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Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.

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1 Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005

2 Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI 1.As Escolas de SP – tradição e mudança 2.Século XXI: novo contrato social para a saúde 3.Século XXI: desafios para as Escolas SP

3 1. As Escolas de SP – tradição e mudança Escolas de formação Contexto de inclusão da SP entre as funções de governo - ação técnica no paradigma campanhista – modelo militar e ativismo cívico. Já presentes: caráter de pós-graduação, relação ambígua com a Medicina, relação estreita com autoridades sanitárias, caráter interdisciplinar e multiprofisional da formação. Instituições acadêmicas Consolidação do campo e da identidade profissional – marcado por capacidade organizacional e sentido de missão modernizadora. Anos 80 e 90: ampliação e diversificação das instituições, com alteração da relação com serviços (academia); tripé de campos de conhecimento: epidemio, ciências sociais e planejamento / adm. A saúde como política (direito) e as reformas dos sistemas; a proposição das FESP.

4 Hoje: Deficitárias na apoio ao sistema contemporâneo (formação de profissionais e conhecimento tecnológico) Deficitárias na produção e renovação de pensamento estratégico e inovador (doutrina)

5 2. Novo contrato social na saúde Conceitos e valores Saúde como recurso para viver a vida Saúde como direito humano fundamental Saúde como pacto ético Saúde como meio e fim do desenvolvimento Saúde como sistema sustentável de proteção coletiva e cuidado individual integral

6 Princípios para a ação Saúde é construção social, protagonizada por sujeitos sociais diversos; Protagonismo de sujeitos – Participação social Protagonismo de instituições – Intersetorialidade Premissas para a agenda Saúde como risco dominante (como subjetividade e como realidade) Saúde no topo da agenda pública Coalisão pela saúde e pela vida - ODM

7 Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Erradicar a pobreza extrema e a fome Alcançar educação primária universal Promover igualdade em género Reduzir a mortalidade infantil Melhorar a saúde materna Combater o HIV/Aids, Malária e outras doenças Assegurar a sustentabilidade ambiental Desenvolver parceria global para o desenvolvimento

8 3. Novos desafios para as Escolas Saúde e os “determinantes” políticos → Escolas como centros dessa advocacy - produção de indivíduos e valores. Instituições especialistas → Centros articuladores das ciências da vida (transdisciplinaridade, complexidade, diversidade). Organização por disciplina → organização por problema Apêndice do sistema → componente do sistema (formação crítica e inovação tecnológica). Insulamento “para pensar” → embebimento para criticar/inovar (redes colaborativas com escolas, com a gestão, intra e intersetoriais) Inovação no ensino: educação permanente Inovação na pesquisa: conhecimento para a ação

9 Experiência da ENSP Instituto Científico Escola de Governo Universidade Aberta


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