALISTA"— Transcrição da apresentação:

1

2 A MUTUALIDADE EM UM MUNDO INDIVIDUALISTA

3 INTRODUÇÃO Individualismo - conceito político, moral e social de afirmação da liberdade do indivíduo a frente do coletivo.

4 SERES AUTONOMOS: senhores do próprio destino. INTRODUÇÃO
auto+nomos = Lei própria senhores do próprio destino.

5 Evangelho de consumo em vez de pertencimento à comunidade.
INTRODUÇÃO CONSEQUENCIAS PARA A IGREJA: Evangelho de consumo em vez de pertencimento à comunidade. Foco nas necessidades individuais em vez da edificação da comunidade. Enfraquecimento da membresia e anulação da disciplina eclesiástica.

6 O que a Bíblia diz? INTRODUÇÃO
Nos adverte contra o individualismo sem defender um comunismo institucional. Enfatiza a responsabilidade individual diante da responsabilidade para com o próximo.

7 do indivíduo ao próximo
INTRODUÇÃO O que a Bíblia diz? No NT 34 mandamentos diretos: “uns aos outros” do indivíduo ao próximo Amar, Encorajar, acolher, repreender, cuidar, falar a verdade, ser bondoso, considerar, sujeitar, suportar, ensinar, servir, consolar, incentivar, confessar.

8 Um texto relevante para este assunto:
Gálatas 6.1-5

9 Cumprimos a Lei de Cristo ao nos ajudarmos mutuamente.
Proposição Cumprimos a Lei de Cristo ao nos ajudarmos mutuamente.

10 Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
I – Qual é a Lei de Cristo Gál 5: Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Lev 19: Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e não levarás sobre ti pecado por causa dele. Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor

11 II – A Lei de Cristo em relação ao irmão
Quando percebermos um irmão caído (v.1) Restaurar o irmão. “Consertar um osso quebrado ou colocar um membro no lugar”, tornar perfeito, encaminhar, mostrar o caminho correto. Uma tarefa para os espirituais – Gl Com espírito de brandura. Ilustração: Fogo

12 II – A Lei de Cristo em relação ao irmão
Quando percebermos um irmão sobrecarregado (v.2) Carga pesada demais para levar sozinho.

13 Ao percebermos um irmão caído ou sobrecarregado.
Heb 10: e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. RESTAURAR O IRMÃO

14 III – A Lei de Cristo em relação a nós.
B – Guardar O que pensa de si mesmo enquanto ajuda alguém? (v.3) Não se glorie na fraqueza do irmão (v.4) Leve seu próprio fardo (v.5) Qual sua própria responsabilidade? Cada um responderá por si a Deus.

15

16 Evangelho se torna vivo na comunidade.
CONCLUSÃO CONSEQUENCIAS PARA A IGREJA: Evangelho se torna vivo na comunidade. Foco nas necessidades do próximo para edificação do corpo. Uma membresia forte protegida pela disciplina eclesiástica.

17 Conclusão Cada cristão individualmente tem a responsabilidade de cumprir Lei de Cristo, a Lei do Amor. Nossa responsabilidade individual é ajudar o irmão em suas fraquezas, mantendo vigilância sobre nossos próprias deficiências.


Carregar ppt "A MUTUALIDADE EM UM MUNDO INDIVIDUALISTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google