A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA Centro Municipal de Educação Infantil Supervisora bolsista: Ana Paula Fundão Bolsistas: Luana Manhães de Carvalho Pássaros

2 2. DESENVOLVIMENTO 2.1 Escolha do tema: O tema surgiu devido a inquietação de um aluno ao ver um pássaro que nunca tinha visto antes, e a partir dali começaram vários outros questionamentos. 2.2 Questão problematizadora: Questões que foram levantadas pela turma após a escolha do tema: Como nascem os filhotes? Os pássaros tem casa na árvore? 1. INTRODUÇÃO O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela CAPES, possibilita aos estudantes de licenciatura prática pedagógica nas instituições de ensino da rede pública. A parceria entre UNIFESO e PIBID atua nas escolas da rede municipal de ensino de Teresópolis, promovendo a implantação da metodologia de projetos de trabalho, idealizada por Fernando Hernández. Metodologia que visa vincular o aprendizado da escola ao interesse do aluno que é o “protagonista” neste processo (Hernádez,1998, p.p.21,22). Atuo como bolsista de iniciação à docência no CMEI, com crianças em idade de 4 e 5 anos, no Pré I B.

3 2.3 Hipóteses: Para uns problemas, surgiram hipóteses diferentes. E através das pesquisas iremos descobrir se de fato responde ao nosso problema. Os pássaros constroem suas casas A cegonha traz os filhotes Os pássaros colocam ovos 2.4 Pesquisas: As pesquisas foram feitas através de pesquisa com seus pais através da internet e revistas, além das crianças tentarem responder seus questionamentos, eles também trouxeram várias referências de pássaros, onde eles ampliaram seus conhecimentos através do habitat, tamanho, o canto de cada espécie.

4 3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Ao longo do semestre foram realizadas atividades com base no conteúdo curricular e em torno da temática “Pássaros” Linguagem oral e escrita Pesquisa sobre o tema, e através do blocão foi relacionada todas as curiosidades. Após assistir o filme Rio 2, observamos algumas espécies de pássaros, e trouxemos referências sobre os mesmos. Matemática: Relacionamos todas as espécies encontradas na pesquisa Catalogamos tamanho e peso dos pássaros. Natureza e Sociedade Dentro da investigação, relacionamos onde vivem, o que comem, e o habitat de cada pássaro encontrado Corpo e movimento Após a leitura do livro “TOM” as crianças imitaram os pássaros, trabalhando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social dos pequenos.

5 4. CONCLUSÃO O PIBID adicionou muito em minha formação acadêmica e experiência na vida docente. Foi de grande valia, perceber a construção de conhecimentos das crianças através do Projeto de Trabalho. O ambiente é transformador quando possibilitamos articular; informação, interesse e aprendizagem. BIBLIOGRAFIA HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação. Os projetos de trabalho. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=6BJ53dGzbHYC&printsec=frontcove r&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false Acesso em: 07de maio de 2015.f=false


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google