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Comunicação Você se comunica bem?.

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Apresentação em tema: "Comunicação Você se comunica bem?."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Você se comunica bem?

2 Comunicação e Processo de Seleção
Enquanto 84% dos candidatos a empregos esperam alguma resposta (ainda que negativa) sobre uma vaga para a qual aplicou, 52% dos empregadores retornam a menos da metade deles. É o que revelou a pesquisa de comportamento do candidato de 2015, feita pela Career Builder em fevereiro deste ano. 69% dos candidatos dizem ter menos chance de comprar um produto de uma empresa com que teve uma experiência negativa que pode ser a falta de resposta após uma entrevista de emprego (para 65%) e após uma candidatura (para 58%).

3 Comunicação e Processo de Seleção
36% gostariam de ser informados sobre a etapa em que estão ao longo de uma seleção, mas apenas 26% dos empregadores dão esta informação. Sobre a questão do salário, 83% aceitariam um salário menor do que esperavam por um cargo com reputação. 57% dos recrutadores afirmam que menos de 10% negociam a remuneração oferecida. Mais da metade dos recrutadores (56%) busca os candidatos no Google e 55% o faz no Facebook.

4 Comunicação Eficaz – Aprenda a Ouvir e se Expressar
Você sabia que uma postura adequada pode mudar a percepção das pessoas a seu respeito? Você fala demais quando domina alguma assunto? Você considera que sabe a hora de ouvir e a hora de se expressar? Alguém já disse que você fala demais? Já te consideraram um bom ouvinte? Você costuma falar mais ou ouvir mais?

5 Comunicação Eficaz – Aprenda a Ouvir e se Expressar
Postura em reuniões de trabalho Em uma reunião é muito importante apresentar ideias sobre as decisões que estão sendo discutidas. Entretanto, é importante ser flexível e respeitar o ponto de vista de outras pessoas envolvidas, de forma ética e profissional. Discordando ou concordando Mostrar atenção com o que os outros têm a dizer é algo que mostra muito sobre quem você realmente é. Mesmo discordando da outra pessoa, espere a conclusão do pensamento e pontue suas observações no momento em que a palavra for direcionada a você.

6 Comunicação Eficaz – Aprenda a Ouvir e se Expressar
Um fala o outro escuta Procure equilíbrio em uma conversa. Faça perguntas sobre o tema em questão, mantenha uma postura adequada e motive a troca de ideias, respeitando o tempo que a outra pessoa expõe argumentos. O “sabe tudo” Controle a vontade de expor todo seu conhecimento de uma vez só.  Se perceber que você sabe mais do que a outra pessoa sobre um determinado tema, seja ponderado nas correções e interrupções. Uma conversa tem que ser benéfica e proveitosa para ambos os lados, para que haja uma troca de informações.

7 Comunicação Eficaz – Aprenda a Ouvir e se Expressar
Certifique-se que foi compreendido Um dos pontos principais em uma comunicação eficaz é verificar se a transmissão da ideia foi bem sucedida, ou seja, se você se fez entender e se a pessoa captou exatamente a sua mensagem.

8 Dicas para se comunicar bem num ambiente profissional – By Nivaldo Grande
I. Construa sua imagem Além de cuidar da aparência física e se vestir adequadamente, é preciso se preocupar também com outros aspectos de sua imagem. A simpatia, atenção, disposição social e a forma de se comunicar com os colegas de trabalho também fazem parte desse requisito. Nivaldo Grande aconselha o profissional a conhecer melhor as pessoas, saber como elas pensam e agem para estabelecer uma ligação com elas. Além disso, conversar corretamente, mostrar empatia, bom humor e lembrar-se dos nomes de seus colegas também são atitudes essenciais. É preciso praticar esses gestos e, se necessário, buscar feedback com amigos e colegas para saber como você está se saindo.

9 Dicas para se comunicar bem num ambiente profissional
2. Aprenda a escutar Não adianta se comunicar bem sem aprender a escutar o outro. A capacidade de ouvir o que as pessoas têm a dizer, demonstrar interesse e não apenas interrompê-la apenas falando o que se quer é algo que deve ser aprimorado a cada dia. Pessoas que não costumam escutar seus colegas tendem a despertar desinteresse e acabam sendo excluídas de certas conversas ou até mesmo reuniões no escritório. Ao ouvir alguém falar, faça algumas perguntas a si mesmo, como “quem, quando, onde, como ou porque”, para poder discutir o argumento apresentado, aconselha Grande.

10 Dicas para se comunicar bem num ambiente profissional
3. Aprenda a falar Uma maneira eficaz de se comunicar bem é saber se expressar corretamente. E uma dica infalível para aprender a argumentar e aumentar seu vocabulário é simplesmente ler. E ler de tudo: desde bons livros até jornais, revistas ou bulas de remédio. Treine as pronúncias de palavras e certifique-se de que seu interlocutor esteja compreendendo as palavras no contexto correto do que deseja argumentar, sem deixar espaço para que te interpretem da maneira errada.

11 Dicas para se comunicar bem num ambiente profissional
4. Saiba conversar Preocupe-se com a forma como irá transmitir uma mensagem durante as conversas. Para isso, o coach Nivaldo Grande aconselha que o profissional deixe de lado as gírias – a não ser aquelas já aceitas no ambiente – e reserve seu vocabulário técnico para quem possa entendê-lo. Outra dica fundamental é prestar atenção em sua linguagem corporal. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, por exemplo, constatou que num processo de comunicação 38% de uma mensagem é transmitida pela voz, enquanto 55% se dá pela linguagem corporal e apenas 7% é transmitida por meio de palavras. Por isso, tenha postura, entonação e use gestos adequadamente enquanto fala.

12 Dicas para se comunicar bem num ambiente profissional
5. Tenha opinião Ao defender uma ideia, não se baseie apenas em “achismos”. Segundo o coach, ao defender uma opinião, garanta que estará falando sobre o que você sabe ou já tem experiência. Construa argumentos sólidos para transmitir confiança e segurança ao falar sobre determinados assuntos. 6. Pratique a inclusão Envolva toda a sua equipe nas discussões e reuniões de projetos, estimule boas ideias e encoraje seus colegas a emitirem suas opiniões.

13 Dicas para se comunicar bem num ambiente profissional
7. Escolha o momento certo É importante nunca se esquecer de um dos lemas mais usados por líderes: elogie em público, critique em particular. Procure o melhor momento para emitir um feedback, seja cauteloso, exemplifique seus argumentos com situações que realmente ocorreram, e não se esqueça também de reforçar os aspectos positivos da pessoa.

14 Dicas para se comunicar bem num ambiente profissional
8. Foco nas reuniões Ao falar em uma reunião, certifique-se de que este é o momento certo e o tema adequado para questionar sobre determinado assunto. Em vez de interromper o grupo para dizer algo, peça uma nova reunião apenas sobre aquele assunto ou peça a palavra ao final da reunião. Grande também alerta para os cuidados com a educação: não atropele a conversa interrompendo um colega, espere que ele termine sua linha de pensamento para, depois expressar sua opinião.

15 Vamos ao Teste?

16 Resultados De 51 a 60 pontos A qualidade da sua comunicação é excelente, parabéns! Você considera os ouvintes e procura sempre planejar suas apresentações de acordo com o tipo de plateia que terá pela frente. É atencioso, retém com facilidade as informações relevantes e sabe como conduzir bem uma conversa. De 42 a 51 pontos Você se comunica bem. Com um pouco mais de concentração e preparo você terá o domínio dos aspectos mais importantes da comunicação. Sua preocupação em adequar a mensagem aos ouvintes permite que obtenha bons resultados com suas apresentações. Com certeza é uma pessoa agradável e sempre bem recebida nas conversas.

17 Resultados De 36 a 42 pontos A luz amarela está acesa para a sua comunicação. Você costuma ficar desatento e não se prepara de maneira conveniente para falar diante das pessoas. Precisa aperfeiçoar os aspectos essenciais da comunicação, como a voz o vocabulário, a gesticulação e a ordenação da fala. Tem potencial para ser aproveitado, mas deve se dedicar bastante para se aprimorar. Menos de 36 pontos A qualidade da sua comunicação é deficiente. Você não sente prazer em ouvir as pessoas e só se preocupa com o que deseja falar. Cuidado porque os grupos começarão a torcer o nariz quando você se aproximar. Como não se prepara para falar em público corre o risco de passar mensagens inadequadas para a platéia que irá ouvi-lo. Ainda há tempo de se recuperar, mas precisa estudar e treinar muito e passar a se interessar de forma mais sincera pelas pessoas.


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