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MERCADO DE RECURSOS HUMANOS
Mercado de Trabalho = oportunidades de emprego e vagas existentes nas empresas Mercado de Recursos Humanos = conjunto de candidatos a emprego, ou seja, mercado de candidatos
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MERCADO DE RECURSOS HUMANOS
Mercado de Recursos Humanos (MRH) refere-se ao contingente de pessoas que estão dispostas a trabalhar ou que estão trabalhando mas dispostas a buscar outro emprego.
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MERCADO DE RECURSOS HUMANOS
Constituído de pessoas que oferecem Habilidades Conhecimentos Destrezas Pode ser segmentado para facilitar sua análise e penetração
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Segmentação do Mercado de RH
Ambiente Organizacional Diretores Administradores Advogados Gerentes Engenheiros Economistas Especialistas Técnicos Supervisores Funcionários
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MERCADO DE RECURSOS HUMANOS
Apresenta situações: Oferta – Abundância de candidatos Procura - Escassez de candidatos MERCADO DE RH OFERTA PROCURA
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MERCADO DE RECURSOS HUMANOS
O intercâmbio entre o mercado de trabalho e o mercado de RH Mercado de RH Mercado de Trabalho Candidatos disponíveis Cargos preenchidos Vagas disponíveis
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MERCADO DE RECURSOS HUMANOS
Características influenciam as práticas de RH das organizações que compõem o MT Influenciam o comportamento das pessoas, em particular dos candidatos O MRH é dinâmico e apresenta forte mobilidade - Rotatividade
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As características do Mercado de Recursos Humanos influenciam as práticas de Recursos Humanos nas organizações que compõem o Mercado de Trabalho.
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Comportamento das organizações no M.T.
oferta Excessiva quantidade de vagas procura Insuficiente quantidade de ofertas de vagas
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Comportamento das organizações no M.T.
oferta Competição entre empresas para obter candidatos procura Falta de competição entre as empresas para obter candidatos
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Comportamento das organizações no M.T.
oferta Intensificação dos investimentos em recrutamento procura Redução dos investimentos em recrutamento
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Comportamento das organizações no M.T.
oferta Redução das exigências aos candidatos procura Aumento das exigências aos candidatos
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Comportamento das organizações no M.T.
oferta Intensificação dos investimentos em treinamento procura Redução dos investimentos em treinamento
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Comportamento das organizações no M.T.
oferta Ênfase no recrutamento interno procura Ênfase no recrutamento externo
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Comportamento das organizações no M.T.
oferta Políticas de fixação do pessoal (retenção do capital humano) procura Políticas de substituição do pessoal (melhoria do capital humano)
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Comportamento das organizações no M.T.
oferta Orientação para as pessoas e para seu bem-estar procura Orientação para o trabalho e para a eficiência
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Comportamento das organizações no M.T.
oferta Intensificação dos investimentos em benefícios sociais procura Redução ou congelamento dos investimentos em benefícios sociais
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As características do Mercado de Recursos Humanos também influenciam o comportamento das pessoas e, em particular, dos candidatos a emprego.
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Comportamento dos candidatos no M.T.
oferta Excessiva quantidade de candidatos procura Insuficiente quantidade de candidatos
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Comportamento dos candidatos no M.T.
oferta Competição entre candidatos para obter emprego procura Falta de competição entre os candidatos
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Comportamento dos candidatos no M.T.
oferta Rebaixamento das pretensões salariais procura Elevação das pretensões salariais
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Comportamento dos candidatos no M.T.
oferta Dificuldade em conseguir emprego procura Facilidade em conseguir emprego
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Comportamento dos candidatos no M.T.
oferta Temor de perder o atual emprego e maior fixação ao emprego procura Vontade de perder o atual emprego e menor fixação ao emprego
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Comportamento dos candidatos no M.T.
oferta Baixo absenteísmo procura Elevado absenteísmo
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Comportamento dos candidatos no M.T.
oferta O candidato aceita qualquer oportunidade desde que ela apareça procura O candidato seleciona as múltiplas oportunidades que tem pela frente
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Comportamento dos candidatos no M.T.
oferta Orientação para a sobrevivência procura Orientação para a melhoria e desenvolvimento profissional
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PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Representa um processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais dentro de determinado período de tempo
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PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Nem sempre o planejamento é feito pelo órgão de ARH É importante antecipar, para sua qualidade e quantidade Na grande maioria é desenvolvido em nível operacional e no curto e médio prazo
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MODELOS DE PLANEJAMENTO DE RH
Genéricos = Abrange toda a organização Específicos = Para determinados setores Quase todos funcionam no nível operacional da organização
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MODELOS DE PLANEJAMENTO DE RH
Baseado na procura estimada do produto A relação entre as duas variáveis – número de pessoas e volume de procura do produto. Influenciado por: Variações na produtividade Aumento de produção Tecnologia utilizada Disponibilidade interna e externa Recursos Financeiros
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MODELOS DE PLANEJAMENTO DE RH
Baseado em segmentos de cargos Foco em áreas funcionais operacionais e baseado na extrapolação para o futuro de dados passados em Selecionar um “fator estratégico” ou organizacional para cada área funcional, cujas variações afetem proporcionalmente as necessidades de mão de obra.
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MODELOS DE PLANEJAMENTO DE RH
Baseado na Substituição de postos chave Denominados mapas de substituição ou organogramas de carreira ou encarreiramento com ênfase nas pessoas que podem ser candidatas a futuras sucessões na organização Depende de duas variáveis: Desempenho atual Condições de promovabilidade
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MODELOS DE PLANEJAMENTO DE RH
Baseado no fluxo do pessoal Modelo que procura caracterizar o fluxo das pessoas para dentro, através e para fora da organização O acompanhamento desse fluxo constante permite uma predição no curto prazo das necessidades futuras de RH da organização Adequado para organizações estáveis
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MODELOS DE PLANEJAMENTO DE RH
Baseado em planejamento integrado Modelo mais amplo e abrangente, leva em conta quatro fatores 1) Volume de produção desejado ou planejado 2) Mudanças tecnológicas que alterem para melhor a produtividade do pessoal
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MODELOS DE PLANEJAMENTO DE RH
Baseado em planejamento integrado 3)Mercado consumidor e comportamento de compra da clientela 4) Planejamento de carreiras dentro da organização
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NÍVEIS DE ATUAÇÃO DA ARH
Os modelos de planejamento de RH dependem sempre do nível de atuação da ARH na organização: ARH operacional: Trata apenas e simplesmente dos processos de RH, como prover pessoas, aplicar, desenvolver, manter e monitorá-las. Órgão burocrático, reativo e centralizador
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NÍVEIS DE ATUAÇÃO DA ARH
2. ARH tático: O RH descentraliza e delega uma parcela de suas atividades para os gerentes - que se tornam gestores de pessoas. O RH torna-se um consultor interno que se dedica a preparar e apoiar os gerentes para que eles se tornem gestores de seus subordinados
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NÍVEIS DE ATUAÇÃO DA ARH
3. ARH estratégico: O RH passa- além de consultor interno no nível tático – a ser o consultor estratégico para a direção da empresa no sentido de prover a empresa das competências necessárias para o seus sucesso e competitividade
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AS LIMITAÇÕES DO PLANEJAMENTO DE RH
Rotatividade de Pessoal ou turnover É usado para definir a flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente. É expressa por meio de uma relação percentual entre admissões e demissões, com relação ao número médio de participantes da organização no decorrer de certo período de tempo
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ROTATIVIDADE DE PESSOAL
Rotatividade provocada pelas pessoas Quando os desligamentos ocorrem por decisão e iniciativa dos funcionários. Rotatividade provocada pela organização Quando os desligamentos são provocados pela organização, substituições ou para reduzir o pessoal efetivo
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ÍNDICE DE ROTATIVIDADE DE PESSOAL
Medir o índice de rotatividade de pessoal para efeito do planejamento de RH, utiliza-se a seguinte equação: A+D X 100 2 EM
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ÍNDICE DE ROTATIVIDADE DE PESSOAL
Analisa apenas as perdas de pessoal e suas causas, somente os desligamentos, sejam por iniciativa da organização ou dos funcionários D x 100 EM
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ÍNDICE DE ROTATIVIDADE DE PESSOAL
Analisa as perdas de pessoal apenas os desligamentos por iniciativa dos funcionários D x 100 (N1+ N2+N3) a
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ÍNDICE DE ROTATIVIDADE DE PESSOAL
Avaliar a rotatividade de pessoal por departamentos ou seções A+D R + T 2 x 100 EM
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ROTATIVIDADE DE PESSOAL
Diagnóstico das causas da rotatividade A rotatividade de pessoal não é uma causa, mas o efeito ou conseqüência de certos fenômenos localizados dentro ou fora da organização que condicionam a atitude e o comportamento do pessoal
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DIAGNÓSTICO DAS CAUSAS DA ROTATIVIDADE
Variáveis que influenciam a Rotatividade Fenômenos externos: Oferta e procura de recursos humanos no mercado Conjuntura econômica Oportunidades de empregos no mercado de trabalho, etc..
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DIAGNÓSTICO DAS CAUSAS DA ROTATIVIDADE
2. Fenômenos internos: Políticas salariais Políticas de benefícios da organização Estilo de gestão exercido pelos gerentes Oportunidades de crescimento profissional Tipo de relacionamento humano Clima organizacional Condições físicas ambientais de trabalho
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DIAGNÓSTICO DAS CAUSAS DA ROTATIVIDADE
2. Fenômenos internos: Que ocorrem na organização Cultura organizacional Política de recrutamento e seleção Critérios e programas de treinamentos Política disciplinar da organização Critérios de avaliação de desempenho Grau de flexibilidade das políticas da organização
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DIAGNÓSTICO DAS CAUSAS DA ROTATIVIDADE
Os fenômenos externos são obtidos por meios de pesquisas, avaliações pelos executivos da organização, relatórios de vendedores e compradores Os fenômenos internos são obtidos por meio de pesquisa interna do clima organizacional ou de entrevistas de desligamentos
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ENTREVISTAS DE DESLIGAMENTO
Costuma ser o principal meio de diagnosticar e determinar as causas da rotatividade de pessoal Em geral, a entrevista de desligamento é efetuada no último momento da permanência do funcionário e deve abranger principalmente os seguintes aspectos:
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ENTREVISTAS DE DESLIGAMENTO
Motivo básico do desligamento Opinião do funcionário sobre a empresa Opinião do funcionário sobre o cargo que ocupava Opinião do funcionário sobre seu horário de trabalho Opinião do funcionário sobre condições físicas ambientais no trabalho Opinião do funcionário sobre os benefícios sociais da empresa
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ENTREVISTAS DE DESLIGAMENTO
Opinião do funcionário sobre seu salário Opinião do funcionário sobre o relacionamento humano em sua seção Opinião do funcionário sobre oportunidades de progresso na organização Opinião do funcionário sobre o clima organizacional em sua seção
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FIM
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