A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELEVO: DINÂMICAS INTERNA E EXTERNA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELEVO: DINÂMICAS INTERNA E EXTERNA"— Transcrição da apresentação:

1 RELEVO: DINÂMICAS INTERNA E EXTERNA
(Geomorfologia) Apostila 2 ( 6v): Módulo 06 Apostila 3 (6v): Módulo 09 Apostila 1 (4v): Módulo PROF. AILTON ASSIS 2015

2 ESTUDO DO RELEVO - GEOMORFOLOGIA
AS FORMAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE ESTÃO EM CONSTANTE MODIFICAÇÃO DEVIDO AOS AGENTES ENDÓGENOS (INTERNOS, FORMADORES) E EXÓGENOS (EXTERNOS, EROSIVOS, ESCULTORES) DO RELEVO.

3 TECTONISMO/ DIASTROFISMO
AGENTES ENDÓGENOS ORIGINAM-SE DO CALOR E PRESSÃO EXISTENTES NO INTERIOR DA TERRA . RELACIONADOS AOS MOVIMENTOS DAS PLACAS TECTÔNICAS. AGENTES ENDÓGENOS TECTONISMO/ DIASTROFISMO EPIROGÊNESE OROGÊNESE VULCANISMO ABALOS SÍSMICOS

4 1. TECTONISMO OU DIASTROFISMO 1.1 EPIROGÊNESE
Fenômeno associado à isostasia: equilíbrio das placas tectônicas sobre o manto (astenosfera). Movimento lento e vertical da crosta terrestre em terrenos geologicamente estáveis , de rochas mais resistentes e com pouca plasticidade. Transgressão e regressão marinhas. Falhas ou rupturas (fossas tectônicas, grabens) Soerguimento (rejuvenescimento ) ou rebaixamento do relevo. Ocorre na Escandinávia (soerguimento) e Países Baixos (rebaixamento, subsidência). No Brasil, um exemplo é o vale do Paraíba do Sul.

5

6

7 1.2. OROGÊNESE Movimento horizontal das placas tectônicas (limites convergentes), de “curta” duração geológica. Quatro períodos de orogenia: Huroniano, da Pré-Cambriana; Caledoniano e Herciniano, na Paleozóica; Alpino (dobramentos modernos, terciários, da Cenozóica). Provoca dobramentos (em terrenos maleáveis e plásticos como bacias sedimentares) e falhas (em rochas rígidas).

8

9 2- Vulcanismo Vulcões intraplacas (no centro das placas - hot spots) Vulcões interplacas (limites de placas) Processo de ascensão do magma até a superfície (quando recebe o nome de lava) através de fissuras e/ou do edifício vulcânico. Fenômenos relacionados: fumarolas, gêiseres, águas termais. Atividades vulcânicas podem gerar solos férteis e pode-se aproveitar a energia geotérmica, mas também mudanças climáticas , chuvas ácidas e destruição.

10

11 Círculo de Fogo do Atlântico

12

13 No território que hoje é o Brasil, existiram vulcões desde eras muito antigas. Há hoje vulcões extintos. Na era Mesozoica,houve grande derrame de lava na Bacia do Paraná, que deu origem à terra roxa. Também houve vulcanismo em Araxá, Poços de Caldas, Amazônia. Na Cenozoica, a atividade vulcânica deu origem às ilhas vulcânicas, como Fernando de Noronha e Penedos São Pedro e São Paulo.

14

15 Terremotos - rápidas e bruscas vibrações de parte da crosta terrestre causados pela liberação de grande energia na forma de ondas ( ondas P e S). Sismógrafos - equipamentos sensíveis que detectam e registram o movimento das partículas do solo em uma determinada direção. Origem: movimentação das placas, atividade vulcânica, falhas geológicas ou acomodações do terreno. São mais comuns e fortes em regiões de colisão/separação de placas São estes que também podem originar tsunamis. Abalos Sísmicos

16 No epicentro do terremoto normalmente o grau de intensidade é mais elevado e seus efeitos vão diminuindo a medida que se afasta dessa área. Não existe correlação direta entre magnitude e intensidade de um sismo. Fatores como a profundidade de foco, distância epicentral, geologia da área afetada e qualidade das construções civis são parâmetros que acabam por determinar o grau de severidade do sismo.

17

18 Distribuição dos terremotos na Terra

19 Magnitude: quantidade de energia liberada no foco .
Para medir a magnitude usa-se a ESCALA RICHTER - logarítmica. O acréscimo de cada ponto ou unidade representas um aumento equivalente a 10 vezes na magnitude do terremoto.

20 Intensidade – medida qualitativa  que descreve os efeitos produzidos pelos terremotos em locais da superfície terrestre grau de destruição provocada pelo terremoto (escala de Mercalli).

21

22 O Brasil tem terremotos, sim!
Geralmente tremores de pequena magnitude e intensidade devido à distância dos limites das placas. Causas: reflexo de terremotos na Cordilheira dos Andes, falhas geológicas no interior da placa Sul-americana e acomodações de terreno.

23


Carregar ppt "RELEVO: DINÂMICAS INTERNA E EXTERNA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google