A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VANGUARDAS EUROPÉIAS Profº Franklis Leal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VANGUARDAS EUROPÉIAS Profº Franklis Leal."— Transcrição da apresentação:

1 VANGUARDAS EUROPÉIAS Profº Franklis Leal

2 VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS - “ISMOS” -
Avant-garde (francês) “ O que marcha em frente”. Vanguardas: em termos artísticos, designa aqueles que prevêem e anunciam o futuro, os novos tempos.

3 Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso.
Cubismo Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso.

4 “Rompimento com a perspectiva tradicional
Visão simultânea "Mulher Chorando“(1937), Pablo Picasso

5 Decomposição da realidade em figuras geométricas.
Manifesta-se a partir de 1917, na literatura. Seu divulgador foi Appolinaire. Decomposição da imagem em diferentes planos. Desintegração da realidade gerando uma poesia ausente de lógica. Linguagem caótica.

6 Cubismo Carnaval em Madureira, Tarsila do Amaral. De Albert Gleizes, Tarsila recebeu a chave do Cubismo, que cultivou com amor e sob uma ótica construtivista.

7 Palavras que são poemas que são desenhos
                                            Palavras que são poemas que são desenhos Guillaume Apollinaire, La colombe poignardée et le jet d'eau

8

9 Cubismo Cubismo na literatura: Humor; Antiintelectualismo;
Valorização dos cinco sentidos; Superposição de planos – frases breves e rápidas – cinematográficas;

10 Cubismo Poeminha cinético Era um homem bem vestido
Foi beber no botequim Bebeu muito, bebeu tanto Que Poeminha cinético s a i u d e l á m . (Millôr Fernandes)

11 Futurismo Filippo Tommasio Marinetti, publicou, em 1909,
no jornal Le Figaro, o "Manifesto do Futurismo"

12 1. Cantaremos o amor ao perigo, o hábito da energia e a audácia.
2. Os elementos essenciais de nossa poesia serão a coragem, a intrepidez e a rebeldia. 3. A literatura até aqui tem glorificado a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono; exaltaremos o movimento agressivo, a insônia febril, o passo acelerado, a cambalhota, o soco no ouvido, o murro. 4. Declaramos que o esplendor do mundo foi enriquecido por uma beleza nova, a beleza da velocidade. Um automóvel que passa apressado, com o chassi adornado por grandes canos, com cobras com um resfolegar explosivo... um automóvel roncando, que parece correr sobre o shrapnel é mais belo do que a Vitória de Samotrácia. 5. Cantaremos o homem ao volante, cujo eixo ideal atravessa a Terra, correndo no circuito da órbita desta. 6. O poeta deve entregar-se com frenesi, com esplendor e prodigalidade a fim de aumentar o fervor entusiasta dos elementos primordiais. 7. Não há beleza senão na luta. Nenhuma obra-prima sem agressividade. A poesia tem de ser uma arremetida violenta contra as forças desconhecidas, para obrigá-las e inclinar-se perante o homem.

13 8. Achamo-nos no promontório extremo dos séculos
8. Achamo-nos no promontório extremo dos séculos !... Por que devemos olhar para trás, quando temos de romper os portais misteriosos do Impossível? Tempo e Espaço morreram ontem. Já vivemos no absoluto, pois já criamos a velocidade, eterna e onipresente. 9. Queremos glorificar a guerra - o único doador de saúde ao mundo - militarismo, patriotismo, o braço destruidor do Anarquista, as belas Idéias que matam, o desprezo pela mulher. 10. Desejamos destruir os museus, as bibliotecas, lutar contra o moralismo, o feminismo e todas as mesquinhezes oportunistas e utilitaristas. 11. Cantaremos as grandes multidões no entusiasmo do trabalho, do prazer e da rebelião; da multicor e polifônica arrebentação das revoluções nas modernas capitais; a vibração noturna dos arsenais e oficinas sob suas violentas luas elétricas; as estações vorazes engolindo serpentes fumegantes; as pontes saltando como ginastas por cima da diabólica cutelaria de rios banhados pelo sol; de aventurosos navios farejando o horizonte; de locomotivas de tórax amplo saltitando nos trilhos, quais imensos cavalos de aço freados por compridos tubos; e do vôo planado dos aviões, dos quais o som do parafuso é como o adejar de bandeiras e o aplauso de uma turba entusiasta.

14 FUTURISMO Lançado por Marinetti no manifesto “Le Futurisme”, 1909.
Surge entre o Simbolismo e a 1ª Guerra Mundial. Exalta a vida moderna. Culto da máquina e da velocidade. Destruição do passado e do academicismo Liberdade de expressão.

15 Futurismo Parada amorosa, Nesta tela, o cubista Picabia faz nítida homenagem à máquina, realçando a tendência futurista de “valorizar os mecanismos que movem o mundo”, em suas próprias palavras.

16 Automóvel correndo, de Giacomo Bahia.
Futurismo Automóvel correndo, de Giacomo Bahia.

17 Exaltação do mundo moderno; Integração homem/ máquina
Futurismo Ode triunfal À dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas da fábrica Tenho febre e escrevo. Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos. Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r eterno! Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria! Em fúria fora e dentro de mim (...) (Álvaro de Campos – heterônimo de Fernando Pessoa) Exaltação do mundo moderno; Integração homem/ máquina A noção de sentir tudo

18 Futurismo Futurismo na literatura:
A destruição da sintaxe e a disposição das “palavras em liberdade”; A abolição dos adjetivos e dos advérbios; O emprego do substantivo duplo (burguês-burguês, burguês-níquel, mulher-golfo) em lugar do substantivo acompanhado de adjetivo; A abolição da pontuação, que seria substituída por sinais da matemática (+) , (-) , (=) , (<) , (>) e pelos sinais musicais; A destruição do eu , isto é, toda a psicologia; Onomatopéias e imagens que incorporam o som das engrenagens da máquina;

19 O grito (1893), de Edvard Munch; óleo sobre cartão.
Expressionismo O grito (1893), de Edvard Munch; óleo sobre cartão.

20 Arte é expressão de sentimento
Alemanha - expressionistas França – Fauvistas Combater o impressionismo IMPRESSIoNISMO X EXPRESSIONISMO Arte sensorial Arte desvincula do conceito de belo e feio Mundo exterior para Mundo interior para exterior Interior Arte é expressão de sentimento

21 Surge em 1910 pela revista “Der Sturn”.
A arte brota da vida interior; do íntimo do ser. A obscuridade do ser é transportada para a expressão. As telas retratam o patético, os vícios, os horrores, a guerra. Protesta contra a violência e usa cores explosivas. Reflete a crise de consciência gerada pela guerra.

22 Expressionismo A boba (1917), tela de Anita Malfatti em que sobressaem os elementos dramático, emocional e, enquanto temática, marginal.

23 Expressionismo Maternidade, Almada-Negreiros. A tendência expressionista calcada no exagero atinge em cheio os modernistas portugueses.

24 Expressionismo Crianças abandonadas, Lasar Segall. O aspecto quase caricatural da realidade é o que a pintura expressionista traduz.

25 Expressionismo Expressionismo na literatura:
Linguagem fragmentada, elíptica, constituída por frases nominais (basicamente aglomeração de substantivos e adjetivos), às vezes até sem sujeito; Despreocupação com a organização do texto em estrofes, com o emprego de rimas ou de musicalidade; Combate à fome, a inércia e aos valores do mundo burguês.

26 A felicidade anda a pé Na Praça Antônio Prado
São 10 horas azuis O café vai alto como a manhã de arranha-céus Cigarros Tietê Automóveis A cidade sem mitos Oswald de Andrade

27 Colagem-espelho, obra de Kurt Schwitters, de 1920.
Dadaísmo Colagem-espelho, obra de Kurt Schwitters, de 1920.

28 Surge em 1916, em Zurique. Promove um certo terrorismo cultural. Contraria todos os valores vigentes até então. Valoriza o niilismo (descrença absoluta) Mundo ilógico. Cultua a realidade mágica da infância. Seu principal divulgador foi Tristan Tzara.

29 Dadaísmo Marcel Duchamp

30 Dadaísmo Dadaísmo na Literatura:
Agressividade, improvisação, desordem; Rejeição a qualquer tipo de racionalização e equilíbrio; Livre associação de palavras – o acaso substitui a inspiração, a brincadeira substitui a seriedade; Invenção de palavras com base na exploração da sonoridade.

31 Receita para fazer um poema dadaísta
Dadaísmo Receita para fazer um poema dadaísta Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público. (Tristan Tzara)

32 Dadaísmo A Batalha Berr... bum, bumbum, bum...
Ssi... bum, papapa bum, bumm Zazzau... Dum, bum, bumbumbum Prä, prä, prä... râ, äh-äh, aa... Haho! ... (Ludwig Kassak)

33 Surrealismo Neste Rosto de Mae West podendo ser utilizado como apartamento surrealista, Salvador Dalí apropria-se da técnica de colagem dos dadaístas, apresentando objetos deslocados de suas funções: os cabelos de atriz transformados em continas; os olhos, em quadros; o nariz, em aparador; os lábios, em poltrona.

34 Surge em 1924 com o Manifesto Surrealista de André Breton.
Propõe que o homem se liberte da razão, da crítica, da lógica. Adere a filosofia de Sigmund Freud. Expressa o interior humano investigando o inconsciente.

35 Surrealismo Sonho provocado pelo vôo de uma abelha em torno de uma romã, um segundo antes do despertar, data de Salvador Dalí.

36 Surrealismo A persistência da memória, de Salvador Dalí.

37 Surrealismo Surrealismo na literatura:
Imagens oníricas - extraídas do sonho, do imaginário; Metáforas surreais – realidade e sonho se conjugam;

38 Surrealismo Estudo nº 6 Tua cabeça é uma dália gigante que se desfolha nos meus braços. Nas tuas unhas se escondem algas vermelhas, E da árvore de tuas pestanas Nascem luzes atraídas pelas abelhas. (...) (Murilo Mendes)

39 “A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la." Seja feliz em cada ato realizado na busca de concretizar seus sonhos! Jordana Joyce


Carregar ppt "VANGUARDAS EUROPÉIAS Profº Franklis Leal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google