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PublicouVictoria Andrade Teves Alterado mais de 8 anos atrás
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• a Reforma Protestante (século XVI), • o Iluminismo (século XVIII),
MODERNIDADE • o Renascimento (século XIV), • o aparecimento da imprensa (século XV), • a Reforma Protestante (século XVI), • o Iluminismo (século XVIII), • a Revolução Industrial (século XVIII), • o mito e a religião substituídos pelo “mito” do progresso científico e tecnológico (positivismo/Comte)
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Capitalismo / Razão MODERNIDADE Realizar “leis da Natureza H”:
◘ Harmonia, ◘ Paz, ◘ Felicidade Capitalismo / Razão RAZÃO : para descobrir o mundo, e para entender a si mesmo (S.H.) → surge uma cultura laica, ou seja, sem a interferência da igreja De Teocêntrica para Antropocêntrica
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• possibilita interpretação pessoal dos textos sagrados,
O RACIONALISMO • possibilita interpretação pessoal dos textos sagrados, • a necessidade de nova moral religiosa (pela burguesia ascendente) possibilitou Reforma Protestante (Igreja Católica condenava usura, avareza, cobiça, e defendia a doutrina do "justo preço“) A ética protestante valorizava a competitividade e a busca do lucro
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As instituições religiosas perdem poder Nesta nova realidade:
• a escolha racional centrada no ser humano da sentido de ordem; ↓ • Deus estava na natureza, também no S.H., que poderia agora descobri-lo via da razão; • Para encontrar Deus, bastaria levar uma vida piedosa e virtuosa; • a Igreja torna-se dispensável (pensadores).
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Este período é de insegurança
• o desenvolvimento do capitalismo “selvagem”, • as duas grandes guerras mundiais, • a utilização da bomba atômica, • os riscos da industrialização para a ecologia ... ↓ mostrou a ineficácia da razão como “salvadora da pátria”, Este período é de insegurança
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↓ ESTE PERÍODO É DE INSEGURANÇA
• instituições religiosas sem poder sobre o universo cultural, social e pessoal, • os indivíduos vivem o sagrado de forma particular (subjetividade) ↓ retorno ao sentimento religioso concorrência entre diversas instituições religiosas (como na economia de mercado capitalista) a religião seja moldada pelo “gosto do freguês”. “morte” institucional => novos tipos experiências religiosas
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PÓS-MODERNIDADE/Contemporaneidade
condição sócio-cultural e estética do capitalismo contemporâneo devido: • a expansão das grandes corporações multinacionais, • a globalização dos mercados e do trabalho, • o consumo de massa e • a intensificação dos fluxos internacionais do capital • a crise das ideologias do séc.XX,pós queda Muro Berlim Também chamada de crise de reprodução do capital => crescimento do consumo ↔ exaustão dos recursos naturais
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RELIGIÃO e CONTEMPORANEIDADE
Ser Humano contemporâneo: • não precisa de promessas celestiais • nem se importa com castigos no/do além, ↓ • S.H. está no plano concreto (norteado pelo consumo de cada um) • S.H. precisa de “receita” para o agora: como resolver seus males e conseguir satisfação (blogs “Saiba como…”, “Tudo sobre…”, “Os 10 melhores/maiores…”, “Descubra aqui como…” )
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RELIGIÃO e CONTEMPORANEIDADE
• S.H. procura “guia espiritual” p/ sufoco da vida cotidiana: acordar, ir ao trabalho, voltar para casa, bater continência a rede Globo e dormir, pequeno lazer no fim de semana antes de iniciar a repetição RELIGIÃO: • concilia os dogmas com a ordem liberal do consumo: ↓ • São aceitáveis Deus, Jesus Cristo, santos e ..., desde que eles aumentem os potenciais para conseguir acumular mais sensações de prazer da vida terrena • Procura por “mestres”, “gurus” ou “deuses humanos”, que são representantes dos Novos Mov. Religiosos (NMR)
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..... E ainda: • precisamos de especialistas para nos dizer o que, como fazer e, às vezes até mesmo o que somos; • temos uma diversidade ENORME de tudo e de todos... • ... aliada com uma ‘cultura do descartável’ sem precedentes; • alimentamos um consumismo insaciável; • desejamos um hedonismo (busca pelo prazer) moderno imediato, instantâneo;
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RELIGIÃO e PÓS MODERNIDADE
• O Ser Humano está realmente somente em busca da solução imediata de seus problemas cotidianos? • Como se apresenta os valores humanos nesse quadro? Há uma busca por uma valorização holística?
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