Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Fernanda de Mendonça Teves Alterado mais de 8 anos atrás
1
Um diálogo entre Arte e Ciência
2
Requisitos Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas: Física Básica; (Ex. conceito de matéria) Física Moderna; (Ex. Contribuições de Einstein)
3
Conceito de Arte O termo “Arte” vem do Latim e significa técnica ou habilidade de criar valores. (Revista Literaria - a casa das letras) Habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional.
4
Arte Contemporânea A Arte Contemporânea seria então, “a arte do agora, a arte que se manifesta no mesmo momento e no próprio momento em que o público a percebe”(CAUQUELIN, s/d, p.6).
5
Na Ciência "Sobre a Teoria da Relatividade Especial e Geral".
Energia liberada pela quebra de um átomo.
6
Pintor e Escultor Surrealista
A década de 1930 foi um período de grande produção artística de Dalí. Nesta fase, o artista representava imagens do cotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. Era fortemente inspirado pelas novas teorias da Física Quântica. Salvador Dalí.
7
Criação de Valores O quadro apresenta a cabeça e os ombros de Gala, composta por uma matriz de esferas aparentemente suspensas no espaço e representa uma síntese da arte renascentista e da teoria atômica. Além disso, a obra ilustra a descontinuidade final da matéria, sendo as esferas uma representação das partículas atômicas. “Galateia das Esferas”, de Salvador Dalí.
8
Criação de Valores A teoria da Relatividade de Einstein pode ser encontrada no diálogo feito por Salvador Dalí em sua obra “A Persistência da Memória” onde o relógio parece derreter, convergindo para as ideias relativísticas de Albert Einstein.
9
Objetivo da Aula (Primeira parte)
A partir dos conceitos de Física e Arte discutidos em sala de aula, os alunos devem realizar o exercício proposto.
10
Proposta de Exercício A partir da discussão sobre Arte e dos conceitos físicos vistos até aqui, descreva uma possível interpretação, de no mínimo 10 linhas, para a obra “Ovo Cósmico” de Salvador Dalí. Num primeiro momento, para facilitar o desenvolvimento do texto, tente descrever o quatro e depois construa sua hipótese.
11
Objetivo da Aula (Segunda parte)
Levantamento das diferentes interpretações; Mostrar a interpretação original da obra (“Ovo Cósmico”) de Salvador Dalí.
12
Interpretação original da obra “Ovo Cósmico”
O ovo também é um símbolo ligado a vida e ao renascimento. Esta obra foi uma referência no processo de ruptura da arte tradicional e a arte moderna, em que o ovo também carrega o significado de renovação.
13
Conclusão Introduzir a ideia de arte como sendo uma criação arbitrária do ser humano; Diálogo entre Ciência e Arte; Novas interpretações de mundo;
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.