A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Arquitetura e Urbanismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Arquitetura e Urbanismo"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Arquitetura e Urbanismo
PROFA CÂNDIDA FREITAS

2 Tema da Aula: CONVERSA SOBRE O TEXTO DE VITRUVIO
CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE ARQUITETURA A EVOLUÇÃO DA HISTÓRIA DA ARQUITETURA

3 O que é preciso para ser ARQUITETO?
"É preciso que ele tenha facilidade de redação, hábito de desenho e conhecimento de geometria; deve ter algumas tinturas de ótica, conhecer a fundo a aritmética, ser versado em história, dar-se com atenção ao estudo da música, não ser alheio à medicina e à jurisprudência, e estar a par da ciência astronômica que nos inicia nos movimentos celestes (...) A arquitetura tem por objetivo a ordenação, disposição, a eurritmia, simetria, conveniência e a distribuição".

4 Arquitetura: Uma Definição Complexa
“Vitruvio foi o primeiro a perceber que sobre Arquitetura não se pode predicar apenas uma coisa; não se pode simplesmente dizer: arquitetura é isto, mas que arquitetura é isto, mais isso, mais aquilo”. (COLIN, S.; 2000) Assim sendo: Para a formação do arquiteto, a seu tempo, é necessário o conhecimento de muitos ramos do saber . - Diversos estudos sobre arquitetura foram influenciados pelo tratado de Vitrúvio: especialmente durante o Renascimento (sec. XV e XVI) e se estenderam até o século XIX. Paternon- templo situado na Acrópole de Atenas ( a. C.)

5 TEXTO: LIVRO I- VITRÚVIO
O arquiteto escala degraus para alcançar “as elevações do solo sagrado da arquitetura”, nutridos pelo conhecimento das artes e das ciências . Erecteion- templo situado na Acrópole de Atenas ( a. C.) Cariátides do Erecteion

6 Arquitetura Segundo Sílvio Colin
“Embora ainda nos orgulhasse o prestígio internacional que a nossa arquitetura havia conseguido com a exposição internacional de NY, com a Pampulha e, sobretudo, com Brasília, não me lembro de que estes fatos tenham tido qualquer influência na minha escolha: faltava-me informação para tal...” (Colin, S.; 2000) Igreja da Pampulha, 1942. Arquitetura: Como atividade: Profissão de nível superior O meio Antropologicamente: Um produto cultural O fato compulsório Esteticamente: Uma arte A meta Visão aérea de Brasília,1960.

7 Arquitetura Segundo Lúcio Costa
“Arquitetura é, antes de mais nada, construção; mas construção concebida com propósito de organizar e ordenar plasticamente o espaço e os volumes decorrentes em função de uma determinada época , de um determinado meio, de uma determinada técnica, de um determinado programa e de uma determinada intenção” (Costa, L.; 1995) Plano Piloto de Brasília, 1957. Arquitetura é coisa para: Ser exposta à intempérie Concebida como um todo orgânico e funcional Ser pensada estruturalmente Ser encarada na medida das idéias e do corpo do homem Ser sentida em termos de espaço e volume Ser vivida.

8 Arquitetura Segundo Jan Gympel
Para Gympel, uma construção serve para: 1-Proteger contra o clima e animais 2-Responder às necessidades da alma, separando o homem do meio ambiente, cria dimensões próprias, humanas. Relação entre o conceito de Lúcio Costa e o de Jan Gympel-no livro História da Arquitectura, da antiguidade aos nossos dias. “A relação entre os espaços interiores e exterior de um edifício permite uma leitura significativa do modo de pensar e sentir dos responsáveis pela sua construção.” (Gympel, Jan; 2001) “Arquitetura é o álbum de família da humanidade!” (Costa, L.;1995).

9 História da Arquitetura
Classificação Cronológica: Pré-História- origem do pensamento arquitetônico Arquitetura Antiga Arquitetura na Idade Media Arquitetura no Renascimento Arquitetura Moderna Arquitetura Contemporânea

10 O que é Arquitetura afinal?
Numa possível conclusão, entendemos o arquiteto hoje, como um profissional atento as transformações mundial e aberto a novos conhecimentos, com isso, sempre buscando projetar espaços que atendam as necessidades específicas de seu usuário e ainda geram uma satisfação maior, devido a intenção plástica neles existente. Também, podemos dizer que: Arquitetura é mais que uma simples junção de espaços utilizando determinados conhecimentos. É mais que isso: ela é uma forma única e especial que apenas nós, arquitetos, temos para nos expressarmos e para deixarmos a nossa marca no mundo.

11 Bibliografia GYMPEL, Jan. História da Arquitectura da Antiguidade aos nossos Dias.- Colônia: Könemann, 2001. KOCH, Wilfried. Dicionário dos estilos arquitetônicos.- São Paulo: Editora Martins Fontes, 2004. COSTA, Lucio. Arquitetura.- Rio de Janeiro: José Olympio, 2002. MORENO, Julio. O futuro das cidades.- São Paulo: Editora Senac, 2002. CORBUSIER, Le. Urbanismo. – São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003. PEREIRA, Miguel. Arquitetura: cultura, formação, prática e política profissional. Editora Pini CORBELA, Oscar. Em busca de uma arquitetura sustentável. Editora Revan, 2003.

12 Contatos candfreitas@hotmail.com
Material disponível na página da disciplina. Imagens retiradas da Internet.


Carregar ppt "Introdução a Arquitetura e Urbanismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google