A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
MATERIAIS ALTERNATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO E APRENDENDO ATRAVÉS DO LÚDICO NO BERÇÁRIO I; E.M.E.I. CRIANÇA FELIZ – OSÓRIO – RS Sandy Mary Azevedo Bonatti Jayne Pumpemacher Savedra Orientadora: Dolores Schussler Co-Orientadora: Catiana Gafforelli RESUMO O presente trabalho é uma proposta de atividades de iniciação à docência, que integram o subprojeto PIBID - UERGS Litoral Norte. Trata de um projeto de atividades que serão realizadas na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, situada no município de Osório. A partir das observações realizadas na sala do Berçário I, percebemos que os bebês desta instituição não possuem contato com materiais alternativos (garrafas, caixas, potes, entre outros) tendo no seu geral brinquedos eletrônicos e/ou de plástico. Atividades lúdicas trabalham o equilíbrio e coordenação das crianças. O brincar da criança já é lúdico, elas fantasiam sobre tudo o que estão fazendo e o que observam outras crianças e adultos fazerem. Nessa fase da vida é extremamente importante que a criança seja estimulada a explorar o mundo e as coisas ao seu redor. Dessa forma, iremos oportunizar esse contato com os materiais alternativos por meio da criação de brinquedos, brincadeiras e exploração dos mesmos. Palavras-chave: Bebês. Materiais Alternativos. Brincar. Lúdico. METODOLOGIA A metodologia utilizada é baseada em trabalho com projeto, o qual terá um semestre de duração. O planejamento terá uma abordagem lúdica, propiciando a construção do conhecimento por meio do brincar, sem intenção de transmitir conteúdos. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Ao final dessa proposta de trabalho esperamos promover aprendizagens significativas por meio das descobertas com a exploração dos materiais alternativos. Ao longo de todo o processo através de observações deverá ser considerado o desenvolvimento motor, o interesse, a interação dos alunos e os avanços conseguidos pelos mesmos. REFERÊNCIAS ALBANESE, Ottavia. ANTONIOTTI, Carla. 12. O Desenvolvimento da Linguagem. In: BONDIOLI, Anna. MANTOVANI, Susana. Manual De Educação Infantil: 0 A 3 Anos – Uma Abordagem Reflexiva. 9ª Ed. Porto Alegre: ArtMed, p.202 – 211. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. ______. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de mundo. Volume 3. Brasília: MEC, SEF, 1998. CRAIDY, Carmem Maria. KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação Infantil: Pra Que Te Quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. GOLDSCHMIED, E. JACKSON, S. Educação de 0 a 3 anos O atendimento em Creche. Ed. Artmed, 2ª Edição. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 2003. RAPOPORT, Andrea. Et al. O Dia a Dia na Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012. MAJEM. T.; ÒDENA, P. Descobrir Brincando. Trad. Suely Amaral Mello e Maria Carmem Silveira Barbosa, Ed. Autores Associados, Campinas, SP, 2010. ORTIZ, C. e CARVALHO, M. Interações: Ser Professor de Bebês- Cuidar, Educar e Brincar, uma única ação. Editora Edgard Blucher, 2012. WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1971. OBJETIVO Temos como objetivo possibilitar aos bebês o contato com materiais e brinquedos compostos por materiais alternativos, pois eles estão em uma fase de grandes descobertas e experimentações, e torna-se importante trabalhar com materiais diferentes dos quais eles não estão habituados para assim desenvolver a curiosidade, a criatividade e a psicomotricidade. Sandy Mary Azevedo Bonatti - Acadêmica do Curso de Pedagogia UERGS / Bolsista do PIBID Litoral Norte. Jayne Pumpemacher Savedra - Acadêmica do Curso de Pedagogia UERGS / Bolsista do PIBID Litoral Norte. Dolores Schussler – Professora Curso de Pedagogia UERGS / Coordenadora de Área PIBID Litoral Norte. Catiana Gafforelli – Diretora E.M.E.I. Criança Feliz / Professora Supervisora PIBID E.M.E.I. Criança Feliz


Carregar ppt "4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google