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PublicouNathan Rafael Custódio de Lacerda Alterado mais de 8 anos atrás
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ESTUDO DE PRODUÇÃO E DESEMPENHO DE BLOCOS DE CONCRETO
PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015 ESTUDO DE PRODUÇÃO E DESEMPENHO DE BLOCOS DE CONCRETO ÁREA: CONSTRUÇÃO CIVIL LUANA CAROLINE MÜLLER VIVER APRENDER TRANSFORMAR
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INTRODUÇÃO VIVER APRENDER TRANSFORMAR
O trabalho desenvolvido trata-se de um comparativo entre blocos de concreto fabricados empiricamente, e blocos fabricados com base em estudos técnicos, com o intuito de aplicar uma metodologia de dosagem já difundida no país, e verificar a importância da utilização desses estudos na fabricação dos blocos. A pesquisa está sendo realizada em uma empresa do município de Três Passos – RS, e os ensaios de caracterização e resistência estão sendo desenvolvidos no LEC da UNIJUI, tendo como colaboradores, o técnico de laboratório Luiz Donatto e o colega William Souza, e como orientador, o professor Me. Lucas Fernando Krug. VIVER APRENDER TRANSFORMAR
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JUSTIFICATIVA VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Nos últimos anos houve um aumento significativo na utilização dos blocos de concreto na área da construção civil. Com esse crescimento, muitas empresas iniciaram a fabricação desses produtos, sem ter o conhecimento da origem do traço utilizado, ou criando traços através de “tentativas”, ou seja, sem nenhum conhecimento técnico. Para estas situações diz-se que o traço é empírico. Com base nisso, este trabalho tem por principal objetivo, realizar um comparativo entre um bloco fabricado empiricamente e um bloco produzido com base em conhecimentos técnicos. Com isso, pode-se verificar a real importância de se realizar um estudo de dosagem para esses produtos. VIVER APRENDER TRANSFORMAR
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OBJETIVOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Objetivo Geral: Verificar a importância da realização de um estudo de dosagem para a produção de blocos de concreto; Objetivos específicos: Obter traços que melhorem a qualidade dos blocos de concreto; Buscar maior economia na fabricação; Identificar possíveis falhas na fabricação desses produtos; Verificar quais são os fatores que mais influenciam na produção dos blocos de concreto; VIVER APRENDER TRANSFORMAR
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METODOLOGIA VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Conhecimento da empresa e do traço utilizado; Produção dos blocos com o traço empírico (utilizado na empresa) Caracterização dos materiais utilizados na fabricação dos blocos; Elaboração da dosagem baseada em estudos técnicos (curva de dosagem – Idário Fernandes); Produção dos blocos de acordo com dosagens estudadas; Ensaios de análise dimensional, absorção de água e resistência de todos os lotes de blocos; VIVER APRENDER TRANSFORMAR
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CONSIDERAÇÕES FINAIS VIVER APRENDER TRANSFORMAR
A pesquisa ainda está em andamento, porem, já pode-se concluir que os objetivos estão sendo alcançados. Através do traço empírico utilizado pela empresa anteriormente, havia uma super-dosagem dos blocos, o que gerava uma resistência muito além do requerido em norma, sem necessidade. Então através do estudo, pode-se atingir a resistência desejada, com um custo de produção muito menor. Portanto, a realização de estudos de dosagem são fundamentais para fabricação de blocos de concreto, pois proporcionam uma economia significativa, mantendo-se a qualidade desejada aos produtos. VIVER APRENDER TRANSFORMAR
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SUGESTÕES DE NOVOS PROJETOS DE PESQUISA
Adição de materiais alternativos, como cinza de casca de arroz e areia de fundição na fabricação dos blocos de concreto, como substituição de parte do cimento ou agregados na mistura, visando a sustentabilidade na produção dos blocos de concreto; Estudo de dosagem dos pisos intertravados de concreto; VIVER APRENDER TRANSFORMAR
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AGRADECIMENTOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR
À UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) e ao Laboratório de Engenharia Civil (LEC), pelo incentivo às pesquisas, cedendo seu espaço e seus materiais, despertando o interesse dos alunos nas diferentes áreas de atuação; Aos professores pelos ensinamentos e incentivo, especial ao professor Me. Lucas Krug, pela orientação deste trabalho. VIVER APRENDER TRANSFORMAR
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