A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA."— Transcrição da apresentação:

1 ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA

2 POLÍTICAS ADOTADAS 1) Política Fiscal 2) Política Monetária 3) Política Cambial e Comercial

3 POLÍTICAS ADOTADAS Política Fiscal Refere-se aos instrumentos que o governo utiliza para definir suas receitas e despesas.

4 POLÍTICAS ADOTADAS Política Monetária Refere-se aos instrumentos que o governo utiliza para determinar a quantidade de moeda e a emissão de títulos públicos.

5 POLÍTICAS ADOTADAS Política Cambial e Comercial Política cambial refere-se aos instrumentos que o governo utiliza para determinar a taxa de câmbio. Política comercial diz respeito aos instrumentos de incentivos às exportações (fiscais e creditícios) e/ou estímulo (fiscais e creditícios) e desestímulo às importações (fiscais, creditícios e barreiras).

6 CURVA DE PHILLIPS Conceito teórico que inter-relaciona taxa de desemprego e taxa de inflação

7 CURVA DE PHILLIPS Taxa de Desemprego (%) Taxa de Inflação (%)

8 Política Fiscal Governo aumenta os gastos públicos e/ou diminui a carga tributária. Conseqüência Positiva no Nível de Emprego Essa política aumenta o nível de investimento na economia proporcionando um aumento na demanda por bens e serviços incrementando o emprego.

9 Política Fiscal Governo aumenta os gastos públicos e/ou diminui a carga tributária. Conseqüência Negativa no Nível de Inflação Essa política provoca um aumento no total da renda decorrente de salários (ocorrendo uma maior demanda por bens e serviços e pressionando os seus preços) e um incremento no déficit público (que será financiado pela emissão de títulos ou moeda), gerando inflação.

10 Política Fiscal Governo diminui os gastos públicos e/ou aumenta carga tributária. Conseqüência Positiva no Nível de Inflação Essa política diminui o nível de investimentos, reduzindo a demanda e o nível do déficit público, controlando o nível de inflação.

11

12 Política Fiscal Governo diminui os gastos públicos e/ou aumenta carga tributária. Conseqüência Negativa no Nível de Emprego Essa política diminui o nível de investimentos, reduzindo a demanda, provocando uma redução no nível de emprego e na renda decorrente de salários

13 Política Monetária Governo diminui a taxa de juros e resgata títulos públicos no mercado. Conseqüência Positiva no Nível de Emprego Essa política faz com que o custo do dinheiro fique mais barato (porque tem mais dinheiro no mercado), gerando no curto prazo um aumento no consumo e no longo prazo um aumento no investimento, gerando mais empregos e aumento no nível da renda decorrente de salários.

14 Política Monetária Governo diminui a taxa de juros e resgata títulos públicos no mercado. Conseqüência Negativa para o Nível de Inflação Essa política faz com que o custo do dinheiro fique mais barato (porque tem mais dinheiro no mercado), gerando no curto prazo um aumento no consumo e no longo prazo um aumento no investimento, pressionando os níveis de preço.

15 Política Monetária Governo aumenta a taxa de juros e vende títulos públicos no mercado. Conseqüência Positiva para o Nível de Inflação Essa política faz com que o custo do dinheiro fique mais caro (porque tem menos dinheiro no mercado), gerando no curto prazo uma diminuição no consumo e no longo prazo uma diminuição no investimento, reduzindo a demanda por bens e serviços e controlando os níveis de preço.

16 Política Monetária Governo aumenta a taxa de juros e vende títulos públicos no mercado. Conseqüência Negativa para o Nível de Emprego Essa política faz com que o custo do dinheiro fique mais caro (porque tem menos dinheiro no mercado), gerando no curto prazo uma diminuição no consumo e no longo prazo uma diminuição no investimento, gerando uma redução no nível de emprego e renda dos salários e um aumento na dívida pública interna.

17 Política Cambial e Comercial Governo estimula as exportações através do aumento da taxa de câmbio, da redução de impostos e da prática de juros subsidiados para a produção de produtos exportados. Por outro lado, desestimula as importações através do aumento de impostos, não prática de juros subsidiados e a criação de barreiras aos produtos importados. Conseqüência Positiva para o Nível de Emprego Essa política estimula o nível de emprego interno e o nível de renda decorrente de salários, já que estimula o nível de emprego no setor produtor de produtos exportados.

18 Política Cambial e Comercial Governo estimula as exportações através do aumento da taxa de câmbio, da redução de impostos e da prática de juros subsidiados para a produção de produtos exportados. Por outro lado, desestimula as importações através do aumento de impostos, não utilização da prática de juros subsidiados e a criação de barreiras aos produtos importados. Conseqüência Negativa para o Nível de Inflação Como é estimulado o emprego no setor de produtos exportados, gerando um aumento na renda decorrente de salários, isso provoca um aumento na demanda, gerando um aumento nos níveis de preço. Além disso o papel regulador de preços que os produtos importados tem na economia fica prejudicado.

19 Política Cambial e Comercial Governo estimula as importações através da diminuição da taxa de câmbio, da redução de impostos, da prática de juros subsidiados e da diminuição das barreiras para produtos importados. Por outro lado, desestimula as exportações através do aumento de impostos e da não utilização da prática de juros subsidiados aos produtos exportados. Conseqüência Positiva para o Nível de Inflação Como é desestimulado o emprego no setor de produtos exportados, não ocorre um aumento na renda decorrente de salários, não gerando pressões sobre a demanda e os níveis de preço. Além disso o papel regulador de preços (pressionando para baixo) que os produtos importados tem na economia estará atuando.

20 Política Cambial e Comercial Governo estimula as importações através da diminuição da taxa de câmbio, da redução de impostos, da prática de juros subsidiados e da diminuição das barreiras para produtos importados. Por outro lado, desestimula as exportações através do aumento de impostos e da não utilização da prática de juros subsidiados aos produtos exportados. Conseqüência Negativa para o Nível de Emprego O nível de emprego e de investimentos no setor de produtos exportados diminui, pois os exportadores não terão estímulos para produzir e sofrerão ainda, a concorrência dos produtos importados. Serão gerados déficits na balança comercial.


Carregar ppt "ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google