A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ESCOLA :CMEI Supervisora bolsista: Márcia Lima Bolsistas: Bianca Gusmão O Dente Portfólio

2 2. DESENVOLVIMENTO Escolha do Tema: 2.1 Escolha do tema: O tema da pesquisa da turma surgiu através da curiosidade de alguns alunos em saber porque o dente cai. 2.2 Questão problematizadora: Após a escolha do tema os alunos levantaram algumas questões, a saber: Porque o dente cai? 1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. O projeto foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação infantil (CMEI) da várzea na turma pré II-F que é composta por 23 Alunos entre 5 e 6 anos.

3 2.3 Hipóteses: Após o levantamento das questões, os alunos apresentaram suas hipóteses: A cari vem e come o dente; Porque não escova o dente; È um sinal que a gente está ficando velho; Porque é dente de leite; 2.4 Pesquisa: Com as hipóteses definidas, iniciamos o processo de pesquisa em torno da temática. Propomos para os alunos que buscassem as soluções para suas próprias questões, fazendo pesquisas em casa com seus país e/ou responsáveis.

4 3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Foram trabalhados durante o período de atividades em torno da temática, alguns conteúdos curriculares, tais como: Português: Foi realizado uma atividade onde os alunos tinha que associar o objeto a letra inicial correspondente de escrita espontânea onde os alunos eram levado ao mundo imaginário da escrita. Foi realizado uma atividade de caça palavras onde os alunos tinham que achar as palavras relacionada ao tema do projeto de trabalho. Foi realizado uma atividade de linguagem escrita onde os educandos tinham que escrever a frase “Meu Dentinho”. Matemática: Foi realizado uma atividade onde os alunos tinham que associar a quantidade de objeto ao número correspondente no dado.

5 Geografia: Após a pesquisa realizada com os educandos, foi possível trabalhar os países de origem dos leões e as localidades em que se encontram. 4. CONCLUSÃO O projeto foi bastante produtivo e uma aprendizagem prazerosa para turma pré II-F pois, os mesmo aprenderam vários características e informações sobre o leão que ainda não tinham conhecimento tais como: o habit, lugares onde vivem, alimentação e etc, mais também foi contribuidor para mi enquanto estagiaria pois, pude aprender juntamente com os alunos várias informações que ainda não tinha conhecimento.


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google