A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Controle Acadêmico E Seu Desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Controle Acadêmico E Seu Desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Controle Acadêmico E Seu Desenvolvimento

2 Objetivo Controlar e gerenciar as informações /dados pertinentes ao ensino na Universidade Estadual de Campinas. Cursos. Especializações dos cursos. Currículos. Horário. Calouros/Candidatos. Alunos. Docentes

3 Sub-sistemas que o compõe Extensão (parcial – só emissão de certificados) Graduação Pós-Graduação –Mestrado –Doutorado –Mestrado Profissional –Residência Médica (em implantação) –Especialização (em implantação)

4 Histórico - Manual (1963 – 1971) - Batch (1971 – 1989) - On-line – telas a caracter (1989 – hoje) - WEB (1999 – hoje)

5 Manual Poucos alunos e cursos Controle totalmente manual Crescimento de cursos, alunos e aumento da diversidade começou a criar dificuldades Informática começa a crescer Necessidade de informatização dos processos

6 Batch Início do sistema informatizado Desenvolvido por um docente do Instituto de Computação –Entre 1971 e 1973 –Máquina - IBM 1130 –Linguagem – Fortran – Sofreu evoluções/manutenções até 1989 para a Graduação ; até 1995 para Pós-graduação quando foi substituído –Atualmente ainda existe o sistema de Especialização

7 Batch Dificuldades - Memória cara - Velocidade de processamento compatível com o tipo de processamento, porém o aumento do volume de dados, exigia sempre soluções para ter um armazenamento compatível com o hardware. - telas de acesso nada amigáveis - falta de documentação para o sistema - somente um docente mantinha o sistema todo

8 Batch Resultado –Um sistema bastante eficiente e sofisticado para a realidade de época –Armazenamento dos dados altamente codificado –Exigência de usuários especializados para operar e manter o sistema

9 Batch Resultado (continuação) –Alta dependência do usuário a uma única pessoa para manutenção e evolução do sistema –Dificuldade para descentralizar o uso das informações via computador para toda a universidade

10 On-line Introdução – As características do sistema anterior fizeram que o usuário do sistema definisse algumas estratégias para poder evoluir Desenvolvimento e manutenção do sistema deveria ser de responsabilidade do órgão que mantinha os sistemas administrativos corporativos(CCUEC) Ser operacionalmente mais fácil que seu antecessor

11 On-line Introdução (continuação) Ampliar em muito as atividades informatizadas Permitir alteração de matrícula on-line Emissão de documentos para alunos deveria ser on-line Manter todas as boas características do sistema anterior

12 On-line Metodologia de desenvolvimento utilizada e seus resultados –Foi aplicada uma metodologia customizada pelo CCUEC para o desenvolvimento do projeto (7 fases) – Um amplo levantamento foi feito usando como ferramentas o Diagrama de Fluxo de dados (DFD) e Modelo Entidade Relacionamento (MER)

13 On-line Metodologia de desenvolvimento utilizada e seus resultados(continuação) –Como resultado tivemos um levantamento detalhado de tudo que deveria ser implemen- tado, o que permitiu desenvolver um sistema bastante abrangente –O aspecto negativo foi o tempo que se demorou para o levantamento ser feito (um ano e meio para graduação e um ano para a pós-graduação)

14 On-line Dificuldades encontradas –O ambiente de desenvolvimento era novo para toda a equipe de informática (IBM 3090 usando MVS/CICS e VM) –Conversão dos dados do sistema antigo –O novo o sistema deveria permitir que todos os textos fossem digitados segundo regras e convenções da língua portuguesa.

15 On-line Dificuldades encontradas (continuação) –Falta de padrão nacional definido pela ABNT para normatizar equipamentos e software para grande porte para geração e transmissão de caracteres acentuados. –Falta de um editor de texto para o ambiente usado, etc

16 On-line Implantação Deu-se de forma gradativa de –1988 até 1994 para a Graduação –1993 até 1995 para a Pós-Graduação

17 On-line Sucessos – permitiu uma profunda modificação na forma de trabalhar do usuário –Descentralizou informações acadêmicas para universidade –Maior número de usuários utilizando o sistema e atualizando-o

18 On-line Sucessos (continuação) –Eliminou dependência de uma equipe restrita de usuários e de um único docente. –Os dados se tornaram mais precisos –Documentos e atualizações on-line

19 On-line Falhas –Tempo de análise muito longo –Falta de testes mais aprofundados em aplicações críticas para conhecer melhor a interação entre os softwares(cics, db2,csp) –Falta de critérios mais rígidos para desenvolvimentos de melhorias

20 WEB Introdução –O crescimento do número de alunos dia a dia –O volume de tarefas cada vez maior e mais complexas. –Diminuição do número de pessoas para manter os sistemas –Necessidade de diminuição dos períodos críticos do usuário

21 WEB Introdução(continuação) –Necessidade de eliminar intermediários no processo –A popularização de um ambiente visualmente mais agradável e fácil de operar do ponto de vista do usuário –Mudança no ambiente operacional do CCUEC –Foram alguns dos fatores que nos levaram a entrar numa nova fase para o desenvolvimento destes sistemas

22 WEB Métodos utilizados –Primeiramente fizemos um fluxo de um processo priorizado pelo usuário (no caso Matrícula) –Dentro deste fluxo o usuário priorizou o requerimento de Matrícula(solicitação prévia de matrícula pelo aluno) –Uma equipe com as pessoas que detinham os maiores conhecimento no ambiente, ferramentas e metodologia de desenvolvimento foi formada para que num prazo de 4 meses colocasse definitivamente em produção esta função.

23 WEB Dificuldades durante o processo –Os sistemas corporativos estavam passando por um processo de downsizing (em fase de implantação) –O novo ambiente era desconhecido pela equipe técnica envolvida –O ambiente não estava preparado para WEB –Desconhecíamos qual seria a reação e o limite do ambiente (14.000 alunos fariam pedidos de matrícula) –Não estávamos preparados em termos de segurança –Mudança cultural muito grande e abrangendo muita gente

24 WEB Etapas de desenvolvimento –Analistas responsáveis discutiam com alta a administração como seria operacionalizado o sistema –Equipe de analista de desenvolvimento faziam os levantamentos necessários( use-case) –Equipe de programadores estudavam melhor forma de controlar e desenvolver programação no ambiente escolhido –Equipe de suporte definia como e quais máquinas comporiam o ambiente e como seria sua segurança

25 WEB Etapas de desenvolvimento (continuação) –Definição das atividades de responsabilidade do usuário e da alta administração –Paralelo do sistema para a universidade toda fazer solicitação de matrícula 30 dias antes da colocação em definitivo do sistema em produção

26 WEB Fatores que levaram ao sucesso –Priorização real, participação ativa, cobrança de resultados constante da alta administração –Apoio e participação decisiva do órgão responsável (Diretoria Acadêmica) na divulgação e implantação definitiva do sistema via WEB –Equipe de informática designada competente e embuída de um único objetivo - implantar com sucesso a qualquer custo este projeto.

27 Situação Atual dos Sistemas na WEB dois anos depois Em fase final de testes sistema de Recebimento e divulgação de Notas dos aluno (Projeto Notas e Frequência primeira fase) Em fase final de testes Novo Sistema de Segurança e Calendário das funções Em fase final de testes do Sistema para manutenção dos dados Cadastrais de Aluno pelos alunos e Unidades de Ensino Vários outros projetos aguardando disponibilidade de equipe para serem desenvolvidos

28 Situação da Equipe de desenvolvimento 2 anos depois Buscando junto com os novos desenvolvi- mentos anteriormente mencionados superar os seguintes desafios: –Usar melhor os conceitos de orientação a objetos –Documentar melhor para melhorar o reuso –Melhorar integração entre os diversos grupo de desenvolvimento para desenvolver mais rápido, com maior segurança e com melhor qualidade

29 Situação da Equipe de desenvolvimento 2 anos depois (continuação) –Acompanhar as mudanças e evolução das ferramentas que tem sido vertiginosas. –Melhorar técnicas de levantamento, desenvolvimento e entrega de produto Para atingir estes objetivos estamos atualmente com um projeto de implantação do Processo de desenvolvimento de Software baseado no RUP (Rational Unified Process ).

30 FIM


Carregar ppt "Sistema de Controle Acadêmico E Seu Desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google