Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGilberto Gorjão da Fonseca Alterado mais de 9 anos atrás
2
Radioatividade A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação Alguns cientistas observaram que existiam partículas que emitiam radiação do núcleo.
3
Radiação Alfa Os raios Alfa têm uma carga elétrica positiva. Consistem em dois prótons e dois nêutrons, e são idênticos aos núcleos dos átomos de hélio. Os raios alfa são emitidos com alta energia, mas perdem rapidamente essa energia quando passam através da matéria. Como uma alfa tem carga +2 (dois prótons) e um total de 4 partículas (2 prótons + 2 nêutrons), um núcleo que cospe (ou emite, se preferir) uma alfa tem seu número atômico diminuído de 2 e seu número de massa diminuído de U 92 ===> 234 Th 90 + 4 He 2 (alfa).
5
Radiação Beta Alguns núcleos radioativos emitem elétrons comuns. Há os que emitem pósitrons, que são elétrons positivamente carregados. As partículas beta se propagam com velocidade quase igual à da luz. Seu número atômico cresce de uma unidade, pois ganhou um próton a mais. E como a beta é muito levezinha, o número de massa do núcleo fica o mesmo de antes. 60 Co 27 ===> 60 Ni 28 + e-1 (beta).
7
Radiação Gama Os Raios Gama não têm carga elétrica. São semelhantes ao raio-X, mas normalmente têm um comprimento de onda mais curto. Em um processo, a partícula alfa ou beta emitida por um núcleo não transporta toda a energia disponível. Depois da emissão, o núcleo tem mais energia do que em seu estado mais estável. Ele se livra do excesso emitindo raios gama Como não tem carga nem massa (só energia, e muita) não muda nem o número atômico Z nem o número de massa A do núcleo radioativo emitente.
10
Fissão Nuclear Quando um elemento é bombardeado por partículas como os nêutrons, ocorre a quebra do núcleo do átomo desse elemento em dois outros átomos menores e ainda gerando de dois a três nêutrons rápidos. No processo de fissão nuclear ocorre uma liberação muito grande de energia, comumente ocorrendo em usinas nucleares para geração de energia ou em bombas atômicas.
12
Fusão nuclear O processo de fusão nuclear é o inverso da fissão nuclear, este processo envolve na junção de átomos de elementos diferentes em um átomo de outro elemento com número atômico maior. A fusão nuclear requer muita energia para se realizar, geralmente liberta mais energia do que consome.
14
Meia vida A meia vida é a quantidade de tempo necessária para que um radioisótopo decaia pela metade a massa deste radioisótopo. Dependendo do grau de instabilidade do elemento a ser analisado, o decaimento pode ocorrer em segundos ou bilhões de anos. A abreviação utilizada para caracterizar a meia vida é: t1/2
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.