A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REACÇÃO CATÓLICA A REFORMA CATÓLICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REACÇÃO CATÓLICA A REFORMA CATÓLICA"— Transcrição da apresentação:

1 A REACÇÃO CATÓLICA A REFORMA CATÓLICA
Perante os avanços do protestantismo a Igreja Católica reagiu de duas formas distintas: uma de renovação interna, designada de Reforma Católica; outra de combate às ideias protestantes, designada de Contrarreforma. A REFORMA CATÓLICA Concílio de Trento (1545/63) Em 1545 o Papa Paulo III deu início ao Concílio de Trento, cuja finalidade era assegurar a unidade da fé e a disciplina eclesiástica. Este concílio apenas terminou em 1563, já sobre o pontificado de Pio IV. Apesar de ter sido convocado para analisar as críticas à Igreja Católica, a verdade é que não foram introduzidas mudanças significativas, limita-se este concílio a reafirmar os dogmas (verdades indiscutíveis) da fé católica, reforçado o culto aos santos e à Virgem Maria e mantidos os sete sacramentos.

2 Foram criados seminários para a formação dos membros do clero;
Apesar de, no que diz respeito à doutrina, não ter saído qualquer novidade do Concílio de Trento no que diz respeito à doutrina e à fé, já no que diz respeito aos costumes foram introduzidas algumas decisões importantes, nomeadamente: Foram criados seminários para a formação dos membros do clero; Proibiu-se a acumulação de cargos religiosos; Os bispos e os sacerdotes foram obrigados a residir nas suas dioceses e paróquias; Manteve-se a exigência do celibato; Renovaram e construíram-se igrejas com decoração rica e faustosa, para cativarem os fiéis. Inácio de Loyola Em 1540 o Papa Paulo III reconheceu e confirmou a existência da Companhia de Jesus, fundada pelo basco Inácio de Loyola em 1534. Os Jesuítas, nome pelo qual eram conhecidos os membros da Companhia de Jesus, dedicaram-se à pregação e ao ensino, tendo desenvolvido um importante papel na evangelização dos povos ameríndios e asiáticos. A Companhia de Jesus funcionou como uma “tropa de elite” na defesa do catolicismo, combatendo as outras religiões, assim como tudo o que fosse considerado heresia, isto é, ideias que fossem consideradas contrárias ao catolicismo pela hierarquia da Igreja.

3 A CONTRARREFORMA CATÓLICA
Para tentar travar o avanço do protestantismo, a Igreja Católica adotou uma política repressiva e persecutória das novas religiões cristãs protestantes, assim como de outras religiões como o judaísmo, perseguindo, proibindo e condenado todos os que defendiam posições que eram consideradas heresias, isto é, opiniões que eram consideradas contrárias ao catolicismo pela hierarquia da Igreja. Para o exercício desse combate foram reativados e reforçados os poderes de instituições como a Inquisição, ou Tribunal do Santo Ofício e foi criada a Congregação do Índex. Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício: tribunal eclesiástico, cuja função era julgar os acusados de práticas de bruxaria, judaísmo e protestantismo. Quando condenadas, as pessoas eram geralmente mortas na fogueira em cerimónias públicas conhecidas por autos de fé. Congregação do Índex ou simplesmente Índex: Lista das obras literárias que estavam proibidas aos católicos. Fazia o controlo ideológico e cultural, censurando, proibindo e mesmo queimando em autos de fé as obras proibidas e consideradas contrárias à religião católica. Auto de Fé


Carregar ppt "A REACÇÃO CATÓLICA A REFORMA CATÓLICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google