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A ECONOMIA GLOBALIZADA

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Apresentação em tema: "A ECONOMIA GLOBALIZADA"— Transcrição da apresentação:

1 A ECONOMIA GLOBALIZADA
Profª Silvana Silveira

2 GLOBALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO ECONÔMICA
A globalização é um processo marcado pela significativa expansão do comércio internacional, concomitantemente ao extraordinário avanço tecnológico nos métodos de produção. Esta maior integração econômica internacional não seria possível sem a crescente abertura das economias dos países apoiada por políticas de liberalização dos mercados. O fluxo de bens, serviços, fatores produtivos e tecnologia entre os países alcançou patamares jamais vistos, trazendo consigo o aumento do grau de dependência de suas economias.

3 CARACTERÍSTICAS DO MUNDO GLOBALIZADO
Aumento significativo das transações comerciais (trocas) entre as nações Expansão da área de atuação das empresas, não mais restrita pelas fronteiras nacionais Aumento do nível de concorrência entre as empresas e do número de grandes empresas (geralmente multinacionais) Empresas compram matérias-primas em qualquer canto do mundo e se instalam em países cuja mão de obra é mais em conta, vendendo suas mercadorias para o mundo inteiro

4 Os produtos são fabricados em (ou possuem componentes de) vários lugares.
Maior diversidade de bens e serviços disponíveis para os consumidores, aliada ao incremento das informações a respeito das inovações, tendências e moda no mundo inteiro. EX:

5 FATORES QUE PERMITIRAM A GLOBALIZAÇÃO
Iº) O extraordinário avanço na área da tecnologia da comunicação: Avanços nas áreas da informática, da telefonia, e de outros meios de comunicação permitiram que operações empresariais sejam conectadas e acertadas instantaneamente. Hoje, é possível falar com um subordinado, inspecionar uma fábrica, negociar empréstimos, comprar e vender mercadorias, fazer reuniões de diretoria, praticamente de qualquer lugar do mundo, por meio do telefone ou de uma tela de computador.

6 IIº) A acelerada inovação tecnológica na área de transportes:
O surgimento dos containers e dos grandes cargueiros junto com a expansão da estrutura portuária mundial, elevaram consideravelmente a capacidade do transporte de carga. Hoje, pode-se deslocar grandes quantidades de mercadorias numa velocidade bem maior, diminuindo o tempo e reduzindo os custos no transporte das mercadorias.

7 OS GANHOS DO COMÉRCIO Ganhos Comerciais são dados pela melhoria na renda, produção ou satisfação devido à troca de produtos e serviços entre os países. O Comércio Internacional permite que os países superem suas limitações ou impossibilidades de produção, promovendo o incremento do consumo interno via importação de bens cuja produção, por razões variadas, não se justifica no país consumidor em questão.

8 OS GANHOS DO COMÉRCIO A principal mola propulsora das relações de trocas entre os países são os ganhos obtidos com o comércio exterior. Dois fatores se destacam na contribuição destes ganhos: a desigualdade de condições produtivas entre os países e a ocorrência de economias de escala com as especializações dos países em certas produções.

9 FATORES IMPULSIONADORES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Os países não são auto-suficientes na produção de todos os bens e serviços que sua população deseja consumir. É impossível, para qualquer economia, atingir o grau pleno de autonomia de insumos e produtos. Existência de Economias de Escala que incentivam uma maior produção. Quando os países se especializam na produção de certos bens, os custos se reduzem em decorrência desta produção maior, tornando sua produção mais eficiente e competitiva.

10 FATORES IMPULSIONADORES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
As desigualdades entre as nações no tocante à disponibilidade de recursos naturais, insumos básicos utilizados na maioria das produções. A quantidade de reservas naturais, renováveis ou não, varia de país para país. Assim como não existe uma distribuição igualitária dos recursos naturais o mesmo acontece com o clima e a quantidade de solos cultiváveis.

11 FATORES IMPULSIONADORES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
EX: Japão: Por possuir poucos recursos naturais e uma pequena extensão territorial para sustentar uma população de 120 milhões de habitantes, importa boa parte das matérias- primas e dos alimentos que consome.

12 FATORES IMPULSIONADORES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
As diferenças estruturais entre os países quanto às suas disponibilidades de capital físico (máquinas, equipamentos, computadores, instalações, automação, robotização) quando estes são a base de seus processos produtivos. Há também desigualdade produtiva em termos de capital humano quando alguns países detêm alta proporção de trabalhadores com elevado nível de educação.

13 FATORES IMPULSIONADORES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
As disparidades no estágio tecnológico entre os países, conseqüência de investimentos na área da educação e em pesquisas científicas. A disparidade tecnológica é percebida tanto nos métodos produtivos quanto na qualidade dos produtos. Por outro lado, países com farta mão-de-obra tendem a realizar produções que utilizam mais o fator produtivo trabalho.


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