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II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.

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2 II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010

3 2 As organizações necessitam de informações oportunas e conhecimentos personalizados, para efetivamente auxiliar seus processos decisórios e sua gestão empresarial, principalmente por estarem enfrentando um mercado altamente competitivo. Esse contexto reforça o papel relevante da TI, que indubitavelmente, quando bem estruturada, planejada e gerenciada, pode contribuir nessa adequação, facilitando aos gestores a geração de cenários decisórios produzidos com as informações oportunas e conhecimentos personalizados. Fazendo uma Reflexão

4 3 Desafios Gerenciais da TI Estratégias Empresariais Processos Empresariais Necessidades Empresariais Relação com o cliente Parceiros da empresa Fornecedores Clientes da empresa Considerações Éticas Riscos Potenciais? Leis potenciais? Respostas possíveis? Recursos Humanos de SI Desenvolvimento de SI Infra-estrutura de TI Desempenho dos SI Cultura e Estrutura da Organização Aceitação do Usuário

5 4 Os atuais Sistemas de Informação interconectados desempenham um papel vital no sucesso de uma empresa. Os Sistemas de Informação e suas tecnologias devem ser administrados para apoiar estratégias e processos de negócio, as estruturas organizacionais e a cultura de uma empresa no intuito de aumentar seu valor para os negócios e para o cliente num ambiente globalizado. Desafios Gerenciais da TI

6 55 A cultura organizacional consiste dos principais entendi- mentos e pressupostos de uma empresa, corporação ou organização. Os entendimentos, que podem incluir crenças, valores e abordagens comuns de tomada de decisão, nem sempre são registrados ou documentados em declarações de metas ou em políticas formais. A cultura organizacional pode ter um impacto significativo sobre o desenvolvimento e a operação de SI dentro da organização. Um procedimento associado a um SI recentemente proje- tado, pode conflitar com uma regra de conduta informal que faz parte da cultura organizacional. Cultura e Mudanças Organizacionais

7 666 Melhorar um processo organizacional por meio de sistemas de informação exige uma mudança nas atividades e tarefas relacionadas ao processo.  Significa mudança na forma de trabalho das pessoas. Superar a resistência às mudanças pode ser a parte mais difícil de se introduzir um SI em uma empresa. Ocasionalmente, os empregados tentam sabotar um novo sistema de informação. Na maioria dos casos esses empre- gados não foram envolvidos na decisão de implementar a mudança, nem foram bem informados sobre as razões da mudança e tampouco quanto aos benefícios a ser gerados para a organização. Cultura e Mudanças Organizacionais

8 7 Os sucesso de um Sistema de Informação não deve ser medido somente por sua eficiência em termos de redução de custos, mas também pela eficácia da Tecnologia da Informação no apoio às estratégias da organização, viabilizando seus processos de negócio, ampliando suas estruturas e cultura organizacionais e ainda incrementando o valor da empresa para o cliente e para os negócios. É de fundamental importância perceber que a Ti pode ser mal administrada e mal aplicada, de forma que os problemas de desempenho dos SI levem ao fracasso tecnológico e de negócios. Sucesso e Fracasso com TI

9 8 Desenvolvendo soluções de e-Business Mal o homem começou a produzir software, já se deparou com uma série de problemas de qualidade e com uma demanda maior que a capacidade produtiva. A solução foi introduzir conceitos de engenharia a esse trabalho. Assim, consolidou-se a Engenharia de Software que, com a introdução de metodologias e ferramentas, proporcionou condições para a melhoria da qualidade do produto. Pela primeira vez, falou-se em um processo de desenvol- vimento de software. Assim, processo de desenvolvimen- to de software é a maneira como se produz software.

10 9 Grande parte dos SIBC é concebida, projetada e implementada usando alguma metodologia de desenvolvimento. A figura a seguir mostra que diversas atividades importantes estão envolvidas num ciclo completo de desenvolvimento de SI. O processo de desenvolvimento de SI

11 10 Desafios Gerenciais da TI Nesse processo de desenvolvimento, os usuários finais e especialistas projetam aplicações com base numa análise das exigências de negócio da organização. Algumas atividades: Verificação da viabilidade econômica ou técnica de uma aplicação; Aquisição e aprendizagem do modo de utilizar o software necessário para implementar o novo sistema; Execução de melhorias para manter o valor do sistema para o negócio.

12 11 Ética e TI Como em qualquer atividade, você precisa considerar as responsabilidades éticas referentes à sua atividade. Exemplos: quais usos da TI poderiam ser considerados impróprios ou prejudiciais à outros indivíduos ou à sociedade? Qual é o uso adequado da internet e dos recursos de ti de uma organização? Como você pode se proteger do crime com o uso de computadores e de outros riscos da TI? O que é preciso para ser um usuário final responsável de TI?

13 12 Ética e TI – Danos potenciais ou riscos no uso da TI Melhorar o conhecimento do mercado Aumentar a capacidade de resposta Aperfeiçoar as comunicações persuasivas Melhorar a seleção de estratégias Qual a probabilidade de clientes, funcionários, parceiros ou concorrentes serem afetados por: Aumentar a capacidade de resposta Aperfeiçoar as comunicações persuasivas Melhorar a seleção de estratégias Qual a probabilidade de ocorrência de ações legais, boicotes, paralisações no trabalho e outras ameaças? Os riscos e custos podem ser atenuados por: Auto regulação Defesa Educação Código de Ética Incentivos Certificação

14 13 Desafios das Carreiras de TI As oportunidades de emprego no campo de SI são excelentes, pois as organizações continuam a ampliar sua utilização de TI. Isto coloca um desafio de administração de recursos para muitas empresas, uma vez que pesquisas de emprego continuamente preveem escassez de pessoal de SI qualificados em diversas categorias de trabalho, além disso, as exigências de trabalho em SI estão mudando continuamente devido a acontecimentos nos negócios e na própria TI.

15 14 A Função dos SI A administração bem sucedida dos SI apresenta importantes desafios aos profissionais das empresas. A função dos SI representa:  Uma importante área funcional que é tão importante quanto as demais.  Uma importante contribuição para a eficiência operacional, para a produtividade e para o atendimento e satisfação do consumidor.  Uma importante fonte de informação e apoio necessários para promover a tomada de decisão eficaz pelos diversos níveis hierárquicos da empresa.  Vital no desenvolvimento de produtos e serviços competitivos que dão a uma organização uma vantagem estratégica no mercado global;  Oportunidade de carreira dinâmica, desafiadora e compensadora;  Componente–chave dos recursos, infraestrutura e capacidades das empresas de e-business da atualidade.

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