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MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz

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Apresentação em tema: "MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz"— Transcrição da apresentação:

1 MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz
Departamento Doutrinário MAGNETISMO e ESPIRITISMO GRUPO de ESTUDO ANO 1 – 2013 AULA 2 – 16/03/13

2 A Gênese – Cap. XIV – Os Fluidos
4. Os elementos fluídicos do mundo espiritual escapam aos nossos instrumentos de análise e à percepção dos nossos sentidos, feitos para perceberem a matéria tangível e não a matéria etérea. Alguns há, pertencentes a um meio a tal ponto diverso do nosso, que deles só podemos fazer ideia mediante comparações tão imperfeitas como aquelas, mediante as quais, um cego de nascença procura fazer ideia da teoria das cores.

3 Mas, entre tais fluidos, há os tão intimamente ligados à vida corporal, que, de certa forma, pertencem ao meio terreno. Em falta de observação direta, seus efeitos podem observar-se, como se observam os do fluido do ímã, fluido que jamais se viu, podendo-se adquirir sobre a natureza deles conhecimentos de alguma precisão. É essencial esse estudo, porque está nele a chave de uma imensidade de fenômenos que não se conseguem explicar unicamente com as leis da matéria.

4 7. O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico; é uma condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência ou alma. Já vimos que também o corpo carnal tem seu princípio de origem nesse mesmo fluido condensado e transformado em matéria tangível. No perispírito, a transformação molecular se opera diferentemente, porquanto o fluido conserva a sua imponderabilidade e suas qualidades etéreas.

5 O corpo perispirítico e o corpo carnal têm pois origem no mesmo elemento primitivo; ambos são matéria, ainda que em dois estados diferentes. 12. Assim, tudo no Universo se liga, tudo se encadeia; tudo se acha submetido à grande e harmoniosa lei de unidade, desde a mais compacta materialidade, até a mais pura espiritualidade. (...)

6 14. Os Espíritos atuam sobre os fluidos espirituais, não manipulando-os como os homens manipulam os gases, mas empregando o pensamento e a vontade. Para os Espíritos, o pensamento e a vontade são o que é a mão para o homem. Pelo pensamento, eles imprimem àqueles fluidos tal ou qual direção, os aglomeram, combinam ou dispersam, organizam com eles conjuntos que apresentam uma aparência, uma forma, uma coloração determinadas; mudam-lhes as

7 propriedades, como um químico muda a dos gases ou de outros corpos, combinando-os segundo certas leis. É a grande oficina ou laboratório da vida espiritual. Algumas vezes, essas transformações resultam de uma intenção; doutras, são produto de um pensamento inconsciente. Basta que o Espírito pense uma coisa, para que esta se produza, como basta que modele uma ária, para que esta repercuta na atmosfera. (...)

8 15. Sendo os fluidos o veículo do pensamento, este atua sobre os fluidos como o som sobre o ar; eles nos trazem o pensamento, como o ar nos traz o som. Pode-se pois dizer, sem receio de errar, que há, nesses fluidos, ondas e raios de pensamentos, que se cruzam sem se confundirem, como há no ar ondas e raios sonoros. Há mais: criando imagens fluídicas, o pensamento se reflete no envoltório perispirítico, como num espelho; toma nele corpo e aí de certo modo se fotografa.

9 Tenha um homem, por exemplo, a ideia de matar a outro: embora o corpo material se lhe conserve impassível, seu corpo fluídico é posto em ação pelo pensamento e reproduz todos os matizes deste último; executa fluidicamente o gesto, o ato que intentou praticar. O pensamento cria a imagem da vítima e a cena inteira é pintada, como num quadro, tal qual se lhe desenrola no espírito. Desse modo é que os mais secretos movimentos da alma repercutem no envoltório fluídico; que

10 uma alma pode ler noutra alma como num livro e ver o que não é perceptível aos olhos do corpo. Contudo, vendo a intenção, pode ela pressentir a execução do ato que lhe será a consequência, mas não pode determinar o instante em que o mesmo ato será executado, nem lhe assinalar os pormenores, nem, ainda, afirmar que ele se dê, porque circunstâncias ulteriores poderão modificar os planos assentados e mudar as disposições.

11 Ele não pode ver o que ainda não esteja no
pensamento do outro; o que vê é a preocupação habitual do indivíduo, seus desejos, seus projetos, seus desígnios bons ou maus.

12 ANALISANDO O CAMPO VITAL
Manual do Passista – Jacob Melo Pelo campo vital, que é o mais denso dos corpos espirituais, transitam – e até estacionam – fluidos ou energias que provêm do Espírito em direção ao corpo físico e vice-versa. Como tudo é gradativo e todo o perispírito constitui-se de região de ligação, também neste campo há a parte mais próxima ao corpo físico que é mais densa (duplo etérico) e a mais distante e menos densa (princípio vital).

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14 Além de manter a vida do corpo físico, o campo vital funciona também como filtro, não permitindo a passagem de energias orgânicas para o restante do perispírito. É no campo vital que ocorre a usinagem dos fluidos magnéticos pelos centros vitais e constituem os elementos primordiais do passe, em especial do magnetismo. Sendo esses fluidos densos, para que se harmonizem, é preciso estarem em consonância entre si.

15 Daí a importância do conhecimento das funções e ligações dos centros vitais.
Para o nosso estudo, nos limitaremos aos centros vitais principais (primários). NADIS

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17 O centro coronário é o de mais alta frequência e é considerado o centro da sabedoria
Prejudicial: excesso de preocupação, estafa mental, sono insuficiente ou excessivo, ódio, mágoa, rancor, egoísmo, autocompaixão, vingança, negativismo. Providencial: refazimento natural, praticar o bem, compaixão, altruísmo, oração frequente, otimismo.

18 Também de alta frequência, o centro frontal é conhecido como o centro da intuição.
Prejudicial: ver em tudo o mal, inveja, malediscência, fofoca, orgulho, malícia, maldade. Providencial: ver sempre o lado bom e positivo, abolir preconceitos, confiar no bem, boas leituras, exercícios físicos saudáveis, lazer edificante sem excessos.

19 Ainda de alta frequência, o centro laríngeo é centro da criatividade ou da vontade
Prejudicial: falar mal, dar maus conselhos, desdenhar, ridicularizar, monoideias, fechar-se sobre os próprios sentimentos, vícios. Providencial: boas conversas, bons conselhos, descobrir o lado positivo das pessoas, ausência de vícios.

20 O centro cardíaco é de frequência intermediária e é considerado como o
centro do sentimento Prejudicial: emoções fortes, vícios dos sentimentos, rancor, mágoa, preguiça, impaciência, irritabilidade, sentimento de vingança. Providencial: buscar o autoconhecimento e o domínio de si mesmo, humildade, perdão, tolerância, serenidade, atividade física e intelectual compatíveis.

21 Providencial: dieta natural e equilibrada, ausência de vícios.
O centro gástrico é de frequência baixa e é o centro vital por excelência, também conhecido como solar ou centro de cura Prejudicial: gula, alimentos de difícil digestão, jejum prolongado, descontrole emocional, hipocondria, excessos alimentares, vícios. Providencial: dieta natural e equilibrada, ausência de vícios.

22 Também de baixa frequência, o centro esplênico
é o centro do equilíbrio Prejudicial: mágoa, irritação, pouca ingestão de líquido, alimentos condimentados, exercícios físicos excessivos. Providencial: paciência, bondade, superação de mágoas, alimentação natural equilibrada, exercícios físicos regulares e moderados.

23 De baixíssima frequência, o centro genésico é o
centro procriador Prejudicial: abusos sexuais, uso de afrodisíacos ou qualquer tipo de excitante sexual, aborto, tóxicos, fumo, álcool. Providencial: educação da sexualidade, ideias criativas, ausência de vícios.

24 De mediana frequência, o centro umeral é o centro da atração magnética
Prejudicial: obsessões, melindres, aceitar influências negativas pelo pensamento, monoideias. Providencial: oração frequente, hábitos físicos e mentais salutares.

25 De frequência semelhante ao genésico, o centro básico é o
centro da preservação Prejudicial: vida sedentária, alimentação excessiva ou jejum prolongado, falta de cuidado com a saúde do corpo, apegos materiais, vaidade excessiva. Providencial: alimentação natural equilibrada, exercícios físicos regulares, valorização da vida.

26 TIPOS de MAGNETIZADORES (PASSISTAS)
PALMAR: registra a saída dos fluidos pelas palmas das mãos DIGITAL: percebe a saída dos fluidos pelos dedos DIGITOPALMAR: percebe a saída de fluidos das duas maneiras

27 TIPOS de PASSES ESPIRITUAL MAGNÉTICO MISTO

28 33. A ação magnética pode produzir-se de muitas
maneiras: 1º pelo próprio fluido do magnetizador; é o magnetismo propriamente dito, ou magnetismo humano, cuja ação se acha adstrita à força e, sobretudo, à qualidade do fluido*; *fluido vital

29 2º pelo fluido dos Espíritos,
atuando diretamente e sem intermediário sobre um encarnado, seja para o curar ou acalmar um sofrimento, seja para provocar o sono sonambúlico espontâneo, seja para exercer sobre o indivíduo uma influência física ou moral qualquer. É o magnetismo espiritual, cuja qualidade está na razão direta das qualidades do Espírito;

30 3º pelos fluidos que os Espíritos derramam sobre o magnetizador, que serve de veículo para esse derramamento. É o magnetismo misto, semi-espiritual, ou, se o preferirem, humano-espiritual. Combinado com o fluido humano*, o fluido espiritual lhe imprime qualidades de que ele carece. Em tais circunstâncias, o concurso dos Espíritos é amiúde espontâneo, porém, as mais das vezes, provocado por um apelo do magnetizador. *fluido vital

31 PASSISTA ESPIRITUAL, MAGNÉTICO e MISTO
Sente leve e agradável roçar no alto da cabeça, como uma suave brisa. Em seguida, percebe uma circulação de sutil vibração e uma sensação benfazeja a lhe invadir o corpo, especialmente da cabeça e tronco até os braços, saindo pelas mãos em direção ao paciente. Ao final do passe, não tem fadiga ou irritação.

32 Passista Magnético Sinais claros de usinagem magnética em seus campos orgânicos e perispirituais. Ao se estabelecer a “relação fluídica”, os centros vitais entram em esforço de “produção fluídica”. Como geralmente o centro gástrico é o mais ativo, o mais comum são sensações na região do estômago. Sensações mais comuns:

33 Sensação de que o estômago está afunilando em direção ao centro do corpo, uma pressão;
Espécie de dor fina estômago adentro, como se penetrado por fino punhal; Alto do estômago estufando, como se fosse explodir; Gases subindo pelo esôfago, com vontade de arrotar ou com azia; Impressão de ter uma turbina girando cada vez mais rápido no estômago (até com som)

34 Outras sensações: -palpitação forte ou arritmia cardíaca; -olhos ardendo, coçando, lacrimejando; -ardor na garganta, com pigarros; -sudorese inesperada e profusa; -dor no fígado ou no baço, como por esforço; -incômodo ou coceira entre os olhos; bocejos, seguidos, após um tempo, de fadiga; sensação de giro ou excitação na região genital.

35 Perda ou repentina dificuldade em conciliar o sono ou, ao contrário, cair rapidamente em sono profundo, sem que, ao acordar, tenha a sensação de haver descansado Acordar com ressaca: secura ou gosto amargo na boca, sede intensa, indisposição generalizada Tontura ou enjoo ou indisposição gástrica injustificáveis Perda do apetite ou do paladar ou fome insaciável Dificuldade de raciocínio e lapsos de memória

36 Passista Misto Um pouco das sensações dos dois tipos anteriores.

37 EXERCÍCIO PARA A SEMANA
Idem semana anterior, mas sem esfregar as mãos, apenas prestando atenção nas energias que são irradiadas pela força do pensamento e da vontade. 1 – Concentre-se e inspire: “Eu condenso muita energia em minhas mãos” 2 – Abrir os braços, expirando: “Projeto meu magnetismo através das minhas mãos.” 3 – Com os olhos fechados, ir aproximando as mãos, lentamente.

38 4 – Observar a circulação dos fluidos e as sensações no próprio corpo, ao imaginar estar aplicando um passe.


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