A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BPMN fluxo de atividades e de mensagens

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BPMN fluxo de atividades e de mensagens"— Transcrição da apresentação:

1 BPMN fluxo de atividades e de mensagens
Gestão da Informação – FIC/UFG

2 Fluxo de Atividades O fluxo de atividades é desenhado pela sequência das atividades de um processo de negócio; Representado pelo conector sequence flow. Liga dois elementos de fluxo (eventos, gateways ou atividades); Uma atividade deve ter origem em uma predecessora e destino em uma sucessora!

3 Fluxo de Atividades Existe uma sequência entre as atividades "Solicitar Cotação de Passagem ou Hotel" e "Avaliar Cotações Recebidas", pois estas atividades estão conectadas por um sequence flow:

4 Fluxo de Mensagens Comunicação entre dois processos diferentes, ou duas entidades representadas por pools diferentes; Cada entidade possui seu processo! O fluxo é representado pelo conector message flow;

5 Conector Message Flow O conector Message Flow liga dois elementos do tipo eventos de mensagem ou atividades; O objeto na origem do conector é o remetente e o objeto de (para onde a seta aponta) é o destinatário, ou receptor. Este conector implica no entendimento de que esta comunicação acontece durante a execução da atividade de origem da comunicação!

6 Conector Message Flow Existe uma comunicação com o agente externo “Agência de Viagens” na atividade “Solicitar Cotação de Passagem ou Hotel” do Processo de Viagem, porque há uma conexão de Message Flow entre elas.

7 Conector Message Flow Erro comum:
Confundir a utilização do Message Flow com o Sequence Flow! Diferença: O Message Flow representa uma comunicação, enquanto o Sequence Flow representa uma sequência/fluxo de atividades!

8

9 Qual seria a forma correta de representação?
Conector Message Flow Na imagem anterior não existe sequência nas atividades “Solicitar Cotação de Passagem ou Hotel” e “Avaliar Cotações Recebidas”! Houve uma tentativa de representar de forma implícita a sequência seguindo a ordem representada através do fluxo de mensagens nestas duas atividades. Este entendimento implícito não é válido para a modelagem de um processo aderente à especificação BPMN. Qual seria a forma correta de representação?

10

11 Conector Message Flow Por quê?
Nem sempre o fluxo de atividades de um processo segue o fluxo de mensagens! A representação da troca de mensagens de um processo não precisa ser explícita (não é obrigatória) em um diagrama de processo; O fluxo das atividades é obrigatório sempre que houver dependência entre elas!

12 Exemplo Processo de Tele-Entrega de Pizza
Entidades/Processos: Cliente; Pizzaria (Processo de Tele-Entrega)

13 Exemplo Processo de Tele-Entrega de Pizza
Cliente: Através de ligação telefônica o cliente escolhe pizza de sua preferência e realiza sua encomenda; É comum que em situações onde haja demora na entrega o cliente entre em contato novamente para verificar a situação de sua entrega (média de sessenta minutos); O pagamento é realizado diretamente ao entregador através de dinheiro.

14 Exemplo Processo de Tele-Entrega de Pizza
Pizzaria: O atendimento ao cliente é iniciado através de recebimento de contato telefônico, onde o cliente escolhe a pizza de sua preferência; O pedido é encaminhado ao pizzaiolo, que realiza a preparação da mesma; Após a pizza estar pronta, a mesma é encaminhada ao entregador, que efetiva a entrega, recebe o pagamento e entrega ao cliente o recibo da compra.

15 Exemplo Processo de atendimento ao cliente
Entidades/Processos: Cliente; Operadora (Atendimento ao cliente).

16 Exemplo Processo de atendimento ao cliente
Através de ligação telefônica ao call-center da operadora, cliente solicita visita técnica para solução de problema; Após receber visita do técnico responsável, o cliente é contatado pela operadora para verificação da situação do serviço realizado.

17 Exemplo Processo de atendimento ao cliente
Operadora: Recebe contato do cliente informando problema e solicitando visita técnica. O problema relatado recebe uma prioridade (“Normal” ou “Emergência”), de acordo com as políticas da empresa, registradas em documento específico. Quando um atendimento é classificado como “Emergência” deve-se elevar a prioridade de atendimento, procurar o técnico disponível e sinalizar o sistema de chamados; Quando um atendimento é classificado como “Normal”, o atendente deve apenas realizar o agendamento da visita.

18 Exemplo Processo de atendimento ao cliente
Após agendamento ou sinalização do sistema de chamados, a visita técnica deve ser realizada pelo técnico responsável; O setor de atendimento deve entrar em contato com o cliente verificando o resultado do serviço realizado: Problema solucionado: o atendimento é finalizado; Problema não solucionado: deve ser realizada uma nova visita técnica.


Carregar ppt "BPMN fluxo de atividades e de mensagens"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google