Carregar apresentação
PublicouWalter Oswaldo Macedo Marreiro Alterado mais de 8 anos atrás
1
A inovação como um processo de gestão
Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie
2
Inovação Processo de desenvolver o uso prático de uma nova idéia;
Várias definições; Processo central para as organizações.
3
Como se dá esse processo?
1) Procura – análise de cenários e busca de ameaças e oportunidades para mudança; 2) Seleção: tomada de decisão baseada na visão estratégica da empresa; 3) Implementação.
4
Implementação – não é um fato isolado
Aquisição de conhecimentos; Execução de projetos; Lançamento da inovação no mercado; Sustentabilidade de adoção e uso da inovação no longo prazo; Aprendizagem com a progressão através do ciclo: construção da base de conhecimento.
5
Como o contexto afeta a gestão de inovação
Setor; Tamanho da empresa; Sistemas nacionais de inovação; Ciclo de vida; Inovação contínua ou descontínua: aproveitamento de oportunidades; Agentes reguladores: agências.
6
Aspectos importantes da gestão de inovações
Entender um conjunto de fenômenos complexos; Altamente arriscado; Graus variáveis de incertezas; Situações críticas (choques) promovem inovações; Idéias proliferam;
7
Aspectos importantes da gestão de inovações
Retrocessos podem ocorrer com freqüência (ajustes); Reestruturação da unidade de inovação nas empresas; Alta gerência: papel importante; Critérios de sucesso mudam com o passar do tempo; Inovação requer aprendizagem.
8
Problemas de visão parcial da inovação: limitações
À competência única de P&D; Assunto de especialistas; Apenas atendimento das necessidades dos consumidores: e as margens?; Avanços tecnológicos: ofertas de produtos e serviços que os mercados não pedem; Apenas a grandes corporações;
9
Problemas de visão parcial da inovação: limitações
Mudanças de desenvolvimento: potencial de mercado; Engessamento dos projetos estratégicos; A determinados indivíduos: centralização de informações e conhecimento; Geração interna ou externa: não pode ser um processo de mão única; Individualidade das empresas: uso de redes de inovações.
10
Mapeamento do sucesso: rotinas eficazes de gestão da inovação (fases)
Procura: sinais no ambiente sobre potenciais mudanças; Seleção: oportunidades tecnológicas e mercadológicas; Implementação: concretização das idéias; Aquisição de conhecimento: solução para o problema;
11
Mapeamento do sucesso: rotinas eficazes de gestão da inovação (fases)
Execução do projeto: cerne do projeto; Lançamento da inovação: atividades de mercado; Aprendizagem e reinovação: estímulo para o reinício do ciclo (investimentos contínuos).
12
Influências contextuais importantes
O contexto estratégico para inovação; Capacidade inovadora da organização (Pavitt, 1992); Conexão entre organização e elementos do cenário externo.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.