A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Anatomia Funcional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Anatomia Funcional"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Anatomia Funcional

2 Introdução FISIOLOGIA
Fisiologia (do grego physis = natureza e logos = palavra ou estudo): Ciência que estuda os aspectos funcionais dos organismos vivos Histologia FISIOLOGIA Anatomia Biologia celular Bioquímica

3 Conteúdo Fisiologia básica: Fisiologia das membranas celulares, potencial de ação, sinapse e contração muscular. Neurofisiologia: sistema sensorial, motor e cognição e sistema límbico. F. Cardiovascular: coração, biofísica da circulação, controle local do fluxo e controle da PA. F. renal: filtração glomerular, reabsorção, secreção e controle da osmolaridade. F. Respiratória: ciclo respiratório, volumes e capacidades pulmonares e hematose. F. Digestória: motilidade, secreção e absorção. F. endócrina: características dos hormônios, hipófise, tireóide, adrenal, hormônios sexuais e pâncreas endócrino.

4 Introdução Patologia Aspectos nutricionais Farmacologia Clínica
Fisiologia Aspectos nutricionais Farmacologia Clínica

5 Dinâmica de aula Aulas Expositivas dialogadas e aulas práticas
Atividades: Estudos de caso e vídeos

6 Avaliação 1) Provas Bimestrais: T1, P1 e T2 e P2. 2) ICA:

7 Livros: bibliografia básica

8 Livros: bibliografia básica

9 Livros: bibliografia complementar

10 Anatomia Anatomia (anatome = cortar em partes, cortar separando) refere-se ao estudo da estrutura e das relações entre estas estruturas. ANATOMIA SISTEMÁTICA OU DESCRITIVA: estuda de modo analítico (separação de um todo em seus elementos ou partes componentes) e separadamente as várias estruturas dos sistemas que constituem o corpo, o esquelético, o muscular, o circulatório, etc. ANATOMIA TOPOGRÁFICA OU REGIONAL: estuda, de uma maneira sintética (método, processo ou operação que consiste em reunir elementos diferentes e fundi-los num todo), as relações entre as estruturas de regiões delimitadas do corpo; ANATOMIA DE SUPERFÍCIE OU DO VIVO: estuda a projeção de órgãos e estruturas profundas na superfície do corpo, é de grande importância para a compreensão da semiologia clínica (estudo e interpretação do conjunto de sinais e sintomas observados no exame de um paciente); ANATOMIA FUNCIONAL: estuda segmentos funcionais do corpo, estabelecendo relações recíprocas e funcionais das várias estruturas dos diferentes sistemas; ANATOMIA APLICADA : salienta a importância dos conhecimentos anatômicos para as atividades médicas, clínica ou cirúrgica e mesmo para as artísticas; ANATOMIA RADIOLÓGICA: estuda o corpo usando as propriedades dos raios X e constitui, com a Anatomia deSuperfície, a base morfológica das técnicas de exploração clínica; ANATOMIA COMPARADA: estuda a Anatomia de diferentes espécies animais com particular enfoque ao desenvolvimento ontogenético (desenvolvimento de um indivíduo desde a concepção até a idade adulta) e filogenético (história evolutiva de uma espécie ou qualquer outro grupo taxonômico) dos diferentes órgãos.

11 Posição Anatômica

12 Planos de Delimitação

13 Planos de Secção

14 Termos de Posição Medial => a estrutura que se situa mais próxima ao plano mediano em relação a uma outra. Ex. dedo mínimo em relação ao polegar. Lateral => a estrutura que se situa mais próxima ao plano lateral (direito ou esquerdo) em relação a uma outra. Ventral ou Anterior => estrutura que se situa mais próxima ao plano ventral em relação a uma outra. Dorsal ou Posterior => estrutura que se situa mais próxima ao plano dorsal em relação a uma outra. Cranial ou Superior => estrutura que se situa mais próxima ao plano cranial em relação a uma outra (que lhe será inferior ou podal) Podal ou Inferior => estrutura que se situa mais próxima ao plano podal em relação a uma outra.

15

16 Cavidades do corpo humano

17 Cavidade torácica

18 Cavidade torácica

19 Cavidade Abdominal

20 Cavidade abdominal Hiato esofágico Forame da veia cava Hiato aórtico

21 Cavidade Pélvica

22 Conceito moderno de fisiologia
Histórico Fisiologia: estudo do funcionamento orgânico. Homeostasia: manutenção do meio interno constante. Conceito moderno de fisiologia Claude Bernard em seu livro: o meio interior (1887) “O corpo vivo, embora tenha necessidade do ambiente que o cerca é, não obstante, independente dele. Isso porque o organismo preserva seus tecidos isolados das influências externas, sendo protegido por um verdadeiro ambiente interno, que é constituído pelos seus líquidos corporais”.

23 Sistemas Biológicos Sistemas Biológicos: Aberto
Homeostase fisico-química Organismo S. Digestório S. respiratório S. Renal S. Respiratório Pele S. cardiovascular S. Nervoso e endócrino S. reprodutor

24 Muitas vezes PATOLÓGICO
Feedback - + Estímulo Feedback Negativo Feedback Positivo Pouco comum Muitas vezes PATOLÓGICO Efeito Bastante comum

25 Características dos parâmetros Corporais
Mecanismos ou comportamentos compensatórios Faixa Fisiológica Mecanismos ou comportamentos compensatórios

26 Componentes do sistemas regulatórios
Componente sensorial; Componente efetor ou motor; Componente integrador/modulador; Exemplos...

27 Compartimentos do Organismo
Sangue; Líquido intersticial; Meio extracelular Citoplasma; Interior das organelas membranosas; Meio intracelular

28 Meio Intra e Extracelular
Meio Extracelular Meio Intracelular Sódio: 142 mEq/L Potássio: 4 mEq/L Cálcio: 2,4 mEq/L Cloreto: 103 mEq/L Fosfato: 4 mEq/L Glicose: 90 mg/dl Aminoácidos: 30 mg/dl Lipídios: 0,5 mg/dl PO2: 40 mmHg PCO2: 46 mmHg pH: 7,4 Proteínas: 2 mg/dl Sódio: 10 mEq/L Potássio: 140 mEq/L Cálcio: 0,001 mEq/L Cloreto: 4 mEq/L Fosfato: 75 mEq/L Glicose: 0 a 20 mg/dl Aminoácidos: 200 mg/dl Lipídios: 2 a 95 mg/dl PO2: 20 mmHg PCO2: 50 mmHg pH: 7,1 Proteínas: 16 mg/dl Quais as funções de cada substância listada acima e seus respectivos sistemas que controlam suas concentrações extracelulares?


Carregar ppt "Introdução à Anatomia Funcional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google