A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição"— Transcrição da apresentação:

1 Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição
+ Aula 5: Compreender as razões para manter estoques e identificar seus objetivos Prof. Marçal Gomes Colman

2 Razões Para Manter Estoques
A não sincronização entre oferta e demanda, é necessário que as empresas invistam em armazenagem.

3 A Finalidade dos Estoques
Melhoram o nível de serviço; Incentivam economias na produção; Permitem economias de escala nas compras e no transporte; Agem como proteção contra aumentos de preços; Protegem a empresa de incertezas na demanda e no tempo de ressuprimento; Servem como segurança contra contingências

4 Melhorar o nível de serviço oferecido
Os produtos devem ser localizados: ♦ O mais próximo possível dos pontos de venda; ♦ Com quantidades apropriadas; ♦ Vantagens para o cliente porque precisa do produto imediatamente ou; ♦ Precisa de tempos de ressuprimento pequeno.

5 Melhorar o nível de serviço oferecido
Para a empresa fornecedora, isto significa vantagem competitiva e menor custo de vendas perdidas; Mesmo quando a oferta é sazonal, o marketing pode beneficiar-se da disponibilidade constante do produto, com promoções, descontos etc.

6 Incentivar a economia na produção
Os estoques agem como amortecedores entre a oferta e a demanda, possibilitando uma produção constante, não oscilando com flutuações de vendas. Então, para grandes lotes de fabricação com o mesmo tamanho, pode-se obter um custo unitário mínimo de produção. A força de trabalho mantida em níveis estáveis e os custos de preparação dos lotes podem ser diminuidos.

7 Incentivar Economias de Escala nas Compras e no Transporte
Aquisição de pequenos lotes, para a produção ou para abastecer clientes a partir da manufatura; Como não há volume suficiente para obter descontos, os custos de frete são maiores; O que não ocorre com grandes lotes; O transporte de grandes lotes, utilizando-se a capacidade dos veículos, gera fretes unitários menores, sendo esta uma das finalidades do estoque.

8 Proteção contra alteração de preço
Os produtos adquiridos no mercado aberto, têm seus preços impostos elas curvas de oferta e demanda. Como exemplo: Minérios, produtos agrícolas e petróleo. Quando há previsão de aumento de preços, as compras podem ser antecipadas, criando estoques, que a logística deve administrar.

9 Incentivar Economias na Produção
Para grandes lotes de fabricação com o mesmo tamanho, ocorre o mínimo custo unitário de produção. Estes estoques agem como amortecedores entre a oferta e a demanda, possibilitando uma produção mais constante, não oscilando com as flutuações de vendas. A força de trabalho pode se mantida em níveis estáveis e os custos de preparação de lotes podem ser diminuídos.

10 Objetivos do Estoque O controle dos estoques é uma questão de balancear os custos de manutenção de estoques, de aquisições e de faltas. Otimizar o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios internos da empresa, minimizando as necessidades de capital investido.

11 Objetivo dos Estoques Os custos de manutenção dos estoques, aquisição e de faltas têm comportamentos conflitantes: ♦ Quanto maiores as quantidades estocadas, maiores serão os custos de manutenção ou seja, quanto mais mercadorias a empresa estocar, maior será o custo para manter os estoques; ♦ Será necessário menor quantidade de pedidos, com lotes maiores, para manter os níveis de inventário, (solicitar menos pedidos com quantidades maiores);

12 Objetivo dos Estoques ♦ Os lotes maiores implicam em menores custos de aquisição e faltas, ( não há possibilidade de faltar mercadoria e a empresa ganha pois comprou grande quantidade a custos menores); ♦ Quando somados os três tipos teremos o custo total, que é indicado por uma curva em “ U “.

13 Gráfico dos custos Qde. 1750 Custo Total
custo total= estoque + aquisição + faltas 1500 custo de manutenção de estoque 1000 custo de aquisição 500 custo de faltas custos Lote de reposição de custo mínimo

14 A curva deve ficar em forma de “ U “. CT = ME + EA + EF
Cálculo do Custo Total A curva deve ficar em forma de “ U “. CT = ME + EA + EF CT = custo total ME = manutenção dos estoques EA = estoque de aquisição EF = estoque de faltas

15 Cálculo do Custo total CT = = 1790 ( ponto 1) CT = = 1470 ( ponto 2) CT = = 1370 ( ponto 3) CT = = 1680 (ponto 4)

16 V (t) Analogia dos estoques
Os estoques têm a função de funcionar como reguladores do fluxos de negócios. A velocidade com que as mercadorias são recebidas é usualmente diferente da velocidade com que são utilizadas. V (t)

17 V (t) x t > v (t) x t Estoque aumenta
Analogia dos estoques V (t) x t > v (t) x t Estoque aumenta V (t) x t < v (t) x t Estoque diminui V (t) x t = v (t) x t Estoque mantem-se inalterado Conseguir a igualdade V (t) x t = v (t) x t é o grande objetivo e desafio da filosofia just-in-time aplicada à gestão dos estoques, em que os estoques podem ser nulos. Gestão do fluxo de chegada V (t) x t é função de compras (recebimentos) Gestão do fluxo de saídas v (t) x t é função de vendas e distribuição.


Carregar ppt "Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google