Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEric Felipe Vilalobos Natal Alterado mais de 8 anos atrás
1
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
2
Importância dos Sistemas de Informação
Sociedade global e informatizada de hoje Ambientes de negócios globalizado SI desempenham papel vital nas operações eficientes, administração eficaz e sucesso estratégico Principal área de administração das empresas Gerentes de hoje têm que ter uma compreensão do uso e administração dos SI
3
Sistemas de Informações
Conceito de Sistemas Grupo de componentes inter-relacionados que operam rumo à consecução de uma meta comum mediante a aceitação de entradas e produção de saídas em um processo organizado. Sistemas de Informações Utiliza os recursos de pessoas, hardware, software, dados e redes para executar atividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle que convertem dados em informação
4
Um Referencial para os Usuários Finais da Empresa
5
O que é um Sistema de Informação?
Entrada de Recursos de Dados Processamento Saída de Produtos de Informação Controle do Desempenho do Sistema Armazenamento de Recursos de Dados
6
Componentes de um Sistema de Informação
7
Recursos de um Sistema de Informação
8
Recursos de Hardware: máquinas, equipamentos e mídia
Recursos de um Sistema de Informação Recursos humanos: usuários finais e especialistas em SI (usuários finais: pessoa que usa a SI e gerentes) Recursos de Software: programas e procedimentos (procedimentos: manuais, folhetos explicativos, etc) Recursos de Hardware: máquinas, equipamentos e mídia Recursos de Dados: banco de dados e base de conhecimento (experiência anterior da empresa) Recursos de Rede: meios de comunicação e suportes e redes
9
Atividades dos Sistemas de Informação
Entrada: dados interface com o usuário Processamento: somar, comparar, separar, classificar, atualizar Saída: produtos de informação (monitor, som, impressão, gráficos) Armazenamento: guardar de maneira organizada para uso posterior Controle: desempenho e feedback (correção de procedimentos) autenticação, senha, criptografia, segurança
10
Teoria Geral dos Sistemas
Conceito de sistemas: "Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função" Início dos estudos na década de 1920 pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy.
11
Teoria Geral dos Sistemas
OBJETIVOS PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SAÍDAS ENTRADAS FEEDBACK (RETROALIMENTAÇÃO) Controle e Avaliação Elementos comuns aos sistemas:
12
O que é um Sistema? Ambiente Outros Sistemas Processos de Fabricação
Entrada de Matérias-Primas Saída de Produtos Acabados Ambiente Outros Sistemas Controle pela Administração Sinais de Controle Feedback Fronteira do Sistema
13
Teoria Geral dos Sistemas
Capacidade de Interação com ambiente: Abertos (seres vivos) Fechados (relógio) Capacidade de modificar suas características: Estáticos (sistema métrico) Dinâmicos (seres vivos) Homeostáticos (refrigerador)
14
Apoio às Operações e aos Processos
Principais Papéis dos Sistemas de Informação Apoio às Estratégias para Vantagem Competitiva Apoio à Tomada de Decisão Empresarial Apoio às Operações e aos Processos
15
História do Papel dos Sistemas de Informação
? Processamento de Dados Relatórios Administrativos Apoio à Decisão Estratégico e Usuário Final Comércio Eletrônico Processa- mento Eletrônico de Dados Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Computação do Usuário Final Inf. Executiva Sistemas Espe- cialistas Inf. Estratégica Empresa e Comércio Eletrônicos Interconectados E-Business e E- Commerce
16
Tipos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação
Apoio às Apoio Operações Gerencial Sistemas de Sistemas Sistemas Sistemas de Sistemas de Sistemas de Processa- mento de Transações de Controle Colaborativos Informação Apoio à Informação Gerencial Decisão Executiva de Processos
17
Tipos de Sistemas de Informação
Sistemas de Processamento de Transações: on-line ou em lote Sistemas de Controle de Processo: sensores e Processos industriais Sistemas colaborativos: , videoconferência Colaboração entre equipes e grupos de trabalho Sistemas de Informação Gerencial: informação Relatórios padronizados para os gerentes Sistemas de Apoio à Decisão: simulação Facilitam a tomada de decisão Sistemas de Informação Executiva: crítica em quadros de rápida visualização para a alta gerência
18
Sistemas Especialistas
Outras Categorias de Sistemas de Informação Sistemas Especialistas Sistemas de Gerenciamento do Conhecimento Sistemas de Informação Estratégica
19
Outros Tipos de Sistemas de Informação
Sistemas Especialistas: baseados no conhecimento Fornecem conselho especializado Sistemas de Administração do Conhecimento: criação, organização e disseminação do conhecimento na empresa Sistemas de Informação Estratégica: fornecem perícias e serviços para vantagem estratégica Sistemas de Combinação Integrada: integração no mundo real de vários sistemas citados de forma interfuncional
20
O Processo de Desenvolvimento dos Sistemas de Informação
21
Envolvimento do Usuário Apoio da Administração Executiva
Declaração Clara de Requisitos Planejamento Adequado Expectativas Realistas Cinco Razões Maiores para o Sucesso Cinco Razões Maiores para o Fracasso Falta de Contribuição do Usuário Requisitos e Especificações Incompletos Mudanças de Requisitos e Especificações Falta de Apoio Executivo Incompetência Tecnológica É importante que você perceba que a tecnologia da informação e os sistemas de informação podem ser mal administrados e mal aplicados de forma a criarem tanto o fracasso tecnológico como o empresarial. Portanto, a administração correta dos sistemas de informação é um desafio maior para os gerentes. Em resumo, a função dos sistemas de informação representa: Uma grande área funcional dos negócios que é tão importante para o sucesso empresarial como as funções de contabilidade, finanças, administração de operações, marketing e administração de recursos humanos. Uma contribuição importante para a eficiência operacional, produtividade e moral dos funcionários e atendimento e satisfação do cliente. Uma fonte principal de informação e apoio necessária para promover a decisão eficaz dos gerentes. Um ingrediente importante no desenvolvimento de produtos e serviços competitivos que conferem à uma organização uma vantagem estratégica no mercado global. Uma parte importante dos recursos de um empreendimento e seu custo de realização de negócios, representando por isso um desafio maior à administração de recursos. Uma oportunidade vital, dinâmica e desafiadora de carreira para milhões de homens e mulheres. 14 15 10 10 10 © 2001 Editora Saraiva
22
Recursos de SI: Produtos: Recursos de Hardware Recursos de Software
Recursos Humanos Recursos de Dados Recurso de Redes Produtos: Relatórios em papel Telas Visuais Documentos Multimídia Mensagens Eletrônicas Imagens Gráficas Respostas Sonoras
23
Os sistemas de Informação desempenham três papéis vitais nas empresas
Os sistemas de Informação desempenham três papéis vitais nas empresas. Eles apoiam: Os processos e operações empresariais, a tomada de decisão empresarial; e a vantagem competitiva estratégica As principais categorias de aplicação dos sistemas de informação incluem: Sistemas de Apoio às Operações; e Sistemas de Apoio Gerencial
24
Referências Bibliográficas
O’BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2004. STAIR, M. Ralph & REYNOLDS, George W. Princípios de Sistemas de Informação. 9 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. LAUNDON, Kenneth C. & LAUNDON, Jane P. Sistemas de Informações Gerenciais. 7 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.