Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAurora Regina Almada Lameira Alterado mais de 9 anos atrás
1
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
Automóvel + velocidade + luz, Giacomo Balla COMO OS FUTURISTAS PROCURAVAM A EXPRESSÃO DO PRÓPRIO MOVIMENTO, USAVAM LINHAS RETAS E CURVAS E CORES QUE SUGERIAM VELOCIDADE. SÃO EXEMPLOS DO EMPREGO DESSES PRINCÍPIOS AS OBRAS DO ESCULTOR UMBERTO BOCCIONI ( ) E DO PINTOR GIACOMO BALLA ( ).
3
Dinamismo do cachorro na coleira, 1912
4
A ESCULTURA E O MÓBILE A IDEIA DE QUE O MOVIMENTO PODERIA SER TRATADO DE FORMA ARTÍSTICA LEVOU ALEXANDER CALDER ( ) A INVENTAR OS MÓBILES.
5
O MOVIMENTO DOS PRIMEIROS TRABALHOS DE CALDER TINHA DE SER ACIONADO MANUALMENTE PELO OBSERVADOR. DEPOIS DE 1932 O ARTISTA VIU QUE, SE OS OBJETOS FICASSEM SUSPENSOS, SE MOVERIAM PELA AÇÃO DAS CORRENTES DE AR.
6
EMBORA OS MÓBILES PAREÇAM SIMPLES, SUA MONTAGEM É MUITO COMPLEXA, POIS EXIGE UM SISTEMA DE PESO E CONTRAPESO BEM ESTUDADO PARA QUE O MOVIMENTO TENHA RITMO E SEJA PROLONGADO.
8
O MÓBILES DE CALDER O TERMO MÓBILE FOI CRIADO PELO ARTISTA MARCEL DUCHAMP ( ) PARA DESIGNAR AS ESCULTURAS DE ALEXANDER CALDER, QUE COMO ESSA, ERAM FEITAS PEÇAS PLANAS DE METAL, QUE COMO A DA IMAGEM, ERAM FEITAS DE PEÇAS PLANAS DE METAL COLORIDO SUSPENSAS POR FIOS E QUE SE MOVIMENTAM AO SABOR DAS CORRENTES DE AR. OS MÓBILES TORNARAM-SE POPULARES E PASSARAM A SER MUITO USADOS COMO OBJETOS DE DECORAÇÃO.
10
TENDÊNCIAS DA ESCULTURA MODERNA
PODEMOS DISTINGUIR DIFERENTES TENDÊNCIAS DENTRO DA ESCULTURA MODERNA. ALGUNS ESCULTORES PERMANECERAM LIGADOS AO ESTILO DE RODIN, ISTO É, À REPRESENTAÇÃO REALISTA. OUTROS DERAM LIBERDADE À IMAGINAÇÃO, MUITAS VEZES INSPIRANDO-SE NAS FORMAS DA NATUREZA OU EM CULTURAS ANTIGAS, COMO AFRICANAS.
11
DENTRO DESSA SEGUNDA TENDÊNCIA DESTACA-SE CONSTANTIN BRANCUSI ( ), UM DOS MAIS IMPORTANTES ESCULTORES DO SÉCULO XX. ELE CRIOU FORMAS EM GERAL ABSTRATAS, RESULTANTES DE RIGOROSO PROCESSO DE SIMPLIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO OBJETO REPRESENTADO. ASSIM, BRANCUSI DAVA A SUAS OBRAS DE METAL UM PRIMOROSO POLIMENTO, DE MODO A REFLETIREM OS EFEITOS LUMINOSOS.
12
DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DE UM BEIJO
ENQUANTO RODIN REPRESENTOU DE MODO BASTANTE REALISTA UM BEIJO TROCADO ENTRE UM CASAL, BRANCUSI CRIOU FORMAS MUITO SIMPLES PARA REPRESENTAR A MESMA CENA. ERAM COM ESSA SIMPLICIDADE DE FORMAS QUE O ESCULTOR PROCURAVA EXPRESSAR SEUS TEMAS. O beijo (1886), de Augute Rodin O beijo (1916), de Brancusi
13
A INTENÇÃO ENTRE A OBRA E SEU ESPAÇO
NESSA ESCULTURA DE BRONZE BRANCUSI SE LIMITOU ÀS LINHAS ESSENCIAIS DO CORPO DE UM PÁSSARO. NOTE QUE O METAL FOI BASTANTE POLIDO: TORNANDO-SE UMA SUPERFÍCIE BASTANTE POLIDO: TORNADO –SE UMA SUPERFÍCIE QUE REFLETE LUZ COMO UM ESPELHO, ELE REFLETE O QUE ESTÁ AO SEU REDOR. É UMA FORMA DE CRIAR INTERAÇÃO ENTRE OBRA E O AMBIENTE EM QUE ELA ESTÁ.
14
Pássaro no espaço (1928) Brancusi.
15
A MÁQUINA E A ARTE COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, INICIADA NO SÉCULO XVIII, CRIARAM-SE AS MÁQUINAS, QUE PERMITIRAM AO SER HUMANO CONHECER A VELOCIDADE E DESENVOLVER A PRODUÇÃO EM SÉRIE, ISTO É, A FABRICAÇÃO, EM POUCO TEMPO, DE INÚMERAS CÓPIAS DE UM MESMO PRODUTO.
16
A PARTIR DE ENTÃO ESTABELECEU-SE UMA NÍTIDA DISTINÇÃO ENTRE OBJETOS INDUSTRIALIZADOS E OBRAS DE ARTE: UMA OBRA ÚNICA, FEITA POR UM ARTISTA ERA ARTE; JÁ UM OBJETO DO QUAL SE PRODUZISSEM MUITAS CÓPIAS POR MEIO DE UMA MÁQUINA NÃO PODERIA SER CATALOGADO COMO ARTE. DESSE MODO, POR SER ÚNICA, A OBRA DE ARTE GANHOU UM CARÁTER QUASE SAGRADO E PASSOU A SER CULTUADA, ESPECIALMENTE NOS MUSEUS.
17
A FOTOGRAFIA E O CINEMA COM O TEMPO, DESENVOLVERAM-SE NOVAS FORMAS ARTÍSTICAS NAS QUAIS A RÍGIDA SEPARAÇÃO ENTRE OBJETOS INDUSTRIALIZADOS E OBRAS DE ARTE FOI SENDO SUPERADA. A FOTOGRAFIA E O CINEMA SÃO EXEMPLOS MAIS EXPRESSIVOS DESSE FENÔMENO. O DESENVOLVIMENTO DA FOTOGRAFIA FOI PROPICIADA PELA CRIAÇÃO DO DANGUERRÓTIPO, EM 1839, POR LOUIS DANGUERRE.
18
A PRIMEIRA EXIBIÇÃO DE CINEMA FOI FEITA EM 1895, PELOS IRMÃOS LUMIÈRE
A PRIMEIRA EXIBIÇÃO DE CINEMA FOI FEITA EM 1895, PELOS IRMÃOS LUMIÈRE. AMBOS OS FATOS ALTERARAM PROFUNDAMENTE A SOCIEDADE E MUDARAM A MANEIRA DAS PESSOAS CONCEBEREM A ARTE E COM ELA SE RELACIONAREM. A OBRA DE ARTE DEIXA DE SER RESULTADO EXCLUSIVO DO TRABALHO DAS “MÃOS DO ARTISTA”.
19
L'Arrivée d'un train à La Ciotat (pt: Chegada de um comboio / br: A chegada do trem na estação)
20
COM A FOTOGRAFIA, POR EXEMPLO, O “ARTISTA FOTÓGRAFO” QUASE JÁ NÃO USA AS MÃOS, COMO FAZIA O PINTOR, MAS SIM OPERA A MÁQUINA E SUBMETE O FILME A PROCESSOS QUÍMICOS ATÉ OBTER UM NEGATIVO, DO QUAL PODEM SER FEITAS INÚMERAS CÓPIAS.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.