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DESIGN PARA QUEM NÃO É DESIGNER Noções básicas de planejamento visual Retirado do livro: Design para quem não é designer. Willians, Robin. 7ª edição, São.

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1 DESIGN PARA QUEM NÃO É DESIGNER Noções básicas de planejamento visual Retirado do livro: Design para quem não é designer. Willians, Robin. 7ª edição, São Paulo : Callis. 1995.

2 Princípios Básicos Vejamos a seguir uma capa de um relatório comum (e sem criatividade): centralizada, com espaços iguais para preencher a página. Se você não soubesse ler em português, pensaria que são seis tópicos separados na página, pois cada linha parece ser um elemento individual. Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 A seguir aplicaremos os quatro princípios básicos, acompanhando os resultados :

3 Proximidade Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 Se os itens estiverem relacionados entre si, agrupe- os em proximidade. Separe-os, se eles não estiverem diretamente ligados. Varie o espaço entre os itens para indicar a proximidade. Aproximando o título do subtítulo, criamos uma unidade bem-definida, no lugar de seis unidades segmentadas. Ficou nítido que os dois tópicos estão ligados entre si. Distanciando o nome do autos e a data, fica claro que estas informações não fazem parte do título.

4 Proximidade - CD-ROMs CD-ROMs CDs para crianças CDs educacionais CDs de lazer Discos laser - Educacional Aprendizado inicial Idiomas Ciências Matemática - Material do Professor Livros Material do professor Vídeos - Hardware e Acessórios Cabos Dispositivo de entrada Armazenamento Memória Modems Impressoras e acessórios Vídeo e som O maior problema desta lista é que tudo está próximo de tudo, dificultando uma relação ou organização. CD ROMs Educacional Material do Professor Hardware & Acessórios CD ROMs CDs para crianças CDs educacionais CDs de lazer Discos laser Idiomais Ciências Matemática Livros Material do professor Vídeos Cabos Dispositivo de entrada Armazenamento Memória Modems Impressoras e acessórios Vídeo e som A mesma lista foi criada através de grupos visuais. Acrescentando um contraste aos títulos e a linha divisória dá-se mais legibilidade, o que torna mais fácil uma relação entre o título e seus tópicos.

5 Alinhamento Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 Fique atento a cada elemento que você colocar na página. Alinhe cada objeto com uma parte lateral de outro, para que a página inteira fique unificada. Mesmo que o nome do autor esteja distante do título, existe uma conexão visual entre os dois elementos, criada através do alinhamento. O exemplo anterior também está alinhado: o alinhamento é a centralização. Mas como você pode ver, alinhando à esquerda ou à direita (como este exemplo) você cria uma lateral mais marcante, mais fácil de seguir com os olhos.

6 Erros de Alinhamento

7

8 Repetição Repetição é uma forma mais marcante de criar consistência em um material. Avalie se é apropriado fazer com que um dos elementos fique mais marcante e utilize-o como o elemento repetitivo. A fonte diferenciada do título se repete no nome do autor, fortalecendo a conexão entre ambos. Os pequenos triângulos foram especialmente acrescentados para criar uma repetição. Apesar de cada um deles apontar para uma direção diferente, a forma triangular é suficientemente específica para ser reconhecida em todas as suas incidências na página. A repetição ajuda a unificar elementos separados do design (da diagramação). Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians

9 Contraste Você concorda com o fato de que o exemplo deste slide atrai seus olhos muito mais do que o anterior? Neste caso, o responsável é o contraste do preto contra o branco. Há várias maneiras de criar contrastes: linhas, fontes, cores, relações espaciais, direções, etc. O trabalho com o contraste neste exemplo foi apenas o de acrescentar a caixa preta. Realce um pouco a letra colocando o subtítulo em itálico, contrastando-o com a letra normal (sem italização) do título e do nome do autor. Robin Willians Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país

10 Tipologia A combinação de fontes diferentes visa aperfeiçoar a comunicação, porém, algumas vezes esta combinação pode confundi-la. Tome cuidado ao utilizar vários tipos de fontes, crie sempre um contraste para melhorar o entendimento. Há seis maneiras claras e diferentes de contrastar a tipologia: Não seja TÍMIDO Exponha suas idéias! Um contraste de tamanho nem sempre significa que você deva fazer com que o tipo fique grande; significa que deve haver um contraste. Por exemplo: quando você vê uma pequena linha isolada em uma página grande de jornal, fica com vontade de lê-la, certo? Grande parte do que o convida a fazê-lo é o contraste do tipo muito pequeno colocado em uma página grande.

11 O peso de uma fonte refere-se à espessura dos traços. A maioria das famílias é desenhada com vários pesos: regular, bold (negrito), light, etc. O contraste dos pesos é uma das melhores maneiras de aumentar a estética visual de uma página sem redesenhar algo, mas você nunca poderá alcançar o contraste belo e forte se não tiver uma fonte com traços grandes e fortes. Arial Arial Medium Arial Black (bold) Outro Newsletter Título nononononononon ononononononono nononononononon ononononononono nononononOnonon ononononononono nononononononon ononononononono nononononono.. Outro Título nononononononon ononononononono nononononononon ononononononono nononononononon ononononOnonono nononononononon ononononononono nononononononon ononononono.. nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nOnononononon ononononononon ononononononon ononononononon onononono.. Subtítulo nonononononono nonononononono nononononomno nonononononono nonononononono nonOnonononon ononononononon ononononononon ononononononon ononononono.. Outro Newsletter Título nononononononon ononononononono nononononononon ononononononono nononononOnonon ononononononono nononononononon ononononononono nononononono.. Título nononononononon ononononononono nononononononon ononononononono nononononononon ononononOnonono nononononononon ononononononono nononononononon ononononono.. nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nOnononononon ononononononon ononononononon ononononononon onononono.. Subtítulo nonononononono nonononononono nononononomno nonononononono nonononononono nonOnonononon ononononononon ononononononon ononononononon ononononono..

12 Estrutura Serifado Serifas Contraste grosso-fino Sem Serifa Não há serifas Não há contraste grosso-fino nos traços Existem ainda as familias/categorias: Moderno, Manuscrito, Decorativo, Estilo Antigo. A estrutura refere-se à maneira através de qual uma letra é construída e, como podemos ver através deste exemplo, a estrutura de cada categoria é bastante distinta. OdeOdeOde Dica importante: nunca coloque duas fontes de mesma categoria na mesma página. Não há como disfarçar suas similaridades. Além disso, existem tantas opções! Por que dificultar as coisas?

13 Forma A forma de uma letra refere-se ao seu formato. Os caracteres podem ter a mesma estrutura, mas suas “formas” podem ser diferentes. Por exemplo, a letra “G” (em caixa-alta) tem a mesma estrutura da letra “g” (em caixa-baixa) da mesma família. Entretanto, suas verdadeiras formas – ou formatos – são muito diferentes. Este é um tipo de contraste muito prático, e aumenta a legibilidade e ênfase de uma palavra ou frase. G g A a B b H h E e As formas de cada uma destas letras maiúsculas são completamente diferente das minúsculas. Portanto, caixa-alta versus caixa-baixa é outra maneira de contrastar os tipos. Usar caixa-alta algumas vezes (não exagere!) faz surgir um CONTRASTE girafa GIRAFA tartaruga TARTARUGA

14 Direção PARA CIMA! O tipo inclinado para cima cria uma energia positiva. Girar, inclinar, inverter, etc, as vezes podem ser uma boa maneira de enfatizar e contrastar uma parte de seu texto. Título longo nas duas colunas Nononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonono. Subtítulo nononononon ononononononon onononoonnonon onononononono. newsletter Nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononono. Nonononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononononono nonononono.. Segundo Título interessante Ás vezes um redireciona- mento marcante do tipo cria um impacto dramático ou um formato único, o que justifica plenamente seu uso.

15 Tipologia

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18 Anúncio 1 Identifique quem é o anuciante:

19 Anúncio 2 Identifique quem é o anuciante:

20 Anúncio 3 Identifique quem é o anuciante:

21 Revista 1 Identifique qual é o veículo:

22 Revista 2 Identifique qual é o veículo:

23 Jornais Respectivamente, quais são os jornais:


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