Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHelena Batista Bentes Alterado mais de 9 anos atrás
2
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século e provocaram ruptura com a tradição cultural do século Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo. Esses grupos ou correntes apresentavam uma proposta de prática inovadoras , como se antecipassem o futuro.
3
As cinco principais correntes vanguardistas foram : futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo.
4
Futurismo Primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda,caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte. Sua produção preconiza a subversão radical da cultura e dos costumes, negando o passado em sua totalidade e propondo uma verdadeira revolução literária.
6
Filippo Tommasio Marinetti , foi seu principal representante
Filippo Tommasio Marinetti , foi seu principal representante. Em sua proposta destacam-se : palavras em liberdade; Abolição dos adjetivos e dos advérbios; Abolição da pontuação, substituída por sinais da matemática; Verso livre; A exaltação das máquinas é uma temática comum.
9
Cubismo Resultado das experiências de Pablo Picasso (1881–1973) e de Georges Braque ( ), esteve, inicialmente, ligado à pintura e teve por princípio a valorização das formas geométricas dispostas n o papel de maneira aleatória a fim de conceber imagens. Na literatura, caracteriza-se pela fragmentação da linguagem , geometrização das palavras, humor , ilogismo, anti- intelectualismo e uma linguagem predominantemente nominal.
12
Dadaísmo -1916 Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) , constitui – se como um grito de revolta contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra. Criado a partir desse clima de instabilidade, medo e revolta, os dadaístas pretendiam ser uma resposta à nítida decadência da civilização. Dessa postura provêm a irreverência, a agressividade e o ilogismo .
13
Os dadás entendiam que o cultivo da arte não passava de hipocrisia e presunção, daí a proposta da antiarte. Quanto às obras de arte, a técnica consistia em atribuir valor a um objeto de uso cotidiano, elevando - os à condição de arte . Tristan Tzara foi o grande representante na literatura. Esta caracterizava - se pela agressividade , improvisação, desordem , rejeição a todo tipo de racionalização e equilíbrio.
16
Expressionismo Surge na Alemanha, com o objetivo de combater o Impressionismo, tendência da qual eles provinham. Enquanto o Impressionismo valoriza a impressão como uma arte sensorial e subjetiva, o Expressionismo parte da subjetividade do artista, seu mundo interior , em direção ao mundo exterior. A arte é reflexo direto de seu mundo interior. Após a guerra , o Expressionismo assume caráter mais social e combativo, denunciando os horrores da guerra.
17
PRINCIPAIS FUNDAMENTOS
A arte não é imitação, é criação subjetiva; A realidade é horrível, por isso ele a deforma ou elimina; A arte é uma forma de constentação. Na Literatura, a linguagem é fragmentada por frase nominais; desorganização quanto a organização do texto ; combate à fome, a inércia e aos valores do mundo burguês.
20
Surrealismo O movimento surgiu na França, a partir da publicação de Manifesto do Surrealismo (1924) de André de Breton. Como o Expressionismo , preocupa-se com a sondagem do mundo interior, a liberação do inconsciente e a valorização do sonho.
21
Esse fascínio pelo que transcende a realidade aproxima os surrealistas das ideias do psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856 – 1939).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.