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Adm. de materiais e Patrimônio

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Apresentação em tema: "Adm. de materiais e Patrimônio"— Transcrição da apresentação:

1 Adm. de materiais e Patrimônio
GESTÃO DE COMPRAS Adeilde Santana

2 GESTÃO DE COMPRAS Papel estratégico em função volume financeiro
Perfil do gestor – relação interpessoal, dinamismo Denominações da área: suprimentos, compras ou aquisições Função de compras – parte da logística – integrante da cadeia de suprimentos: a - gerenciamento de suprimentos b – gerenciamento da cadeia de suprimentos – processo como o todo

3 Objetivos Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção; Coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa; Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo a padrões de quantidade e qualidade definidos; Procurar sempre dentro de uma negociação justa e honesta as melhores condições para a empresa, principalmente em condições de pagamento.

4 Negociação Chegada do material INPUTS internos Cotações Tesouraria Fluxo de compras Fornecedor Contas à pagar Emissão de Pedido Controle de qualidade

5 FLUXO TRADICIONAL SETOR COMPRAS
Negociação baseada em preço, prazo e qualidade, Inputs internos vi PCP – MRP – planejamento de requerimento de materiais, Cotações – via telefone – cadastro de fornecedores Escolha do fornecedor critério preço-prazo-qualidade Emissão de pedido – alimentação MRP com datas, quantidades previstas para entrega; Controle de qualidade – inspeção no recebimento, Contas à pagar – previsão de necessidades de fundos, Tesouraria – previsão de fluxo de caixa, Chegada de material – colocado no almoxarifado ou devolvido.

6 Sistema de Informação Moderno
Ligação instantânea com os departamentos Matriz – comunicação com os escritórios que acessa seus dados. Ligações a distância – através de redes – servidores mantêm on line todos os envolvidos. A fábrica ligam-se a matriz – partilha dados, pedidos, resultados financeiros, etc Clientes – consulta a empresa para ver estoques, pedidos, notas, crédito e faturamento. Vendedores – carteira de clientes. Usam note book, telefones celulares, etc. Fornecedores – ligados pelo EDI acessam os pedidos de compras. Transportadoras – conectadas via modem controlam o romaneio de cargas e notas fiscais Unidades de vendas – representantes – acessam a matriz.

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8 Interface de compras com outras áreas
Jurídico – contratos assinados, solicitação de pareceres, inf. de fornecedores, assessoria jurídica. Informática – novas tecnologias – EDI, s, intranets, soft. de compras, cópias de contratos, pedidos. Marketing e Vendas – mercado comprador,novos produtos, tecnologias e processos, custos de promoções, mercado fornecedor. Contabilidade e finanças – custo das compras, disponibilidade de caixa, orçamentos de compras , compromissos de pagamentos.

9 Interface de compras com outras áreas
Qualidade – Informações sobre a qualidade. Especificação dos produtos, histórico sobre a qualidade do fornecimentos. Engenharia de produto e de processos – especificações de novos materiais, produtos a serem pesquisados e comprados, levantamento de preços e fornecedores. Fabricação ou produção - necessidade de materiais para o processo produtivo, informações sobre estoque disponíveis, prazos de entregas dos pedidos, recebimentos previstos.

10 NOVAS FORMAS DE COMPRAR
1 - EDI – eletronic data interchange - forma de comunicação e de transação que pode ligar a empresa a seus fornecedores, clientes, transportadora, banco, seguradora, etc. Vantagens: Rapidez, segurança e precisão no fluxo de informação, Redução significativa de custos Facilidade da colocação de pedidos mediante liberação do cliente. Ex. peças montadora de carros. Sedimenta o conceito de parcerias entre cliente e fornecedor Padrão de comunicação : EDIFACT – europeu e ANSI x12 unificar ANSI X400

11 Novas formas de comprar
2- Internet – o e-commerce basta está ligado a um provedor e teremos toda a WWW ( world wide web) ao nosso alcance e a comunicação bilateral estabelecida. Vantagens: Investimento inicial em tecnologia é mais barato Atinge a todos na cadeia de suprimentos Pode ser operada em tempo real Permite tanto transação máquina-máquina, como também homem-máquina. A EDI não permite. Maior flexibilidade nos tipos de transações;

12 Novas formas de comprar
3 -Cartões de crédito – popularizou-se nas últimas décadas - atende pessoas físicas e jurídicas. Vantagens: Diminuição do número de transações e cheques Maior controle sobre as compras Redução de custos

13 Novas formas de comprar
4 – Leilões - Por meio de editais via internet a empresa informa sua disponibilidade e informando que a escolha será por leilão público. Os concorrentes farão ofertas de preços e prazos e o comprador escolhe a melhor oferta. Vantagens: Transparência do processo de compras Permite a entrada de novos fornecedores com novas metodologias produtivas e novas tecnologias.

14 Estratégias de Aquisição de Recursos materiais e patrimoniais
Produção Interna Ganha independência, perde flexibilidade Estratégia de compra = Vantagem Competitiva Compra de terceiros Torna-se dependente VERTICALIZAÇÃO Estratégias Operacionais HORIZONTALIZAÇÃO

15 ESTRATÉGIAS OPERACIONAIS
1 - Verticalização –prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder. Usada no século XX. Ex. Ford – produzia aço, o vidro, pneus e borracha para fabricação dos automóveis. As seringueiras no Brasil – fordlândia no amazonas a) Vantagens: Independência de terceiros, Maiores lucros Maior autonomia Domínio sobre a tecnologia própria b) Desvantagens: Maior investimento Menor flexibilidade ( perda do foco) Aumento da estrutura da empresa

16 ESTRATÉGIAS OPERACIONAIS
2 - Horizontalização – Consiste em comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. Largamente usada pela empresa moderna. Atualmente nas parcerias e terceirização não se repassa os processos fundamentais da tecnologia e qualidade do produto. a) Vantagens: Redução de custos Maior flexibilidade e eficiência Incorporação de novas tecnologias Foco no negócio principal da empresa b) Desvantagens Menor controle tecnológico Deixa de auferir o lucro do fornecedor Maior exposição

17 Comprar x Fabricar Decisão deve englobar enfoques financeiros e estratégicos: a)Valor estratégico da tecnologias de fabricação do item- a tecnologia traria prejuízos à empresa se fosse repassada? b)Qualidade do produto – fornecedor deve comprovar se tem competência para produzir com a mesma qualidade. c) Confiabilidade no cumprimento de prazos – atrasos pode comprometer a entrega do produto final. d) Possibilidade de liberação de recursos produtivos – materiais e equipamentos que era utilizado pode aumentar a capacidade produtiva

18 Comprar x Fabricar e) indisponibilidade de recursos – desenvolvimento de novos produtos estão além dos recursos financeiros da empresa. Investir em produtos competência da empresa. f)Novos produtos com volume de produção inicial baixo- São economicamente inviáveis. g) Custos – nem sempre o custo de aquisição é menor do que o de fabricação. Deve ser analisado o enfoque do resultado para a empresa e não o custo.

19 Exemplo de viabilidadde de compra ou fabricação
A Vanzotec deseja verificar a possibilidade de terceirização de um componente de seu produto final. Para isso, levantou os seguintes dados: Item Descrição Unidade valor 1 Produção do produto final peças/h 10,00 2 Lucro unitário do produto final R$/peça 14,00 3 Produção interna do componente 50,00 4 Custo/hora mão-de-obra R$/h 5 Custo/hora equipamentos 15,00 6 Custo materiais 2,00 7 Gastos gerais de produção 8 Custo de aquisição do componente 5,00

20 Exemplo O componente utiliza equipamentos gargalo para a fabricação do produto final. A avaliação de qualidade afirma condição para cumprir as especificações. Assim, a empresa pode alocar recursos que são utilizados para produzir o componente na fabricação de seu produto final, ou seja, cada hora liberada de equipamento, que deixou de produzir 50 componentes, pode ser utilizada para a montagem de dez produtos finais, em que se lucra R$ 14,00/peça. Notes-se que a variação de velocidade de produção entre eles é: 10 produtos finais : 50 componentes = 0,2 Então o gerente industrial deve decidir se vale a pena ou não terceirizar o componente

21 Exemplo Nota-se que o custo de aquisição é maior do que o custo de fabricação. Em uma primeira análise, a opção pela compra seria desvantajosa, pois geraria um custo adcional. Recurso Cálculos Custo por peça Mão-de-obra 50,00 R$/hora : 50 peças/h 1,00 R$/peça Equipamentos 15,00 R$/hora : 50 peças/h 0,30 R$/peça Materiais 2,00 R$/peçaa 2,00 R$/peça Gastos Gerais 10,00 R$/hora : 50 peças/h 0,20 R$/peça Total 3,50 R$/peça Verifica-se que, mesmo o custo de aquisição sendo mais alto, a liberação de recursos produtivos interno permite obter um benefício unitário de 1,00 R$/peça. Custo Adcional 5,00 R$/peça - 3,50 R$/peça 1,50 R$/peça Benefício adicional (14,00 R$/peça - 1,50 R$/peça)x0,2 2,50 R$/peça

22 Área de compras Classificação da empresa quanto ao mercado:
Produtos de venda corrente Produtos com preços fixados corretamente Fornecimento sob encomenda com preços fixados pelo fornecedor Classificação das compras quanto a frequência da necessidade de suprimento pela empresa: Compras constantes e habituais Compras programadas Compras de investimentos Compras de emergência Compras sofisticadas

23 1 - Vantagens da centralização
As compras podem ser: 1 - Vantagens da centralização Visão global / sistêmica quanto a organização do serviço Poder de negociação melhor preço obtido fornecedor Influência no mercado – nível de relacionamento com os fornecedores Análise de mercado com eficácia – especialização do pessoal de compras Controle financeiro – compromisso assumidos controle de estoque Economia de escala – baixando os custos Melhor qualidade – facilidade de implantação do sistema de qualidade assegurada Sortimento de produtos – com mais consistência para suportar as promoções nacionais Especialização das atividades para o pessoal da produção não despender tempo com contatos com os vendedores

24 As compras podem ser: 2- Vantagens da descentralização:
Adequação da compra em razão do conhecimento dos problemas específicos da área em que o comprador exerce sua atividade: Adequação da compra em razão do conhecimento dos problemas específicos da área em que o comprador exerce sua atividade Menor estoque e com uma variedade mais adequada por causa de peculiaridades regionais de qualidade, quantidade, variedade. Coordenação em virtude do relacionamento direto com o fornecedor, levando a unidade operacional Flexibilidade – menor tempo de tramitação das ordens provocando menores faltas.

25 Cadastro de fornecedores
Fornecedores potenciais - orientar para que se preparem para atender a as futuras necessidades de fornecimento exigidos pela empresa. Fornecedores habituais – compras faz um cadastro com informações as quais recorre a cada compra. Objetivo da ficha: Eliminação – eliminar fornecedor e esclarecer as razões documentadas Explicações - base para solicitar melhora na qualidade. Controle – acompanhar as condições de fornecimento ao longo do tempo. Orientação – fornecer subsídios ao comprador para reforçar sua posição na nova negociação.

26 Bibliografia MARTINS, P. G. e Campos P. R. Alt - Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3ª ed rev. e atualizada – São Paulo:Saraiva,2009. DIAS, M. A. Administração de Materiais.5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.


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