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Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:

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1 Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 3 Inteligência Emocional no Trabalho – As Aptidões Emocionais e seus Reflexos na Qualidade das Interações Objetivos Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de: Diferenciar emoções e sentimentos; Conhecer os diversos tipos de inteligência; e Entender o que é inteligência emocional e sua importância.

2 Inteligência Emocional no Trabalho
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Inteligência Emocional no Trabalho Na unidade anterior discutimos as Competências Interpessoais. Vamos verificar agora que a Inteligência Emocional também pode ser classificada como uma competência ou habilidade, que pode ser desenvolvida.

3 Entendendo as Emoções e os Sentimentos Emoções
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Entendendo as Emoções e os Sentimentos Emoções Ações acompanhadas por ideias e certos modos de pensar; Reação que envolve inteligência e motivação Sentimentos Percepções daquilo que nosso corpo faz Percepções do nosso estado corporal durante um estado de emoção.

4 Inteligência Emocional
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Inteligência Emocional O ser humano não é inteligente apenas pelo seu intelecto possui também uma gama de outras habilidades cognitivas que o distingue dos demais. Cada ser humano é único Não há em qualquer lugar duas pessoas que possuam o mesmo perfil em suas qualidades.

5 Inteligência Emocional
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Inteligência Emocional Junção da inteligência interpessoal e intrapessoal. Inteligência interpessoal Capacidade de perceber distinções entre os outros - estados de ânimo, temperamentos, motivações e intenções. Inteligência intrapessoal Aspectos internos de uma pessoa - o acesso ao sentimento da própria vida - as próprias emoções - utilizá-las como uma maneira de entender e orientar o próprio comportamento.

6 Inteligência Emocional
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Inteligência Emocional É reconhecer o significado das emoções e suas inter-relações Resolver problemas baseados nelas Avaliá-las e gerenciá-las. É o uso inteligente das emoções.

7 As Áreas de Inteligência Emocional O conhecimento das próprias emoções
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. As Áreas de Inteligência Emocional O conhecimento das próprias emoções O controle das emoções O reconhecimento das emoções alheias e O controle dos relacionamentos A junção dessas quatro áreas sustetam o conceito de Inteligência Emocional Conhecer e entender como você age, reage, se comunica e opera em diferentes situações com diferentes pessoas.

8 Autoconsciência Emocional A assimilação do próprio estado de espírito
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Autoconsciência Emocional A assimilação do próprio estado de espírito Como reagir a ele sem que as coisas saiam do controle. Exemplo: Para controlar a raiva Consciência do fator que está provocando Para aprender a amenizá-la. Sentimento de desânimo Entender os motivos Para trabalhar contra eles.

9 Traduzindo os exemplos para o ambiente de trabalho:
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Traduzindo os exemplos para o ambiente de trabalho: Se você não reconhecer a irritação que um cidadão lhe provoca, você não terá a capacidade de controlá-la podendo acabar discutindo, ou então gerar um clima de tensão entre os dois; No dia a dia do trabalho são diversas as situações que envolvem relações interpessoais, e para saber interpretá-las é fundamental a autoconsciência.

10 Controle de Emoções Os pensamentos e as avaliações cognitivas;
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Controle de Emoções Os pensamentos e as avaliações cognitivas; Desviar de pensamentos que possam deixar a situação mais complexa. As alterações fisiológicas e atos de excitação Respiração, aumento da pressão arterial, relacionadas a emoções diferentes. Reconhecer tais alterações e modificá-las para poder controlá-las. As atitudes e tendências de ação Quando alguém está nervoso e balança o pé ou torce as mãos. Para controlá-lo é preciso reconhecê-las.

11 A IE não é completa sem o entendimento da emoção de outros indivíduos.
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Empatia: ler emoções A IE não é completa sem o entendimento da emoção de outros indivíduos. Pouco adianta conhecer a si mesmo - se não há a percepção da situação de uma forma holística e do estado da outra pessoa (ou outras pessoas) envolvida.

12 Falta de percepção das emoções do seu chefe
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Exemplo: reunião no trabalho com a explanação dos objetivos e metas planejados. Chefe do departamento Preocupação e ansiedade com o novo projeto relevante que você está conduzindo Você Chances de os resultados serem bons é maior do que de serem ruins. Certeza que tudo dará certo Falta de percepção das emoções do seu chefe Solução – convesar e tranquilizar o chefe, ao invés de ignorar os sinais de preocupação dle.

13 Lidar com Relacionamentos Suprir as necessidades mútuas
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Lidar com Relacionamentos Suprir as necessidades mútuas Identificar as necessidades dos outros Possibilitar que os outros identifiquem nossas necessidades Relacionar-se um com o outro ao longo do tempo Conhecimento de suas variações de humor Significado do outro para nós e o nosso trabalho. Trocar informações sobre sentimentos, pensamentos e ideias Troca de informações explícitas Troca de sentimentos, pensamentos e ideias.

14 O Uso Inteligente das Emoções no Ambiente de Trabalho
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. O Uso Inteligente das Emoções no Ambiente de Trabalho Ocorrências no ambiente organizacinal -estresse em atendimento ao público -ansiedade em quadros de mudanças - não compreensão de todos os sistemas utilizados. São muitas emoções Da raiva à euforia, da frustração ao contentamento -o nosso local de trabalho torna-se um ambiente propício para treinar a compreensão das emoções e usá-las de forma inteligente.

15 A organização é responsável por um ambiente de trabalho adequado
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr.  A organização é responsável por um ambiente de trabalho adequado -que incentive harmonia entre seus colaboradores e sinergia entre equipes, -que sustente a qualidade de vida. É evidente que toda organização possui sua própria cultura de trabalho e dinâmica no dia a dia, mas todas deveriam buscar meios para atingir a saúde emocional no trabalho.

16 Relações interpessoais, Oportunidades de carreira,
Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. A a chefia, a cúpula administrativa exercem grande impacto na motivação de seus funcionários e na forma como eles enxergam a organização: Relações interpessoais, Oportunidades de carreira, Clima organizacional e Desempenho. Nomeação de gestores Aptidões de guiar os esforços para um objetivo comum sob uma liderança respeitosa. capacidade de lidar com as frustações controlar as emoções e de se relacionar com outras pessoas.

17 Relações Interpessoais
Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Resumo Aprendemos o significado de emoção e sentimento e como estes atuam em nosso sistema emocional. Discutimos Inteligência Emocional, entendendo sua importância para nossa vida pessoal, profissional e acadêmica. Percebemos que é uma área que pode ser desenvolvida para a resolução de muitos problemas organizacionais de forma inteligente.


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