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PublicouOswaldo Andrade Ávila Alterado mais de 8 anos atrás
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A - Principais Conceitos 1 - A desesperadora necessidade das pessoas. Cristo tinha compaixão pelas multidões (Mt 9:36). Necessidades espirituais, sociais, familiares, físicas, etc... sobrecarregam o mundo inteiro. A - Principais Conceitos 1 - A desesperadora necessidade das pessoas. Cristo tinha compaixão pelas multidões (Mt 9:36). Necessidades espirituais, sociais, familiares, físicas, etc... sobrecarregam o mundo inteiro.
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2 – Cristo nos comanda. A Grande Comissão é um mandato, não uma sugestão. Mesmo que não compreendamos todas as razões, aqueles que amam a Deus deveriam obedecer Sua ordem. 2 – Cristo nos comanda. A Grande Comissão é um mandato, não uma sugestão. Mesmo que não compreendamos todas as razões, aqueles que amam a Deus deveriam obedecer Sua ordem.
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3 – Deus usa cristãos em Sua missão para levar pessoas a terem fé e salvação. 4 – Compartilhar o evangelho beneficia o missionário (1Jo 3:10, 16-19). 5 – Refletir a vontade de Deus, Sua compaixão e amor. 6 – O Grande Conflito ainda não terminou. 3 – Deus usa cristãos em Sua missão para levar pessoas a terem fé e salvação. 4 – Compartilhar o evangelho beneficia o missionário (1Jo 3:10, 16-19). 5 – Refletir a vontade de Deus, Sua compaixão e amor. 6 – O Grande Conflito ainda não terminou.
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Anglicanos: B – Como é compreendida: Católicos: - Plantatio Ecclesia. - O estabelecimento do Reino de Deus. - Melhorar a vida moral através da tradição.
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B – Como é compreendida: Ortodoxos: - Ortho (correta), doxia (prática). - Liturgia é central. Evangélicos em geral: - Resposta de amor a obra divina de salvar a humanidade.
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B – Como é compreendida: Adventistas: - Ênfase escatológica.
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A – Conceito de Deus Ponto inicial da Teologia da Missão = Atos poderosos de Deus. - Encarnação. - Crucifixão. - Ressurreição. - Atos escatológicos de Deus.
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A – Conceito de Deus Quem é Deus? Como é o Seu relacionamento com o mundo?
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1 - Teísmo Transcendente, imanente. Deus habita nos céus, mas ao mesmo tempo está perto de nós.
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1 - Teísmo Diferente formas de Teísmo: Judaísmo (Teísmo da Aliança) Islamismo (Teísmo Forense) Cristianismo (Teísmo Triúno) - Trinitário - Missio Dei
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2 - Deísmo Resultado do racionalismo ( Iluminismo ): Deus não pode ser atingido. Baseado na razão: Deus criou mas não interfere na história. Forte ênfase ética.
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3 - Panteísmo Deus é todas as coisas. Deus está em todas as coisas.
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4 - Ateísmo Nega a existência de Deus. Agnosticismo
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5 - Naturalismo Evolução 6 - Monismo Não existe um Deus que se importa com os seres humanos. Religiões orientais.
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B – Conceito do homem e do pecado Qual é a natureza da queda? Qual é o efeito da queda?
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B – Conceito do homem e do pecado Otimista (ICR) Pessimista (Lutero) - Imago Dei não foi totalmente destruída. - Existe algo de bom no homem. - Depravação Total. - Não existe nada de bom no homem.
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B – Conceito do homem e do pecado Qual é a natureza do pecado? Força negativa (Nova Era, Religiões Orientais). Ausência de luz (Hinduísmo). Alienação, separação de Deus (maioria dos cristãos).
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C – Conceito da salvação Qual é a natureza da salvação? E como obtê-la? IRC = Sacramentos. Lutero = Exclusiva obra divina. Calvino = Predestinação, eleição divina. Hinduísmo = Através do conhecimento. Islamismo, etc... = Através de boas obras.
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D – Famílias Teológicas 1 - Católica Romana Clássica: - Estabelecer o Reino de Deus. - Plantio da igreja. - Natureza aperfeiçoada na Graça. Principais temas: Legado Teológico:
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D – Famílias Teológicas 2 - Luterana: - Theologia Crucis. - Ênfase na divindade de Cristo. -Justificação pela fé, através da Graça de Cristo. Principais temas: Legado Teológico:
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D – Famílias Teológicas 3 – Grega-Ortodoxa: - Theosis = Encarnação (mais importante que a cruz. - Ênfase na humanidade de Cristo, vivendo segundo o seu exemplo. - Santificação diária. Principais temas: Legado Teológico:
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D – Famílias Teológicas 4 - Armena-Wesleyana: Aqueles que perseverarem serão salvos. O Salvador morreu por todos. Livre arbítrio. Principais temas: Graça Preveniente. Compartilhar a Graça recebida.
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D – Famílias Teológicas 5 - Armena-Wesleyana: Apresentação do evangelho integral. União do legado da teologia Luterana com a da teologia Grega-Ortodoxa. Legado Teológico:
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E – Fontes de Teologia 1 – Revelação: Jesus Cristo. EGW (para o Adventismo). Escrituras. 2 – Tradição: Fator de estabilização e unidade.
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E – Fontes de Teologia 3 – Teologia Natural: O uso da razão é também uma componente que pode ser usada se é dirigida pela fé, não mero racionalismo. EGW reconhece que Deus se revela de maneira especial através da natureza (Caminho a Cristo).
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E – Fontes de Teologia 4 – Experiência: Comunitária. Pessoal.
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F – Princípios Organizacionais 1 - Luteranismo Justificação pela fé, através da Graça. 2 - Catolicismo Eclesiologia. 3 - Reformada Soberania divina.
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F – Princípios Organizacionais 4 – Ortodoxa Grega Theosis, Encarnação. 5 - Anglicana Tradição. 6 – Adventismo do Sétimo Dia Escatologia.
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1 – Conceito de Deus Teísmo Trinitário - Qualquer que seja o método empregado, deve estar em harmonia com a base da Missão = O Deus Triúno. Missio Dei Deus enviou o Filho. O Pai e o Filho enviaram o Espírito. O Espírito envia a igreja.
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2 – Família Teológica Armena-Wesleyana. 3 – Metodologia Método Bíblico-Histórico (Gramático- Histórico).
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4 – Fontes de Teologia a) Revelação Escrituras. Jesus Cristo. Ellen G. White. b) Tradição
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4 – Fontes de Teologia c) Teologia Natural Comunitária Pessoal d) Experiência
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5 – Princípio Organizacional Escatologia A Tríplice Mensagem Angélica O final dos tempos Aspectos escatológicos 6 – Motivação para Missão
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7 – Alvo da missão Abreviar o retorno de Jesus Cristo. Eclesiologia (remanescente, Laodicéia). 8 – Pontos peculiares: Doutrina do Sábado. Doutrina do Santuário.
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1 – Balanço em Antropologia Não apresenta o dualismo entre corpo e alma. 2 – Balanço em Soteriologia Sinergismo Soberania divina Responsabilidade humana
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3 – Balanço entre a Lei e o Evangelho A lei não salva. Apenas aponta para o pecado. O Evangelho Eterno de Jesus é a única esperança de salvação.
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4 – Extremos a serem evitados: Demasiada ênfase em escatologia negando as questões sociais ao nosso redor. Perder a ênfase escatológica: Demasiada ênfase em escatologia negando as questões sociais ao nosso redor. Perder a ênfase escatológica: Fomos chamados como o povo remanescente para cumprir nossa parte na Missão Divina de salvação. Não podemos falhar com o nosso dever!
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